Teletrabalho, Trabalho a Distância, Home Office e o Futuro do Seu Negócio

teletrabalho - home office
Este artigo é o 1º de uma série.
Ao final do artigo você terá links para ir direto para as outras partes

Teletrabalho é o futuro da empregabilidade. Este é o primeiro de uma série de artigos sobre teletrabalho, trabalho a distância, trabalho remoto, home office, ou como você preferir chamar o trabalho prestado fora de uma área única.

Primeiramente, é importante notar que trabalhar em home office é uma possibilidade de trabalho para diferentes formas de vinculação. O teletrabalho pode ser prestado por:

  • Freelancers – pessoas contratados para um trabalho específico
  • Contratados – empregados com vínculo empregatício formal, ou
  • Temporários – pessoas contratadas para desempenhar funções sazonais.

São estas as 8 partes deste estudo:

  1. Teletrabalho, Trabalho a Distância, Home Office e o Futuro do Seu Negócio (esta)
  2. Equipes Remotas: Um Dia, Escritórios Serão um Conceito do Passado
  3. 10 Vantagens do Teletrabalho Para Quem Contrata
  4. Teletrabalhador, Eu? Confirme Se Você Está Pronto Para o Teletrabalho
  5. 5 Potenciais Problemas de Trabalhar Em Casa (E Que Ninguém Fala)
  6. As Principais Vantagens de Se Trabalhar Em Casa (Números de Pesquisa)

Inicialmente é preciso entender que, como consequência do progresso da tecnologia, das comunicações e também do aumento da complexidade, custo e tempo dos deslocamentos, o teletrabalho se apresenta como alternativa bastante interessante para empregadores e empregados.

Não vou  discutir os aspectos legais que envolvem essa alternativa, entretanto apresento um artigo do site Jus Navigandi que trata com muita competência sobre a lei e o teletrabalho.

Um equívoco que é frequente é igualar o teletrabalho ao trabalho em domicílio, ou trabalho freelancer. Hoje qualquer lugar onde se possa estar conectado ou que tenha a estrutura necessária ao desempenho de uma tarefa é lugar de trabalho.

Em outras palavras, o conceito de lugar de trabalho está começando a desaparecer. Qualquer lugar tem potencial para assumir este papel, quando a natureza do trabalho requerer isto. Leia o artigo original com atenção a fim de entendem todas as implicações desse formato.

Trabalho a distância ainda é tabu

Esse assunto é meio tabu, todo mundo quer saber, tem vontade de utilizar, mas uma série de preconceitos costumam adiar qualquer decisão a respeito. Sinto-me à vontade para falar do assunto, pois tenho uma empresa há 19 anos e nunca tive um empregado “fichado”.

Cheguei a ter 42 pessoas trabalhando direta ou indiretamente com minha empresa, sendo que não conhecia pessoalmente ¾ delas. Isso não nos impediu de prestar serviço com empresas de grande porte, nem de alcançar resultados excelentes.

Sempre acreditei que as pessoas produzem mais e melhor no tempo delas, de forma que consideram apropriada. Teletrabalho não significa falta de controle, de metas ou compromisso, como veremos a seguir.

Cada pessoa produz melhor de um jeito

Estou escrevendo esse artigo as 3h58 da manhã. Costumo dormir às 5h30 e acordar às 10h30. Sou simplesmente improdutivo pelas manhãs, pois há muitos anos tenho problemas para dormir (e acordar) cedo. Trabalhar de madrugada funciona para mim.

Assim, só porque eu tenho um negócio próprio, só vou contratar pessoas que aceitem trabalhar das 13h às 23h? Ou que estejam disponíveis para uma conversa no Skype às 2h30 da manhã (acabei de conversar com um parceiro da Austrália, adoro o fuso horário deles…).

Meus horários nunca me impediram de produzir, nunca atrasei a entrega de qualquer compromisso de trabalho. Sei que meus horários não são padrão, assim, eu que tenho que me adaptar. Já cheguei a ter 2 escritórios, mas só aparecia por lá para pegar correspondências. Meu irmão e sócio também trabalha em casa, sim uma EPP gerida por 2 home offices.

Enquanto eu trabalho de short e camiseta, no mesmo quarto onde minha família vê televisão, meu irmão muda de roupa para ir trabalhar, mesmo que isso signifique ir de um quarto para outro. Antes que você pense que ele tem problemas, ele fazia isso para seu filho pequeno entender que ele estava trabalhando… Cada pessoa desenvolve seu método para lidar com o trabalho a distância.

Controle do Home Office

Teletrabalho não significa falta de controle. Você pode estabelecer metas no trabalho por demanda ou comprar um certo número de horas de trabalho de outra pessoa. Há um software sensacional de controle de horas trabalhadas de uma empresa australiana, que garante que cada minuto de tempo pago foi efetivamente trabalhado. É o Time Doctor, da Staff.com, parceira que produziu parte dos conteúdos dessa série. O controle é só justo, afinal, é um contrato de trabalho.

Como falei anteriormente, teletrabalho não significa necessariamente usar freelancers. Na verdade temos relações de trabalhos com alguns há anos, pois nada impede que você contrate por demanda e descubra futuros parceiros para a vida toda. Veja na próxima parte análise mais aprofundada da opção de contratar trabalho remoto.

Empreendedores digitais adeptos da linha chamada Lifestyle e, igualmente, os que trabalham com infoprodutos, sempre declaram que o teletrabalho é imprescindível para seu formato de empreendimento.

Teletrabalho é apenas formato de trabalho

Muita gente só vê a parte positiva de se trabalhar de casa, como não ter uniforme, ficar com a família, fazer seu horário e outros, mas passada a novidade, é trabalho duro como qualquer outro tipo. As demandas e a pressão são as mesmas, e, logicamente, sempre há partes negativas.

As pessoas, mesmo as mais próximas, custam a entender e respeitar seu momento de trabalho, enquanto contratantes podem tentar contato em horários incomuns e até mesmo acontecimentos positivos, como visitas e outras surpresas podem interferir na sua produção.

Até por isso, home office não é para todo mundo. O teletrabalho faz sentido para pessoas com perfis específicos e, definitivamente é coisa mais complexa do que parece. Aprofundaremos isso nas outras partes da série.

Veja, na próxima parte, como até grandes players estão abrindo espaço para o trabalho com equipes remotas.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

95 artigos publicados