Quais as Estratégias de Marketing Digital Indicadas Para o Seu Negócio?

estratégias de marketing digital

Saiba o que cada uma das estratégias de Marketing Digital pode fazer por seu negócio online.

Marketing Digital é o uso de técnicas e estratégias A fim de fazer o seu negócio acontecer na internet.

Esta é a última parte desta série.

Existem diversas formas de se trabalhar o marketing digital, mais de 20 e menos de 50, mas, calma: você não precisa ser um expert em Marketing Digital para começar.

Primeiramente, é bom saber o que cada estratégia de Marketing Digital pode fazer por seu negócio online. É ingenuidade supor que seja possível alcançar sucesso na Internet utilizando apenas uma ou duas estratégias de marketing digital.

As principais estratégias de marketing digital

Você tem que entender o que cada estratégia pode fazer por seu negócio e, por mais que algumas pareçam ser mais importantes que outras, deve perceber que:

Apenas com a utilização de diversas estratégias, de forma equilibrada e integrada, pode-se ter real sucesso em um negócio online.

É importante conhecer todas as possibilidades, seja para fazer por conta própria, contratar um serviço ou gerenciar esse trabalho.

A produção da Marketing Digital é voltada para startups, empreendedores e newbies, assim, começar é o foco, e ter sucesso, a consequência. Como você vai ver pela minha história, O empreendedor improvável, crescer é até razoavelmente fácil, o difícil é ficar grande.

Não se cobre desempenhos absurdos, foque em quebrar a inércia, se mostrar ao mercado e conquistar etapas.

Seja qual for seu nicho, negócio ou habilidade há uma ou mais estratégias de Marketing Digital que podem ajudar a transformar sua presença na internet em um caso de sucesso.

Marketing Digital Básico

Pense comigo. Você acabou de lançar um site, usando tudo que sabe de Marketing Digital Básico.

Isto é, fez os planos de negócios e marketing, escolheu a marca, o domínio (naming) o endereço do site, a hospedagem, desenvolveu o site ou blog, produziu o conteúdo inicial e publicou site.

Você já existe online!

SEO

Você já está na internet, mas e as visitas? Pouco acontece espontaneamente em termos de audiência. Com tantas opções, porque alguém visitaria o seu site? Ah, você estudou SEO, a otimização de sites para as buscas, ou utilizou os serviços de uma agência digital especializada.

O SEO é uma das mais antigas estratégias de marketing digital.

Espera-se que no aprendizado ou no relacionamento com a agência você tenha percebido que pode demorar um tempo para que as páginas de seu site tenham um posicionamento interessante nas buscas, que leve um bom número de visitantes ao seu site, “sem custo”.

Se tempo é dinheiro, essa demora significa custo. Não se pode esperar que suas páginas alcancem, naturalmente e de forma rápida, colocações nas buscas que remetam visitas suficientes para você manter seu negócio.

Links Patrocinados

Então, como conseguir visitas de forma imediata? Uma estratégia que, se bem administrada, surge como opção de bom custo/benefício é o Pay per Click (PPC) ou links patrocinados, oferecidos pelo Adwords do Google, Yahoo/Bing Ads, Facebook Ads e outros.

Dependendo do que você pretende vender há também opções no Buscapé, Mercado Livre e similares.

Com os links patrocinados, é possível que um site, em poucas horas, receba visitação e comece a faturar.

Você também pode conquistar visitantes por meio da publicidade online. Bons anúncios nos portais certos certamente podem ter bons resultados.

Métricas

Independentemente da forma de conseguir visitação imediata, você tem que analisar o ROI, retorno do investimento, a fim de confirmar se o investimento se paga com o lucro que você terá com as vendas.

Para analisar ROI e ter informações que possam te ajudar a gerir seu negócio e alocar otimamente seus recursos, você precisa de Métricas de Marketing.

Para isso, você precisa de ferramentas que forneçam informações sobre visitação, sua origem, custo, faturamento relacionado e mais, para você ter meios de analisar o que está funcionando e o que precisa de ajustes.

Há ótimas ferramentas pagas, mas já se pode começar com as boas ferramentas de métricas gratuitas disponíveis.

E-mail Marketing

Bem, você já tem visitas, mas você tem o nome, e-mail e os principais dados de seus visitantes? Não! Então, você nunca mais entrará em contato com eles? Ilógico.

Como manter contato?

Você deve estimular suas visitas a cadastrarem seus e-mails, para você poder utilizar o E-mail Marketing, uma poderosa ferramenta para manter sua clientela atenta ao que você tem a informar e/ou vender.

Muitos consideram, erradamente, que o e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que perdeu importância por causa das redes sociais. Veja esse conteúdo e confirme!

Mídias Sociais

Por que não estender esses relacionamentos às redes sociais? Ah, você começou ao contrário? Você tem um zilhão de amigos no Facebook, Whats App ou Instagram e quer usar isso em um negócio?

