Principal Portal de Marketing Digital Para Empreendedores do Brasil? Por Que Não?

portal de marketing digital portal de empreendedorismo

Primeiramente, sim, pretendemos voltar a ser o principal portal de Marketing Digital e Empreendedorismo brasileiro… Infelizmente, por motivos mais que justificáveis, tivemos que parar o site, mas não ficamos parados.

Foram 3 anos desenvolvendo os sistemas e as estratégias que utilizaremos no relançamento de nosso portal de marketing digital e empreendedorismo.

A ideia começou lá atrás…

Esta é a penúltima parte dessa série. Se você vem lendo todas as partes desta série, viu que nossa história digital começou em 1997. E, pouco tempo após lançarmos nosso primeiro site, criar um portal de empreendedorismo e marketing digital se tornou nosso objetivo.

O projeto MarketingDigital.com.br começou em 1998, quando decidi que iria construir um portal de marketing digital, mas, como sempre acontece em negócios, a realidade altera o sonho, e os projetos foram sendo adaptados ao longo do caminho.

Naquela época comprei o domínio afiliado.com.br, pois os programas de afiliados eram a melhor forma de se fazer marketing digital… Tenho o domínio até hoje.

O domínio MarketingDigital.com.br eu comprei apenas em 2009, quando essa indústria ainda não tinha essa denominação. Tentei comprar internetmarketing.com.br e webmarketing.com.br, sem sucesso. Que bom…

Pensei, então, que com a entrada dos celulares, o trabalho digital sofreria uma grande expansão e achei que o termo genérico marketing digital poderia se tornar popular. Nos EUA os nomes internet marketing e online marketing ainda são mais usados que digital marketing. Dei sorte que por aqui a indústria decidiu por Marketing Digital, já que até o Google chama o que fazemos de Marketing Digital.

O lançamento

primeiro nas buscasEm 2012, depois de 2 anos de desenvolvimento e produção de conteúdo, lançamos a MarketingDigital.com.br. A ideia era inovar, com um portal com a arrojada proposta de tratar de todas as estratégias de marketing digital, algo que ninguém fazia e da mesma forma, até hoje, ninguém faz.

O crescimento foi meteórico. Em 5 meses éramos o primeiro resultado das buscas para marketing digital e para dezenas de outros termos importantes da área.

marketing digital day

Exatamente um ano após o lançamento do site, oferecemos um evento de um dia, o Marketing Digital Day.

No evento foram 150 pessoas, entre os palestrantes estavam Rafael Rez e Erico Rocha que já tinham grande reconhecimento. E foi a primeira vez que eu palestrava.

Para Brasília, em 2013, foi casa cheia.

Além disso, como arriscar nunca foi um problema para nós, aproveitei e convidei mais de expoentes do marketing digital para uma reunião em Brasília, no dia seguinte ao Marketing Digital Day.

Foi incrível que todos que convidei para o encontro vieram. Foram mais de 30 pessoas discutindo sobre os rumos do Marketing Digital e do Empreendedorismo.

encontro de marketing digital

Imagine, em um só lugar, Henrique Carvalho, Conrado Adolpho, Leandro Rehem, Michael Oliveira, Rafael Rez, Tiago Tessmann.

encontro de marketing digital 1

Felipe Moreira, Felipe Pereira, Erico Rocha, Samuel Pereira, João Pedro, Hugo Rocha,

portal de empreendedorismo

Luisa Barwinski, Ricardo Brandão, Ramon Tessmann, eu, Karla Vianna e muitos outros profissionais incríveis.

A parada forçada

Por quase 3 anos tudo continuou indo bem, mas problemas de saúde na família fizeram com que eu e meu irmão e sócio tomássemos a difícil decisão de parar o projeto MarketingDigital.com.br. E parado ele ficou, por mais de 3 anos.

O difícil momento que passamos, se não desapareceu por completo, felizmente está mais administrável. Agora, relançamos a MarketingDigital, com muitas novidades de ideias, novas áreas e possibilidades, e partimos para lutar seriamente a fim de reconquistar a relevância e os excelentes números que já tivemos. É um compromisso voltarmos a ser o principal portal de empreendedorismo e marketing digital do Brasil.

