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O que é Afiliado?

Você poder ser um afiliado ou ter afiliados. No 1º caso você é comissionado quando vende produtos de terceiros e, na 2ª, você comissiona quem promove e/ou vende seus produtos.

O resultado é sempre positivo… É interessante uma só ideia funcionar independentemente do ponto de vista, e a ideia de afiliados tem essa característica.

Termos
no idioma original

  • affiliate
  • associate

Variações
do termo

  • afiliados

Todo negócio está sempre aberto à ideia de vender mais, assim, você pode, vender produtos de terceiros e:

  • faturar mais sem precisar aumentar estrutura de produção ou venda,
  • aumentar a gama de produtos oferecidos ou serviços prestados,
  • ampliar sua equipe de vendas, recrutando afiliados para apresentar e vender seus produtos.

Os programas de afiliados combinar perfeitamente com negócios digitais e, por isso estão por aí há tanto tempo.

afiliadoVejam o crachá do 1º evento que fui de marketing digital, em 2000, o Affiliate Force. Afinal, programas de afiliados eram o que de mais interessante se tinha à época. Eles permitiam que seu negócio digital, independentemente do tamanho, se tornasse parceiro de grande marcas.

Você não precisava fazer estoque, criar uma linha de produção, ou ter vendedores, bastava oferecer os produtos à sua audiência.

Definição de Afiliado

Afiliado é o nome que se dá à pessoa ou negócio que apresenta ou oferece produtos e/ou serviços de terceiros em seu site e é comissionado por desempenho.

O trabalho varia de acordo com o tipo de Programa de Afiliados, que pode remunerar os afiliados por venda, exposição de anúncios, cliques, cadastros, leads e diversas outras ações.

Ações e Possibilidades dos Afiliados

Fase do Negócio
Digital

Afiliado é uma preocupação devida de busca de:
  • Monetização
  • Evolução

Estratégias de Marketing Digital Associadas

Afiliado está associado às seguintes estratégias:
  • Afiliados

Além de promover o produto do Produtor ou Anunciante (aquele que é o “dono” do produto ou serviço promovido), o afiliado deve cuidar de diversas ações pertinentes ao Marketing de Afiliados, como:

  • evitar Fraude de Afiliados, informando ao Produtor ou Rede de Afiliados qualquer suspeita de malfeito ou falha no Programa de Afiliados,
  • testar e manter atuais os Links de Afiliados,
  • conhecer detalhadamente o Software de Afiliados (ou Plataforma de Afiliados) e, principalmente,
  • apresentar e vender o produto que o afiliado representa.

O Afiliado pode até não ter produtos próprios e ter Modelo de Negócios totalmente no faturamento advindo da apresentação e/ou venda de produtos ou serviços de terceiros.

Normalmente a venda é fechada no site do produtor e nem estrutura de comércio eletrônico é necessária. Seu trabalho pode se resumir a conquistar audiência, apresentar o produto e remeter a pessoa para o site do produtor.

Conteúdo e Contextualidade são importantes ferramentas

Se vender já foi fácil um dia, vivemos uma época que todo convencimento é um processo complexo. São muitas ofertas, muita concorrência e enfim, você tem que fazer a sua parte.

Existem, entretanto, ações que geram mais vendas como afiliado e é importante se preparar para ter um bom desempenho.

O conteúdo é fator importante de convencimento. É indiscutível que conteúdo original e relevante é importante ferramenta de estabelecimento de autoridade.

Por exemplo, se você é um expert em drones, tem um site que compara modelos, analisa características e mantém sua audiência atualizada, é razoável supor que, com o tempo, você se torne uma autoridade no assunto drone e, seu site, um fonte relevante de informação.

Agora, você não tem sua fábrica  não tem loja física, ou sequer é revendedor de drones. Como capitalizar em cima de seu conhecimento e do fato de ser respeitado por quem tem interesse no assunto.

Torne-se afiliado de boas lojas de drones, encaminhe vendas e ganhe sempre que um cliente indicado por você comprar.

Oferecer conteúdo de valor e oferecer produtos relacionados ao tema de seu site é uma combinação matadora. Já reparou que oferecemos cursos nossos e de terceiros?

A fim de aprofundar seu aprendizado sobre afiliados, conheça um conteúdo que apresentar todas as peculiaridades, nomenclaturas e características dos programas de afiliados.

O que um afiliado não deve fazer?

Audiência é seu público, mas não é necessariamente seu público-alvo. Público é todo mundo que consome seu conteúdo ao passo que público-alvo é o público que você deseja atingir.

Público-alvo vem a partir da definição das personas, personificação de seus clientes ideais, você sabe quem pretende atingir e direciona a mensagem para essas pessoas.

Ainda assim, sua audiência sempre contempla pessoas que não fazem necessariamente parte do seu público-alvo. Disso, 2 coisas podem acontecer:

  • a pessoa que antes não fazia parte de seu público-alvo gosta do que vê entra no funil de vendas ou
  • ela naturalmente percebe que sua mensagem não é para ela e não retorna.

As ações meio que se anulam em termo de taxa conversão, mas podem ajudar você a aprimorar o entendimento de quem você atinge, com quem a conexão se dá de melhor forma, e que conteúdos convertem melhor.

Prestador de serviço com destaque

Há plataformas que apresentam diversos programas de afiliados, de produtos físicos ou digitais. Para quem deseja trabalhar com produtos digitais, temos:

  • Hotmart é a que oferece produtos digitais de melhor qualidade.
  • Monetizze e
  • Eduzz.

Afiliados que desejam representar produtos físicos devem conhecer:

  • Afiliados.com.br, que representa a Americanas e Submarino,
  • Lomadee, que representa Amazon, PBKids, Drogaria Pacheco e dezenas de outros.
  • Afilio.

Além de programas direcionados de lojas como Magazine Luíza, Jivo Chat, Curso 24 Horas e diversos outros.

Se você tem um site com boa visitação, pode oferecer anúncios contextuais em seu site, tudo administrado pelo Google Adsense.

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