fbpx

10 Vantagens do Teletrabalho Para Quem Contrata

vantagens do teletrabalho

São muitas as vantagens do teletrabalho para as empresas. O trabalho remoto pode trazer redução de custos, menor rotatividade, acesso a talentos fora da região de atuação e mais.

Uma vez eu tive um escritório… Eu costumava visitá-lo de tempos em tempos a fim de checar como as coisas estavam andando. Parecia a maneira certa de conduzir uma empresa. Toda empresa séria tem um escritório, certo? Bem, aí conheci as vantagens do teletrabalho…

Eu acreditei (e estava certo) que seria possível gerenciar uma equipe remota de trabalho. O mundo mudou e o escritório é um conceito do século XX pronto para sofrer alguns ajustes.

Veja na minha história no empreendedorismo: O Empreendedor Improvável, que tenho com meu irmão uma empresa de marketing digital há 20 anos e nunca tivemos funcionários, tudo foi sempre baseado em teletrabalho, cada um trabalhando de seu home office, ou de coworkings, cafés…

Fico feliz de termos sido responsáveis pela criação de diversas empresas, organizadas por pessoas que prestavam serviços para nós.

A partir dessa nossa experiência, listo 10 vantagens do teletrabalho:

  1. Economia dos custos de escritório

    Essa é meio óbvia, mas você já pensou em economizar praticamente 100% em contas de luz, telefone, aluguel, condomínio, internet, IPTU, limpeza e tantas outras que um escritório tem? Logicamente que trabalhar de casa tem seus custos, mas em prédios comerciais tudo é bem mais caro.

    Só por essa economia, já seria um bom negócio, mas ainda tem o corte de custos com equipamentos, móveis e muito mais.

  2. Maior acesso a talentos

    Concorda que o programador de seus dos seus sonhos pode estar a milhares de quilômetros? Se você só pode empregar pessoas na sua região, você está restringindo drasticamente seu acesso a pessoas de talento.

    E você ainda pode pagar mais para ter uma equipe ainda mais qualificada. As possibilidades de contratar pessoas em qualquer lugar e, por isso, pagar mais por seu trabalho aumenta drasticamente o nível de talento com o qual você pode contar.

  3. Diminuição da perda de bons funcionários

    Muitas pessoas prefeririam trabalhar em casa. Quando você lhes dá essa possibilidade aumenta muito a chance de conseguir auxiliares que ficarão com você por muito mais tempo.

  4. Custos menores por empregado

    Você pode ter acesso a pessoas de cidades e até países em que há ótimos talentos e o custo de vida é muito menor. Essa é outra grande vantagem do teletrabalho.

  5. Menos reuniões

    Reuniões improdutivas são uma praga que assolam os escritórios, diminuindo a produtividade. Livre-se do escritório e, assim, você se livra das reuniões intermináveis.

    A capacidade de reunir continua disponível, via Skype, Google Hangouts, Zoom e outros, mas, acredite a tentação de tornar essas reuniões maiores ou mais frequentes que o necessário tende a diminuir.

    Um dica, dentro da dica. Reúna-se virtualmente sem vídeo, isso inviabiliza os comentários sobre cortes de cabelo, cor de esmalte, cara de sono… e ainda é possível aquela zoada básica quando seu time ganhar, desde que bem rápida.

  6. Aumento da disponibilidade de tempo do funcionário pela eliminação dos deslocamentos

    Quem mora em cidades com maior tráfego certamente sabe o que pode representar o simples ir e vir ao/do trabalho.

    Trabalhar em casa aumenta sua disponibilidade de tempo, pois diminui o stress e ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

  7. Aumento da produtividade

    Engana-se quem pensa que se perde o controle quando se trabalha com equipe remota. Isso porque uma grande vantagem do teletrabalho é que a produtividade aumenta significativamente ao se eliminarem as distrações do escritório, o deslocamento para e do trabalho e pela simples flexibilização do horário de trabalho.

    Um estudo recente da Universidade de Stanford mostrou um aumento de 13% da produtividade de funcionários que trabalham remotamente.

  8. Aumento do seu alcance

    Ao contratar pessoas de outras localidades você pode abrir novas frentes de negócio e conquistar outros mercados.

    Então, por que não fazer de seu funcionário remoto um representante de seu negócio. Isso poderia corresponder a abrir uma filial sem maiores custos.

  9. Expediente de 24 horas

    Com uma equipe global você pode, inclusive, operar seu negócio 24 horas por dia, com turnos em diferentes países.

    Assim, você poderia diminuir seu tempo de entrega dos trabalhos e, consequentemente sua capacidade de atender novos clientes.

  10. Flexibilidade do tamanho de sua equipe

    Você pode, muito mais facilmente, aumentar ou diminuir sua equipe, de acordo com demandas específicas, do que se seu modelo de trabalho for presencial.

As vantagens do teletrabalho fazem com que ele se encaixe perfeitamente com os negócios online, mas, estranhamente, algumas grandes empresas têm partido no caminho inverso. O Yahoo cortou o teletrabalho, assim como a Best Buy, grande varejista americana…

Nos próximos artigos discutiremos os possíveis problemas assim como proporemos formas de resolvê-los.

A Sobratt, Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades promove o trabalho a distância no Brasil.

A TimeDoctor, que produziu originalmente este artigo, tem um outro bem completo sobre as vantagens do trabalho remoto.

Na próxima parte veremos as características ideias de um teletrabalhador.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

103 artigos publicados