A História do Marketing Digital a Partir de Meus Negócios Digitais

história do marketing digital
Este artigo é o 1º de uma série.
Ao final do artigo você terá links para ir direto para as outras partes

Conto a história do marketing digital a partir da demonstração que o sucesso rápido, sem planejamento, pode ser o começo do fim de um negócio, e, não estar preparado para imprevistos, também.

Nesta série de 4 conteúdos, conto a história do marketing digital. Uso como exemplos exemplos 2 sites meus: GreenCard.com.br e MarketingDigital.com.br. Estes sites foram de zero a muito grandes de forma rápida e, ao longo do caminho passaram por sérias dificuldades.

Estas são as 4 partes deste estudo:

  1. A História do Marketing Digital a Partir de Meus Negócios Digitais (esta)
  2. É Possível Criar Um Site Com Baixo Investimento e Ser Bem-sucedido?
  3. Como Voltaremos a Ser o Principal Portal de Marketing Digital do Brasil
  4. Quais as Estratégias de Marketing Digital Indicadas Para o Seu Negócio?

Da mesma forma mostro 1 site de cliente que teve crescimento absurdo. Em todos os exemplos, utilizamos as mesma técnicas a fim de atingir o sucesso.

Não vejo meus fracassos como fantasmas, muito pelo contrário, acho que analisar os erros é muito mais importante que divulgar os acertos.

Ao final dessa leitura você pode ficar mais bem preparado para não passar por esses problemas. E ainda verá como preparamos para a nova MarketingDigital.com.br conseguir retomar uma posição de destaque no Marketing Digital brasileiro.

A história do Marketing Digital – O início, a loteria de green cards

Começo com a história da GreenCard.com.br, que, de maior site brasileiro sobre os Estados Unidos tornou-se um “site-museu”.

Para começar tenho que posicioná-lo(a) brevemente sobre a minha história. Se quiser a versão longa, leia Storytelling para Negócios, A minha história no Empreendedorismo e no Marketing Digital.

Sou do Rio, mas me mudei para Brasília há muitos anos. Ainda solteiro passei em um concurso para o Supremo Tribunal Federal e tinha uma vida tranquila, sem a falsa ostentação contada pelos meios de comunicação, mas tranquila.

Quem tem o espírito empreendedor não preza muito tranquilidade ou estabilidade, o que mais ouvia serem as grandes vantagens de pertencer ao serviço público.

Sempre tive pequenos negócios paralelos, mas, com o aparecimento da Internet e cansado de ver meus negócios “físicos” andarem de lado, resolvi abrir um negócio digital. Na época, 1997, isso que fazemos ainda não se chamava empreendedorismo digital.

Por volta de 1997, comecei a estudar sobre a loteria de green cards, patrocinada pelo governo americano, que sorteia 50 mil vistos de residência, os green cards, entre os inscritos, e, naquela época, brasileiros ainda podiam participar.

Primeiramente pensei apenas em me inscrever. Pesquisei muito sobre o assunto e aprendi a fazer a inscrição, que que era física, remetida por carta, e tinha diversos detalhes.

O site da Greencard.com.br

Aprendi tanto, que me considerei apto a fazer as inscrições de outras pessoas. Já tinha um produto, ou melhor um serviço e, minimamente um modelo de negócios. Coloquei um anúncio em um jornal de Brasília e no primeiro ano inscrevi 48 pessoas.

Anúncio GreencardPara minha surpresa, no resultado do sorteio, 4 das 48 pessoas que inscrevi tinham sido sorteadas, entre elas, minha cunhada. Sortear alguém conhecido permitia que eu acompanhasse de perto um caso real de mudança.

Fiquei feliz com o “sucesso” e com a expectativa de ter um negócio na internet, que, na minha ingenuidade, pensava que seria menos trabalhoso que os outros que tivera.

Em 1998, começa nossa história no marketing digital. Resolvi criar um site, estimulado por meu irmão, designer, que vinha estudando sobre web design e programação. Por um ano, mantivemos no ar uma página que era só uma parte do site institucional de design do meu irmão, com o nada fácil domínio www.visualtechdesign.com/greencard.htm.

Sim, quando a história é real, ela pode ser comprovada. clique no link acima para ver esse primeiro site, basicamente um formulário com algumas poucas páginas de informação, em versão arquivada no WebArchive.org. Lá você também pode ver todas as versões do site da GreenCard ao longo dos anos.

Com esse primeiro site, por mais simples que fosso, o número de inscritos passou de 48 para 280.

Eu praticamente não fazia nada de marketing digital, mas as pessoas chegavam à página ao pesquisarem por “loteria de green cards” em português. Elas chegavam o site muito mais por falta de concorrentes do que por algum tipo de trabalho nas buscas. O design da página, bom para a época, também ajudava.

Nos resultados desse nosso segundo ano, dos 280 inscritos, tivemos 11 sorteados e, dentre eles, eu!

Quando o sonho torna realidade

Esta é minha carta de sorteio

carta sorteio

Mudar para o exterior é muito fácil nos sonhos, mas na hora que a coisa se torna real é que você percebe quantas coisas pesam nessa decisão. Desde a distância da família à troca do certo pelo duvidoso, são muitas as inseguranças. Saindo do campo pessoal para o de negócios, ficou a dúvida do que aconteceria com o negócio GreenCard, devido à mudança de país e se seria possível manter minha família nos EUA com a renda do site.

