Como Criar Um Blog de Sucesso? As Principais Ações Para Criar e Alavancar Seu Blog

Como criar um blog de sucesso

Sabemos que o blog é a vitrine do seu conteúdo e a melhor ferramenta de relacionamento, mas como criar um blog de sucesso?

Primeiramente, para criar um blog de sucesso para por usar o marketing de conteúdo. Esta é a estratégia mais discutida e a que maior destaque tem recebido no marketing digital. Empresas off-line também vêm investindo maciçamente em conteúdo. Como fazer para brigar de igual para igual com os grandes? É possível brigar e vencer os grandes?

Primeiramente, afirmo que é possível brigar e vencer os grandes, e escrevo isso em um momento que, depois de uma parada forçada de mais de 3 anos, cai da 1ª posição no Google para o termo Marketing Digital para 20ª…

Reinicio a disputa por posições lá em cima das buscas com grandes empresas, e pretendo ganhar mais do que perder… Leia como a MarketingDigital.com.br pretende a voltar a ser o primeiro resultado das buscas para Marketing Digital. E o Marketing de Conteúdo será imprescindível para conseguirmos esses resultados.

11 ações para produzir conteúdo relevante, o fator determinante de um blog de sucesso

Vamos às 10 dicas e posturas, para você produzir conteúdo de destaque, mesmo em áreas muito disputadas.

  1. Coloque-se na posição da sua audiência

    Pense nas dúvidas dela, nas suas opções, inseguranças e em suas necessidades. Mesmo que você seja um expert no assunto, escreva para um leigo.
    Nunca parta do pressuposto de que todos entendem do seu assunto tanto quanto você. A palavra-chave aqui é valor. Dê valor, agregue, acrescente, esclareça, eduque.

  2. Não seja arrogante

    Tenha cuidado para não oprimir quem o acompanha com sua inteligência, seu conhecimento ou seu sucesso. Você aprendeu com alguém, agora, disponha-se a compartilhar seu conhecimento.

    O não saber é temporário, aquela pessoa que hoje pergunta poderá ser o expert de amanhã.

    Afinal, pense que, se você a ajudar nesse progresso, será a você que ela recorrerá quando for buscar informação, comprar um curso ou ir a uma palestra.

  3. Para criar um blog de sucesso é preciso escolher sobre o que falar, analisar o contexto e o momento

    Descubra os temas mais atuais, os mais discutidos, e destes, os com as discussões mais apaixonadas. Produza conteúdo que responda dúvidas, mas que também incite a discussão de alto nível.
    Moderar discussões é tão importante quanto esclarecer pontos ou tirar dúvidas. Trabalhe para o seu site ser o local das discussões. Poucas audiências são tão fiéis quanto as dos participantes de fóruns de discussão.

  4. Tenha uma posição que o(a) diferencie da maioria

    Se for o caso, aceite ir contra a maré, apresentar novas opções, ser o primeiro a contradizer um expert.
    Por exemplo, o artigo mais discutido de marketing de conteúdo em uma certa época (Content Shock) falava de uma inviabilidade lógica desse tipo de marketing, pois a produção de conteúdo era gigantesca e a disponibilidade de tempo das pessoas sempre a mesma.
    O artigo foi posteriormente desbancado por todos os experts do assunto. Bem, analisemos, foi desbancado ou discutido? Levantar novas hipóteses ou discussões levou quem escreveu este artigo à condição de expert, instantaneamente.
    Agora, se quiser ir de encontro à corrente, você tem que ter argumentos e estar preparado para o contraditório.

  5. Seja melhor

    Essa é o tipo da dica óbvia, mas em áreas ou nichos onde há muita quantidade, só a qualidade conseguirá fazer seu blog um caso de sucesso. Estude, informe-se e produza o melhor conteúdo do assunto, pois, aí, ele será encontrado, consumido e compartilhado.
    Imagine que você tem que fazer uma análise do Iphone mais recente. Com tanta concorrência, fazer um textinho que seja mais do mesmo será trabalho inútil…

  6. Produza séries de conteúdo

    Para você ter uma ideia de como as buscas ranqueiam um conteúdo, em média, os conteúdos que estão nas primeiras páginas do Google têm mais de 2 mil palavras.
    Por outro lado, muita gente prefere as mensagens homeopáticas do Twitter. Você tem que descobrir o que sua audiência quer.
    Uma vertente que utilizo com sucesso são as séries. O mesmo conteúdo pode ser baixado como e-book, enviado por e-mails diários com 1 parte a cada dia ou consumidos 1 a 1 no blog.
    Nessa última opção eles figuram como, parte 1, parte 2 e assim por diante. Se a parte 1 for realmente interessante, a probabilidade de as partes seguintes serem consumidas é bastante grande.
    Os formatos de entrega podem variar: em partes, por PDF ou e-mail, mas, independentemente da forma, entregue o conteúdo que sua audiência deseja consumir.

