5 Potenciais Problemas de Trabalhar Em Casa (E Que Ninguém Fala)

problemas de trabalhar em casa

Trabalhar em casa, ter um home office é o sonho de muitos, mas há problemas e quase ninguém fala deles… A vantagem é que todos esses problemas podem ser facilmente evitados, pois são concessões que você faz, ou não.

Eu me baseei em um antigo e ótimo artigo da Entrepreneur.com, de John Rampton sobre problemas de se trabalhar em casa. Expandi um pouco a análise e acrescentei umas opiniões minhas.

Muitas vezes, se você conhecer os problemas antecipadamente pode evitá-los, assim vejamos os principais desafios de se trabalhar em casa:

O nº 1 dos problemas de trabalhar em casa: Horário de Trabalhos, Dias de Folga, Feriados são conceitos relativizados

Como por muito tempo estar em casa foi o antônimo de estar trabalhando. Assim, será comum contratantes e/ou chefes entrarem em contato em horários estranhos, nos fins de semana e feriados.

Antes deles, você será o primeiro a quebrar o encanto, trabalho aos domingos ou estendo seu horário só mais um pouquinho.

A dica é: relaxe. Da mesma forma que entrarão em contato fora do horário padrão, na imensa maioria das vezes não terá ninguém perturbando. Assim como você pode se pegar trabalhando aos domingos, você pode tirar uma linda terça-feira de folga.

Compense a estranheza de horários e interrupções com mais estranheza ainda nas folgas, paradas e escapadas. Pare e brinque com seu filho às 10 da manhã, vá ao shopping na segunda feira à tarde e seja tratado como o dono do mundo.

Se não for para melhorar sua vida, não trabalhe de casa.

Por preconceito, muitas pessoas tratam quem trabalha de casa com (e seu trabalho) com menos respeito.

É o mesmo tipo de desdém que faz um empresa contratar grandes agência de publicidade para fazer (mal feito) marketing digital.

Embora a percepção esteja mudando, ainda há muitos ainda se prendam a diplomas, fama, tradição e outras coisas que, hoje, não representam necessariamente melhor preparo ou qualidade de trabalho. Há pessoas que têm problemas com quem opta por trabalhar de casa.

A forma de evitar problemas com essas pessoas é simples: ignore-as. Se elas não mudaram suas cabeças até hoje, não será você que conseguirá. Tem muita gente e empresa precisando de bons trabalhos e bons profissionais. Trabalhe para/com estas.

Não criar um ambiente e um processo de trabalho

Escrevo isso rindo, pois sou o caos em forma de teletrabalhador. Consigo levar porque dentro do meu caos particular consigo produzir muito e cumprir com qualidade todos os meus compromissos.

Compenso a inabilidade em ser organizado com a leveza de ser feliz trabalhando de casa. O fato de eu fazer e funcionar para mim, não significa que sou exemplo.

Garanto que quanto mais organizado for seu ambiente de trabalho e quanto mais ajustado for o seu processo, melhor será sua produtividade. Bem, eu acho que deve funcionar melhor… (continuo rindo).

Assim, para resolver o problema de trabalhar em casa, mantendo boa produtividade e a organização tanto de seu trabalho como de sua vida, crie processos de trabalho e um ambiente que estimule sua produção e facilite sua vida. Ter uma área de trabalho destacada ajuda muito no processo.

Cuidado para não transformar seus familiares em colegas de trabalho e contar para eles todas as ocorrências de sua vida profissional.

Um problema de trabalhar em casa que muitos consideram ser uma vantagem é não ter colegas de trabalho por perto.

Isso é carência, e por mais que sua família finja algum interesse, não abuse dos coitados. Não envolva seu entes queridos nas sua tretas profissionais. A solução é o entendimento que vida familiar é vida familiar e vida profissional é vida profissional. É ok ter duas personalidades nesses casos.

Em igual sentido, faça sua família entender que, quando você está trabalhando, não deve ser interrompido por motivos menos importantes. Assim, não seja carente e não alimente a carência dos outros.

Não vire um ermitão

Na próxima parte da série falo que um estudo comprova que as maiores vantagens de se trabalhar em casa são as que promovem o equilíbrio trabalho/vida. Em igual sentido, não vire um ermitão.

Um problema comum de se trabalhar em casa e passar muito tempo trancado dentro dela. Você precisa ter atividades externas, preferencialmente prazerosas para compensar o tanto de tempo que passa em casa trabalhando e vivendo em família, afinal, há um mundo enorme lá fora.

Afinal, como você pode ver, os problemas de se trabalhar em um home office são normalmente concessões que você pode ou não fazer. Assim, se depende de sua escolha, escolha evitar essas posturas que podem acabar por transformar o trabalho em casa em algo que trará mais malefícios que benefícios.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

95 artigos publicados