Marketing nas Mídias Sociais é o caminho. Há ótimas oportunidades de conquista de audiência, interação e venda nas redes sociais.

Esclareço que Redes Sociais são as plataformas, Facebook, Twitter etc. e Mídias Sociais são seus perfis de negócio delas, por exemplo, a página da MarketingDigital.com.br no Facebook, nosso perfil no Twitter etc.

E-commerce

Seus negócios estão melhorando e você deseja aumentar o número de produtos disponíveis para venda?

Então, vai precisar de uma estrutura mais elaborada de Comércio Eletrônico.

Desta forma você pode oferecer produtos complementares, tentar recuperar vendas que não se concretizaram devido ao abandono do carrinho de compras, assim como pode oferecer descontos especiais, parcelar pagamentos e muito mais, facilitando a decisão de compra de seus visitantes.

Afiliados

As coisas estão indo bem no seu negócio? Por que não aumentar sua equipe de vendas, cadastrando sites revendedores em seu Programa de Afiliados?

Essa estratégia é muito interessante pois funciona também para quem não dispõe de variedade produtos para vender. Você tanto pode ter afiliados a fim de aumentar suas vendas, assim como faturar vendendo produtos de outras empresas, tornando-se afiliado delas.

Marketing de Conteúdo – A principal estratégia de marketing digital

Não quer vender, mas gosta de escrever ou fazer vídeos? Tem um conhecimento específico que gostaria de compartilhar e ser remunerado por isso? Tem um blog e quer monetizá-lo, ganhar dinheiro com ele? Ou quer estabelecer autoridade em uma área, conquistando visitas e seguidores?

Marketing de Conteúdo é o que você precisa saber. Com o conteúdo para negócios você consegue definir o perfil de sua audiência. Isso facilita o trabalho de atrair visitação, criar e manter relacionamentos, educar, convencer e vender.

Você verá que o conteúdo pode centralizar todos os seus esforços de marketing digital.

As pessoas têm a tendência de vincular conteúdo apenas ao material escrito, entretanto, conteúdo é qualquer forma de comunicação. Assim, pense como conteúdo, por exemplo, a produção de:

  • vídeos (vídeo marketing),
  • áudios (podcasts),
  • imagens,
  • esquemas,
  • infográficos,
  • e tudo mais que sirva como forma de expressar uma ideia.

Mobile Marketing

Prefere a rapidez dos celulares e dos anúncios nestes, ou tem ótimas ideias de aplicativos para telefones móveis ou tablets?

Consegue fazer tudo o que faz no PC no seu smartphone e quer fazer dele sua ferramenta de trabalho e negócios?

Então estratégias de Mobile Marketing devem fazer parte do seu plano de negócios. Entre as principais estratégias de marketing digital, o mobile marketing é a mais recente.

Existem ainda excelentes possibilidades de se conquistar visitas por meios da tecnologia existente nos smartphones, por meio do chamado Marketing Local.

Estratégias Avançadas

Se você já faz boa parte disso, mas sente que ainda não encontrou estratégia de marketing digital perfeita para se conectar com seu público ou quer utilizar métodos ainda mais avançados ou pouco convencionais?

Há uma série de Estratégias Avançadas como Métodos Colaborativos, Realidade Virtual, Análise Comportamental (CRM), Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, entre outras, possibilidades estas que podem ser o diferencial que seu negócio online precisa para deslanchar, se destacar e progredir.

Na realidade, chamo essas estratégias de avançadas mais porque são menos comuns do que mais complexas e, normalmente, são utilizadas em áreas ou fases específicas.

As Estratégias de Marketing Digital e as Fases de um Negócio

Essas estratégias de marketing digital normalmente têm seu uso mais ou menos indicado de acordo com o tipo de negócio ou a fase em que sua empresa está ou pretende incrementar, a saber: Planejamento, Tráfego, Monetização, Relacionamento e Evolução.

Que estratégias eu sugiro para seu negócio? O método que indico é simples:

Tudo ao mesmo tempo agora.

Em conclusão, é importante conhecer todas as possibilidades para utilizar as que lhe são interessantes ou viáveis, em uma fase específica.

Em nossos conteúdos mostraremos que tão importante quanto diversificar o investimento para conseguir maior visitação é ter múltiplas formas de monetização de seu negócio e, também, como a utilização das várias estratégias de Marketing Digital se encaixa nisso.

Oferecemos artigos, notícias, gráficos, vídeos, indicações de produtos e serviços, cursos, e-books, cursos online e presenciais, além do maior glossário de marketing digital da internet.

Nosso portal é repleto de informações, casos de sucesso e indicações que o auxiliarão, seja qual for sua necessidade.

Tratamos de todas as estratégias de marketing digital. Se o assunto é negócio na internet seu destino principal é a MarketingDigital.com.br.

 

A MarketingDigital.com.br é um serviço da Clicktime Serviços de Marketing e Design.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

80 artigos publicados

ESTE PROJETO É MANTIDO POR

Clicktime Benchmark Email Marketing Digital