O SEO perdeu importância? Se não, por que SEOMoz tornou-se Moz e MestreSEO, Agência Mestre?
O SEO perdeu importância? O que levou importantes players a tomar a difícil decisão de mudar suas marcas? Essa é uma pergunta razoável, que ouço de tempos em tempos. Vamos pensar qual é a atual importância do SEO.
Primeiramente, quero esclarecer que só menciono empresas e serviços merecedoras de meu respeito, não só pela qualidade do serviço que prestam como pela disposição de mudar. Num momento em que vemos tantas empresas antigas ainda presas a conceitos e valores ultrapassados, é admirável ver empresas tão novas agirem de forma corajosa e transparente. Conheça a Moz e a Agência Mestre.
No primeiro artigo que publiquei na MarketingDigital.com.br, falei sobre a as diferentes estratégias de marketing digital, e disse ser “ingenuidade querer ter sucesso na Internet utilizando apenas uma ou duas estratégias de marketing digital”.
Até aí nada mais importante, só um cara querendo impactar, publicando uma opinião pouco convencional. Entretanto, quando grandes players tomam decisões com esse nível de implicações, devemos analisar mais profundamente os motivos. O SEO deixou de ser importante? É tudo jogo de marketing? Definitivamente, não.
O SEO ainda é uma estratégia de extrema importância no marketing digital, seu conceito é que está sendo aperfeiçoado.
Afinal, existe um problema com o SEO? Os mais imediatistas já decretariam sua morte em chamadas apelativas. É fato que o trabalho de SEO sempre deu margem a percepções difusas.
A verdade é que não há problema real com o trabalho de SEO, mas uma série de fatores conceituais concorrem para essa mudança nas marcas.
Por que o SEO mudou? O SEO perdeu importância?
Considero serem as mais importantes:
- O conceito de SEO sempre ter soado estranho, como que um objetivo descrevesse um trabalho. Seria como dizer que um filme era otimizado para o Oscar. Em tese, qualquer trabalho é otimizado para um objetivo.
- No início, o SEO tinha a pecha de utilizar técnicas que deixavam em segundo plano trabalhos mais bem elaborados. Muitos consideravam injusta uma preocupação maior em agradar aos robôs das buscas do que às pessoas.
- O SEO ser tido como trabalho de nerds inescrupulosos, com o único intuito de burlar as buscas e conseguir boas colocações. Isso realmente aconteceu, também no início do marketing digital, mas ocorre em muito menor escala hoje, e está longe de ser uma definição responsável de um trabalho extremamente complexo e importante.
- Ser difícil explicar para os clientes o que é SEO. Vender um serviço que o cliente não consegue entender exatamente como funciona, sempre foi uma barreira.
- A complexidade do serviço ter crescido muito com o tempo. Começou a ficar difícil dizer que um trabalho era “apenas” de otimização para buscas, já que demandava muitas ações diferentes. E o PPC? E o trabalho nas mídias sociais? O aumento da instrução dos clientes trouxe muitas perguntas. Como o trabalho de SEO envolvia diversas outras estratégias e uma parte não pode ser maior que o todo, SEO “virou” Marketing Digital.
- Por fim, a indiscutível constatação do aumento da importância da produção de conteúdo original e de qualidade. As atualizações recorrentes do Google aumentam cada vez mais a sua capacidade de determinar o que é conteúdo novo e relevante e, assim, premiar com melhores colocações quem se dá o trabalho de produzi-lo. O SEO não perdeu importância, digamos que ele perdeu o cargo de chefia. Agora, o controle fica por conta do conteúdo…
A MarketingDigital.com.br, em cinco meses de existência, alcançou a primeira posição no Google para o termo Marketing Digital.
O marketing digital, por sua dinamicidade, dificilmente se tornará uma ciência exata, mas uma possibilidade em constante aprimoramento. Esse é um dos motivos de a MarketingDigital.com.br tratar de diversas estratégias e não apenas das, teoricamente, de maior destaque.
Uma coisa engraçada aconteceu, então. Depois que chegamos à primeira posição, ouvi de várias pessoas que era por causa do domínio.
E dessas mesmas pessoas já tinha ouvido que domínios com palavras-chave eram importantes, mas que nunca seriam garantia de boas colocações.
Gosto de pensar que as 4 horas que gasto, em média, para escrever cada artigo são o melhor investimento que faço em meu negócio.
Repito a frase de maior destaque do meu primeiro artigo: “Por mais que certas estratégias de marketing digital pareçam ser mais importantes que outras, devemos perceber que, apenas com a utilização de diversas estratégias, de forma equilibrada e integrada, se pode ter sucesso em um negócio online.” Porque apenas uma visão 360 de marketing digital pode gerar resultados.
E para confirmar, sem chance de dúvida, que o domínio está longe de ser tudo, por um problema de saúde na família, tivemos que para o trabalho no site por mais de 3 anos. Como resultado, caímos para a 23ª posição para o termo marketing digital. Igualmente, despencamos também para outras palavras-chave para as quais tínhamos boas colocações. É, somos a prova viva que o SEO não perdeu importância.
Isso diz muito da dinâmica deste trabalho de marketing digital. Estamos de volta e vamos lutar, castigar na otimização e recuperar nossa relevância.
O que realmente importa. A importância do SEO
Nenhum negócio pode parar, pois será duramente punido. Entretanto, no trabalho digital as punições são muito rápidas e duras. A recuperação, em contraste, é lenta, mas igualmente dura.
Assim, note que o SEO, a otimização para as buscas é trabalho muito importante, mas ele é parte de algo maior, o trabalho de conteúdo, o marketing de conteúdo.
Outra percepção importante é que qualquer trabalho passa por fases que podem ocorrer de forma destacada ou concomitante. Eu as divido em planejamento, tráfego, relacionamento, monetização e evolução. De nada adianta ter muita visitação, sem ter formas de monetizá-la. A monetização é impossível sem se criar forte conexão no relacionamento com visitantes ou clientes. E planejamento e evolução são preocupações imprescindíveis para qualquer negócio, a qualquer tempo.
No serviço que prestamos como agência, sempre deixamos claro que o melhor ROI entre os serviços prestados é o da otimização, mas isso continua sendo assunto tabu. É real e forte a dificuldade de convencer que a otimização para as buscas é um trabalho que é contínuo, mas que erradamente parece terminado com a publicação de um conteúdo.
Agora, para quem entende isso, está aberta a porta para o bom posicionamento nos resultados de busca e, a consequente confiança que isso passa ao potencial cliente, além de ter impacto indiscutível na decisão de compra.
Assim, otimize seu conteúdo e torne-se parceiro de gigantes. É uma forma de ter o Google e a Microsoft como consultores de vendas do seu produto.
Concluindo. Não, o SEO definitivamente não perdeu sua importância.