Logicamente, ninguém está preparado para o inesperado, a vida acontece… Ao longo dessa fase eu me senti culpado por não ter, novamente, criado a estrutura que nosso negócio merecia. Logo eu, um cara que já passou por tanta coisa nos negócios, fui cometer um erro de principiante. Agora, não foi planejamento que faltou, foi execução.

Todo negócio tem que sobreviver às pessoas, qualquer estrutura de negócios precisa prever eventuais ausências e, como dávamos conta do trabalho com a estrutura que tínhamos, houve acomodação. Bem, como já disse, em negócio nunca existe jogo ganho, mas nem todo negócio tem uma segunda chance, e nós teremos. Bora trabalhar, então.

Refizemos tudo em casa por uma questão de honra. Erramos, então tínhamos que consertar.

E não foi pouco trabalho. A MarketingDigital talvez seja o maior projeto de produção de conteúdo direcionado de um site. Nossa predileção por Marketing de Conteúdo sempre foi clara.

O novo site da Marketing digital

A nova MarketingDigital terá algumas características que, esperamos, tornem nossa segunda chance um novo sucesso:

  • Design totalmente repensado e atualizado, trabalho de meu irmão e sócio Anderson Moraes. O site é responsivo, com especial cuidado para a velocidade e navegação mobile. O conteúdo também será pensado a fim de fazer sentido ao usuário de plataformas móveis.
  • Pensando no crescimento exponencial da navegação por celulares e tablets, e considerando que nossos textos costumam ser mais aprofundados e, por isso, mais longos, decidimos dividir todos os conteúdos em partes, a fim de facilitar o consumo nas plataformas móveis e criar um fluxo mais otimizado. Um portal de marketing digital e empreendedorismo atual têm que focar no acesso mobile.
  • O visitante terá a opção de consumir esses conteúdos maiores navegando pelo site, recebê-los por e-mail em partes ou capítulos, ao longo de alguns dias, ou baixar em formato de e-book. Essas opcões também pretendem alavancar os cadastros de nossa lista de e-mails.
  • Total atenção foi dada para o conteúdo, nosso blog tem total destaque da home page. Os posts aparecem na parte de cima da página.
  • Os posts serão, sempre que oportuno, incrementados por vídeos, gráficos, podcasts e outros formatos.
  • Produzimos o maior glossário de termos de marketing digital da internet brasileira (mundial?). Teremos definições de mais de 1200 termos, com sinônimos, traduções, descrições elaboradas, exemplos e conteúdos relacionados. Assim, como queremos rapidamente retomar nossos primeiros lugares e relevância, uma avalanche de conteúdo e páginas com definições pode ajudar nisso. E criamos um aplicativo que destaca cada termo do glossário sempre que este aparece em um post ou artigo. Clicando, você acessa uma definição completa do termo sem sair da página.

Nosso blog e glossário serão os protagonistas neste retorno.

O Blog

Sempre fomos conhecidos pelo conteúdo e isso continua no nosso novo portal de empreendedorismo e marketing digital. Na MarketingDigital.com.br original somente eu, Alex Moraes, produzi o conteúdo. Na nova MarketingDigital.com.br teremos:

  • Design clean, com fontes maiores, a fim de facilitar a leitura nas plataformas móveis.
  • Integração com o glossário. Todas as vezes que os termos aparecerem no texto bastará passar o mouse por cima dele para uma definição inicial e/ou clicar na palavra a fim de acessar a definição completa (sem sair da página).
  • Indicação de cursos relacionados ao assunto do post.
  • Abusaremos da transmídia, com a integração de textos com imagens, vídeos, animações e destaques a fim de facilitar a compreensão das mensagens. Dessa forma levamos as mensagens às diversas plataformas de forma peculiar a cada público.
  • Indicação de conteúdos nossos e de profissionais de nossa confiança para seu aprofundamento no tema.
  • Agora a MarketingDigital terá contribuições de guest writers, autores de destaque que convidaremos a contribuir com conteúdo.

O Glossário

  • Integração com os textos do site para consulta sempre que necessário.
  • Mais de 1000 termos (vamos subindo aos poucos…)
  • A definição aparece ao se passar clicar na palavra destacada, mas sem sair da página.

