Produzir ou Ensinar? A Alternativa Digital

produzir ou ensinar a alternativa digital

Hoje, é mais interessante produzir ou ensinar a fazer? A alternativa digital chegou com força, a fim de mudar todo um modelo de negócios.

Produzir ou ensinar? O digital provocou uma mudança interessante nos negócios, porque reinseriu a possibilidade de ensinar como alternativa para produzir. Por isso, a alternativa digital fez o ensino se tornar uma importante porta de entrada para o empreendedorismo.

Veja no vídeo abaixo um caso real, que aconteceu com minha esposa, e porque certas situações a fizeram migrar de produzir para ensinar. É a alternativa digital em um caso real.

A pandemia reinseriu a discussão produzir ou ensinar

“Quem sabe faz, quem não sabe ensina”. Nessa frase, a tentativa de dar protagonismo à prática sobre a teoria chega a níveis insensatos. Afirmações assim normalmente partem de quem nem faz, nem ensina.

Pessoalmente, não aguento clichês, chavões. Pessoas repetem a todo instante frases sem a menor lógica. E por que? Porque sim! Não é nada pensado, é só preguiça de analisar mais aprofundadamente alguma coisa.

Apesar de eu tender pela alternativa digital, entre ensinar e produzir, as duas tarefas são igualmente importantes.

A demanda por micro cursos

Recentemente, a demanda por micro cursos explodiu. Isso porque esses cursos são destinados a resolver uma demanda direta e imediata, o que permite que qualquer pessoa com uma habilidade, dom, hobby, interesse ou qualquer conhecimento específico possa empreender.

E isso renovou tanto o aprendizado como o ensino. Afinal, agora, qualquer pessoa com experiência pode empreender, escolhendo ensinar sobre produzir. E, assim, criou-se uma alternativa de trabalho digital para pequenos empreendedores.

Veja como eu ensinava e como ensino:

Antes, eu ensinava assim, presencialmente.

produzir ou ensinar a alternativa digital

Eu e os alunos no mesmo lugar, na mesma hora.

produzir ou ensinar a alternativa digital

Passei a fazer cursos online, gravados em estúdio, super elaborados.

v

Agora, gravo de casa.

produzir ou ensinar a alternativa digital

O mesmo lugar onde faço lives, que são gravadas e publicadas no ambiente dos cursos.

produzir ou ensinar a alternativa digital

Logicamente, não me refiro a ser professor de universidade, nem de qualquer tipo de escola formal, mas de conhecimentos direcionados, que possam transformar positivamente vidas e negócios.

E a alternativa digital aumenta a possibilidade de quem lida com educação empreender com sucesso.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

95 artigos publicados