fbpx

As Principais Vantagens de Se Trabalhar Em Casa (Números de Pesquisa)

vantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa, já vimos, não é para qualquer um e tem lá seus desafios, mas 73% dos trabalhadores consideram fator decisivo para se escolher uma empresa para trabalhar de um home office.

Esse e outros números de uma pesquisa da FlexJobs mostram perspectivas diversas das principais vantagens de se trabalhar em casa.

A pesquisa foi feita com mais de 7.300 teletrabalhadores com idades entre 19 e 60 anos, formação de nível médio ou superior, sendo 42% sem crianças em casa e 58% com filhos menores morando em casa.

Em primeiro lugar, nas vantagens listadas por pessoas que escolherem trabalhar de casa como freelancers, empreendedores ou em empregos que permitam esse formato de trabalho, estão as características que afetam o equilíbrio trabalho/vida.

É possível ver nos números que há uma carga de empolgação que extrapola a análise racional. Afinal, o número de teletrabalhadores aumenta muito a cada dia e tudo fica lindo.

No texto anterior mostrei os problemas de trabalhar remotamente, pois prefiro análises menos emocionais.

As principais vantagens de trabalhar em casa de acordo com a pesquisa

As vantagens que tiveram mais menções, em ordem decrescente, foram:

  • Proximidade da família

    Logicamente é a principal vantagem do trabalhar em casa para pais e mães. Eu, particularmente, considero que este é o maior apelo do teletrabalho.

  • Economia e flexibilidade de tempo

    A maioria das pessoas acha que produz mais em casa e assim trabalham menos. Isso é discutível, pelo menos no Brasil onde há casos de cotas maiores para teletrabalhadores.

    Entretanto, devido a próxima vantagem, isso pode ser real.

  • Diminuição das interrupções e mais silêncio e, com isso, a possibilidade de maior foco e produtividade

    Se você consegue ter uma melhor produtividade, pelas condições ótimas que criou para seu escritório virtual, realmente você trabalhará menos e melhor.

  • Redução do stress pela diminuição dos deslocamentos

    Essa vantagem tem apelo fortíssimo para teletrabalhadores que moram e trabalham nos grandes centros, onde o tempo gasto nas idas e vindas ao local de trabalho é absurdo.

    Trocar esses deslocamentos por trabalhar em casa é uma vantagem imbatível para muitos.

  • Reuniões mais eficientes e menos frequentes

    É incrível como certas empresas ou repartições públicas amam reuniões. Com o teletrabalho, as reuniões exigem certos procedimentos possivelmente caros e complexos, por isso, as reuniões tendem a ficar menos frequentes e bem mais proveitosas.

    Uma outra vantagem menos listada, mas que merece menção é o distanciamento de politicagem no trabalho, as boas e velhas tretas profissionais. Quando o ambiente de trabalho é assim, ter menos reuniões e manter distância das picuinhas é muito bom.

  • Economia de dinheiro

    Tenho que ser consistente nas minhas análises, assim, relembro no texto anterior da série falei que quando se parte para trabalhar em casa você tem que assumir certos custos, que antes eram atribuição das empresas ou repartições públicas.

    Entretanto, para muitos, o custo dos deslocamentos, o gasto com roupas, comer na rua e outros podem fazer o teletrabalho ser uma forma de se economizar dinheiro. Só você pode dizer se trabalhar em casa será econômico para você.

Se formos agrupar essas vantagens principais, vemos que ela se resumem a ações que proporcionam, principalmente, liberdade, flexibilidade, e produtividade. Esses fatores são indiscutivelmente importantes e fortes.

Uma observação importante é que essas possibilidades presentes no teletrabalho estão se tornando, sobretudo, parte importante no processo de escolha de empregadores ou contratantes. Isso, logicamente, para quem tem cacife para poder escolher.

Temos ainda um outro tipo de vantagens. Vejamos.

Vantagens listadas por aqueles que não trabalham necessariamente de suas casas

Isso porque trabalhar de casa não é necessariamente trabalhar em casa. Em um bom número dos casos é possível trabalhar de qualquer lugar onde haja uma conexão.

Nestes casos, as vantagens do trabalho remoto listadas são:

  • Possibilidade de viagens

    Tenho colegas de trabalho e membros de equipes remotas que nos prestam serviços que não passam seis meses em lugar nenhum.

    Aproveitar o teletrabalho para conhecer o mundo pode apelo muito grande para alguns.

  • Conseguir trabalhos mesmo fora da região de residência (e atuação presencial)

    Freelancers e prestadores de serviços que residem em cidades menores sempre mencionam a dificuldade conseguir trabalhos em suas regiões.

    Trabalhar em casa, para eles, significa transformar seu mercado de regional para mundial…

Nestas vantagens certamente entram as respostas de freelancers, empreendedores e, entre eles, os da vertente lifestyle e os nômades digitais.

Por fim temos as vantagens bobas, mas não menos importantes, do dia a dia.

Os pequenos prazeres que são importantes na decisão de trabalhar em casa

Se o teletrabalho é um formato de trabalho, o conforto é uma forma de dar leveza à sua vida profissional.

E essas vantagens mencionadas por teletrabalhadores mostra isso claramente:

  • Escritório caseiro personalizado pelo teletrabalhador.

  • Poder trabalhar em roupas mais confortáveis.

Para mim, trabalhar com short e t-shirt velha não tem preço…

Concluindo

Bem, esta série procurou mostrar, de forma bem ampla, todos os enfoques de se trabalhar fora de um escritório ou local de trabalho.

Até mesmo a forma como cada um chama essa possibilidade diz um pouco da intenção de se trabalho dessa forma.

Enfim, trabalho remoto, trabalho a distância, teletrabalho, trabalho em casa, trabalho nômade e diversas outras denominações são possibilidades de se trabalhar que crescem muito a cada ano e, se já não fazem, podem fazer parte da sua vida profissional.

Teletrabalho e Marketing Digital têm funcionam muito bem juntos.

E aí, você está preparado? Comente com suas opiniões e responda: trabalhar em casa é para você?

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

103 artigos publicados