Quando um termo do glossário aparece em qualquer texto do site ele é destacado com o símbolo Q. e fica conforme a figura abaixo.

glossário de marketing digital

Quando você clica na palavra, sem sair da página, abre-se a página de definição do termo.

site de marketing digital e empreendedorismo

O porquê dessa possibilidade:

  • Principalmente com o nosso retorno à produção de conteúdo original, investimento em Adwords e Facebook Ads esperamos voltar a ter boas posições para o termo marketing digital.
  • Todos os termos do glossário de marketing digital são associados aos assuntos chave do site – marketing digital e empreendedorismo. Assim, as páginas individuais de cada palavra-chave tendem a também ter bons rankings, o que eleva a exposição e posicionamento do site como um todo.
  • A página de cada definição terá uma pode ser compartilhada nas redes sociais. Isso, acima de tudo, trará links para o site e exposição/divulgação para o glossário.
  • Podemos monetizar individualmente cada termo. Negócios que trabalhem com o assunto do termo podem patrocinar aquele termo. Saiba mais em Patrocine um termo do glossário de marketing digital da MarketingDigital.com.br.

E mais virá em breve em nosso portal de marketing digital

O bom posicionamento das páginas desses termos, certamente alavancarão o posicionamento da MarketingDigital.com.br como um todo, principalmente devido aos featured snippets, onde definições originais e com qualidade recebem destaque nos resultados de busca.

  • Nossos parceiros e anunciantes, assim como profissionais de destaque serão convidados a publicar conteúdos como guest writers na MarketingDigital.com.br. Até esse relançamento, eu produzi todos os conteúdos e, agora, abriremos nosso portal para outras visões.
  • Ofereceremos cursos de nosso próprio desenvolvimento e de parceiros de nossa confiança. Esses cursos serão oferecidos em área própria de cursos, assim como ao fim de cada post ou artigo, neste caso, de forma contextual. Faz sentido como modelo e como fonte de monetização.
  • Agenda de eventos de marketing digital. Aqui, apresentaremos todos os eventos importantes de marketing digital.
  • Citações atualizadas dos principais profissionais de marketing.
  • Produzimos vários e-books que podem ser baixados ou lidos capítulo a capítulo no blog.
  • Retomaremos nosso projeto de vídeos de entrevistas com personalidades do marketing digital brasileiro em nosso canal do Youtube, e também produziremos vídeos em diversos outros formatos.
  • Lançaremos, mais para a frente, nosso Guia de Serviços realmente bem pensado de agências e profissionais digitais, assim como de produtos digitais.
  • Lançaremos, no futuro, o Podcast da Marketing Digital e a Revista Online da Marketing Digital.
  • Todos os conteúdos terão versões derivadas para a nossas mídias sociais, assim como para as principais plataformas de publicação online, como Medium, Pulse e Instant Articles do Facebook. A estratégia nesse tipo de ação é principalmente adaptar os conteúdos para as expectativas do público específico de cada vitrine. Afinal, o público de vídeo não é o mesmo do de fotos, infográficos, textos…

Seja parceiro da MarketingDigital.com.br, o principal porta de Marketing Digital

A Marketingdigital.com.br é o único portal de marketing digital e empreendedorismo que oferece conteúdo de todas as estratégias digitais.

Da mesma forma, oferecemos excelentes possibilidades de parcerias e anúncios, pensadas de forma a privilegiar a conquista de leads e não a mera exposição de anúncios.

Cada formato de publicidade envolve diversas áreas e canais. Nossos parceiros terão uma exposição e participação realmente diferenciada na MarketingDigital.com.br.

Entre em contato conosco para saber mais.

Tomara que essa história inspire você a empreender no digital, mas também mostre que planejamento e estratégia de crescimento são primordiais. Assim, esteja preparado para tomar as decisões necessárias, fazer ajustes e, se necessário, recomeçar.

Afinal, queremos seu seu portal de empreendedorismo e seu portal de marketing digital e, para conquistar seu prestígio, recomeçamos com a mesma disposiçao de 2012 e muitas novas possibilidades.

Assim, como sempre foi, será um prazer ter você conosco nesse recomeço.

Veja, agora, quais as estratégias de marketing digital mais importantes para seu negócios digital.

A MarketingDigital.com.br é um produto da Clicktime Marketing & Design.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

95 artigos publicados