As vantagens do início da história do marketing digital

Consideremos o ano de 2000 o início da época profissional da Greencard.com.br. Eram tempos mais fáceis por um lado. Por exemplo, comprei diretamente do Registro.br o melhor domínio possível para a página, GreenCard.com.br. Em conclusão, ter um domínio com a palavra-chave principal do seu negócio ainda ajuda muito (saiba mais sobre naming, como escolher o melhor domínio para seu site).

naming

Aproveitei a disponibilidade e comprei outros bons nomes entre 1998 e 1999, que vendi ou mantive ao longo dos anos. Como prova de que o site de MarketingDigital sempre esteve em meus planos, registrei afiliado.com.br em 1998. Na época, programa de afiliados era o que de mais avançado havia em termos de monetização de sites.

Estruturei o negócio como podia, a fim de mantê-lo mesmo morando nos EUA. Só que havia um problema, eu não tinha reserva alguma de dinheiro para investir, nem um mínimo de conhecimento técnico. Assim, propus-me a estudar marketing digital e meu irmão a aprender o básico de HTML, além de focar em design para a web.

A parte ruim daquela época

Tudo era muito complexo no início da história do marketing digital. No site da GreenCard, tudo era (e ainda é) manual, cada página foi digitada individualmente, como está no ar hoje.

Mantenho o site até hoje assim como era quando paramos, pois mesmo desatualizado, serve como lembrança da dificuldade. É nosso site-museu, para servir de mostruário de uma fase bem inicial da internet. Nada de banco de dados, de sistemas de e-mail, cadastro, auto responders. Tudo era na mão.

Todo o cadastro de e-mails era manual, pois não tínhamos conhecimento técnico suficiente para desenvolver ou integrar sistemas mais elaborados. Uma curiosidade dificultava ainda mais esse trabalho de e-mail marketing: o primeiro spam registrado na internet tinha relação com a loteria de green cards…

O e-mail chegava eu cadastrava o endereço numa planilha do Excel. Respondia o e-mail e arquivava a resposta em pastas separadas por assunto. Cheguei a ter 105 respostas-padrão separadas por assunto, mas sempre conseguiam ter dúvidas novas… Lembro-me de, no espaço de uma semana, ter respondido mais de 2.000 e-mails. Eu até tinha um algoritmo para encontrar a resposta certa…

Em 2001 eu e minha esposa mudamos para Orlando e fomos morar a 2 minutos de meus cunhados. E tudo isso era imprescindível, pois o serviço era todo baseado em confiança. Muitas pessoas não acreditavam nem que a loteria era real. Para pior, não havia comprovação de inscrição, assim, ou a pessoa confiava no serviço ou não se inscrevia.

A importância de aprender marketing digital

eventos de marketing digital

Desde o início de nossa história no marketing digital percebemos a importância de aprender.

ebook kindleEu tinha o firme compromisso de aprender e, por isso, reinvestia 15% de todo o faturamento em educação. Além disso, participava de todos os eventos de marketing digital que acontecessem na Flórida, onde fui morar. Desde 2.000 até hoje já participei de mais de 200 congressos (como participante, palestrante e organizador). Fiz mais de 46 cursos, além de ter contratado muitas consultorias. Tenho mais de 4.000 e-books sobre o assunto Marketing Digital e posso garantir que li mais de 80% deles. Tenho um compromisso diário de ler 200 páginas, e divido em 100 de marketing digital e 100 de assuntos e conhecimentos diversos.

O primeiro curso que comprei, Make Your Site Sell, em 1999, que guardo até hoje, não tratava de SEO, mas já falava que as buscas se tornariam importantes ferramentas para conseguir tráfego.

make your site sell

Além disso, ele e já passava uma visão de que esse trabalho nas buscas não seria mais grátis em 5 anos, e que o trabalho do empreendedor digital ficaria mais difícil. Menos de 2 anos depois, a empresa Overture começou a incorporar aos seus resultados os links patrocinados. Estava confirmada a premonição do autor…

Nos congressos aprendi a importância de apresentarmos ferramentas que hoje seriam chamadas de relacionamento e criação de autoridade, por isso implantamos um fórum de discussão e uma área de depoimentos.

Tínhamos, também, uma página mostrando os prêmios que ganhamos.

 

Use todas as ferramentas que lhe forem possíveis

Essas ferramentas que criamos se tornaram numa excelente fonte de feedback, porque geravam ótimas ideias para o site e prova social do status que buscávamos, de autoridades no assunto Estados Unidos.

Implementamos, igualmente, alguns novos serviços como afiliados, como:

  • preparo e cadastro de currículos,
  • sites de encontro,
  • cursos de inglês e outros.

Em menos de 6 meses esses programas de afiliados passaram a representar 20% de nosso faturamento.

Os programas de afiliados, além de gerarem faturamento, permitem pegar carona na credibilidade do anunciante, da mesma forma como hoje fazem os símbolos dos cartões dos crédito, site blindado, internet segura, validado por Certisign e semelhantes. Repare que todo grande e-commerce é lotado desses chamados badges, algo como selos de garantia, porque tranquilizam àqueles que buscam segurança para usar os serviços de um site.

As visitas, entretanto, vinham em sua maioria a partir do interesse das pessoas na loteria de green cards.

Grandes conquistas e pequenos tropeços não foram suficientes para percebermos a necessidade de alternativas para nosso negócio e, assim, isso se tornou um problema.

Veja na 2ª parte o aprendizado da nossa história do marketing digital.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

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