  7. Faça curadoria de bons conteúdos de terceiros

    Mencione boas fontes e produza conteúdo original analisando e discutindo o conteúdo de terceiros.  Entre na conversa e estimule a discussão, mas nunca deixe de mencionar a fonte original.
    A curadoria tende a ser tratada, por quem não entende exatamente como ela funciona, como algo menor ou um tanto oportunista.
    Acontece que filtrar conteúdos de interesse, promover discussões de assuntos relevantes e apresentar algo novo que seja fruto de boas origens e boas discussões é, certamente, um trabalho importante e complexo.

  8. Como criar um blog de sucesso? Antecipe-se. Perceba tendências e inicie conversações

    Estude assuntos que têm boa chance de se tornar boas discussões no futuro.
    Por exemplo, quando eu percebi que o marketing de conteúdo estava mudando a forma de se fazer SEO, escrevi, em julho de 2013:
    “As atualizações do Google permitem determinar o que é conteúdo novo e relevante e, assim, premiar com melhores colocações quem se dá o trabalho de produzir.
    Se antes o SEO (a otimização) controlava a produção de conteúdo, isso se inverteu. Agora, o controle fica por conta do conteúdo…”.
    Esse foi o artigo que deu visibilidade à MarketingDigital.com.br, pois ele teve mais de 46 mil visitas orgânicas e foi compartilhado por mais de 850 pessoas.
    Assim, nunca pare de pesquisar, ler e buscar assuntos. Afinal, o que é tendência hoje, amanhã pode ser matéria de capa (ou home page 😊). Saia na frente e produza sempre, para alcançar e não perder a liderança.

  9. Derive seu conteúdo

    Derive e dissemine seu conteúdo. Pense em um post básico com uma imagem de sua produção.
    No fim do post, chame a pessoa para se cadastrar e receber conteúdo diferenciado, que analisa mais profundamente o assunto e, além disso, grave um vídeo com essa análise mais aprofundada.
    Se tiver números suficientes, produza um infográfico e uma apresentação em Power Point.
    Cada derivação de conteúdo deve ser linkada aos outros formatos, porque isso aumenta muito a chance de seu conteúdo ser encontrado e ajuda a firmar sua autoridade e seu blog ter sucesso.

    Uma coisa importante da derivação de conteúdo é perceber que em cada plataforma o conteúdo deve ser apresentado de acordo com a expectativa do público que consome conteúdo naquela plataforma.

    Copiar e colar o conteúdo original em diversos lugares diferentes não funciona.

  10. Faça uma promoção cruzada do seu blog nas mídias sociais.

    Seu blog deve ser parte de uma estrutura maior, que envolva Youtube, Twitter, Instagram, Facebook e Grupos do LinkedIn, assim como todas redes sociais que lhe for possível.
    O importante é que, em cada uma de suas mídias sociais, você apresente seu conteúdo no formato desejado pelos usuários daquela rede e não simplesmente copiar e colar seu conteúdo em todos os lugares.

  11. Defina o objetivo de cada publicação

    “Conteúdo sem conversão é publicação grátis”, disse Chris Growan. Pense, antecipadamente, o que deseja com cada conteúdo publicado.
    É importante definir a expectativa de cada ação ou publicação, seja qual for a o objetivo: levar as pessoas a se cadastrarem para baixar um e-book, firmar uma posição, usar do newsjack para capitalizar em cima de um assunto em alta ou confrontar um player importante.
    Tenha chamadas para ação que estimulem os consumidores do conteúdo, principalmente, a tomarem uma atitude que se apresente como objetivo do negócio (ou parte dele).
    Vamos pensar, agora, com ter ideias para produzir conteúdos? O ideal é pensar conjuntamente com os objetivos…

A Clicktime, ao desenvolver a MarketingDigital.com.br deu total protagonismo ao conteúdo. E aí, você está pronto para criar um blog de sucesso?

Vamos ver, em seguida, como ter ideias de conteúdo e saber se há audiência interessada?

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

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