Erros das Agências Digitais: A Origem e Como Evitá-los

erros das agências digitais

Erros das Agências Digitais – Conheça os Principais, Veja Como Evitá-los e 10 Ações Para Conquistar Clientes e Crescer Sua Agência.

Como vimos nos capítulos anteriores, os principais erros das agências digitais são herdados dos protagonistas desta série, as pernas digitais de agências de publicidade, que insistem em implementar no trabalho digital estratégias ultrapassadas, até mesmo para as agências de publicidade.

É chato falar dos outros, mas os filhos das agência off-line/online costumam ser feios. E esse modelo Frankenstein gera campanhas monstrengos, como anunciar na TV a página do Facebook, que estimula a participação em um concurso cujo cadastro é feito no site, que, por sua vez,… Vamos ganhar 20% em cima de vários canais! Putz, Alex, você insiste nisso… Sim, mas é por um bom motivo, na verdade, um alerta: as agências realmente digitais devem estar preparadas, e saber que seu próximo cliente passou por isso!

Você, agência digital, vai herdar como cliente uma empresa traumatizada, descrente, que não entende como funciona o trabalho online e que já que aceitou por muito tempo esses tipos de “campanhas online”.

E ele não entende porque jamais lhe foi apresentado algo que fosse sensato para trabalhar no mundo digital. E a empresa cliente também não sabe que paciência na internet se mede em centésimos de segundos; até menos tempo que a disposição de desligar o telefone ao receber uma ligação de um call center.

Tudo isso começou porque os grandes clientes queriam manter relacionamento com apenas uma agência, então, se ela também “fazia digital” estava ótimo, menos dor de cabeça. Depois de um tempo, o cliente começa a perceber que não há métricas; que misturar TV, com mídias sociais, blog, rádio e revista vira uma confusão impossível de ser administrada. E acima de tudo, que os resultados não aparecem. O que fazer, então, para não transformar os erros das agências tradicionais em erros das agências digitais?

Como escapar dessa cilada?

Resultado: esse conceito é a tábua de salvação do verdadeiro trabalho digital.

Por isso tudo, você, agência digital raiz, provavelmente não será o primeiro amor de uma grande empresa. O processo de atuação na internet de algumas empresas faz com que elas passem antes por uma agência que presta o serviço de “publicidade digital”, tratamento não reconhecido pelo Conselho de Medicina Digital, e que indica a aplicação na internet de um modelo híbrido, meio sem-noção, meio picareta, que é resultado da utilização de 2 ou mais das seguintes possibilidades:

  • Campanha Multichannel BV-Oriented;
  • Trocadilhos (in)felizes e os incríveis memes nas redes sociais, a famosa atuação adolescente nas mídias sociais;
  • Sites com design modernoso, onde tudo é muito viajante e nunca se chega na área que se deseja;
  • Imagens com famílias felizes comemorando pulando juntas;
  • Utilização de celebridades;
  • Uso obrigatório dos termos Internet das Coisas e Big Data nas propostas (sem saber o que isso realmente significa);
  • Falta de métricas.

Os principais erros das agências digitais são herdados, mas, felizmente, há formas de se fugir desses problemas e oferecer um serviço digital de qualidade. Para isso são necessárias algumas ações que vão diferenciar a sua agência digital das “também digitais”.

Vamos direto às ações?

Veja 10 formas de manter e crescer sua agência digital

  1. Primeiramente, tenha um plano de ação, uma proposta formal de trabalho, mostrando todas as possibilidades.

    Apresente um planejamento 360º de marketing digital, mas também tenha um plano B, uma proposta de trabalho mínimo nas plataformas e estratégias mais importantes.
    Resultados e tempo de maturação de estratégias costumam funcionar de maneiras opostas. Por exemplo, técnicas de conteúdo oferecem resultados excelentes, mas funcionam em médio ou longo prazos. Links patrocinados no Google funcionam instantaneamente, mas são caras e precisam ter o ROI analisado para serem mantidos.

  2. Se o site atual do cliente for muito ruim, lute para desenvolver um novo site. Um bom site pode significar 50% do sucesso do trabalho digital.

    O cliente costuma achar que isso configura venda casada ou que você esteja forçando a barra. Acontece que site ruim não converte. Tentar repaginar um site ruim talvez seja o pior entre os erros das agências digitais. Negocie duramente para implementar um site de qualidade, estruturado para converter. E site de qualidade deve ter qualidade no design, na usabilidade, no conteúdo e nas chamadas para ação.

  3. Centralize no Marketing de Conteúdo suas ações. Todas as outras estratégias devem trabalhar em função do conteúdo.

    Como já disse o trabalho com conteúdo leva mais tempo para converter, mas é, indiscutivelmente, a estratégia de maior sustentabilidade. Alcançado o status de provedor de informação e conteúdo de valor, a relevância do site cresce e isso só é perdido se se parar de produzir conteúdo.

  4. Tente implementar um processo de decisão rápido.

    Até você ter a confiança do cliente para uma autonomia mínima, todo seu trabalho será minuciosamente discutido, e, quanto maior for seu cliente, mais tempo você ficará em reuniões.
    Assim, logo de início proponha reuniões relâmpago por Skype, Hangout e Zoom e tente limitar o tempo de decisão. Explique que o tempo de internet é outro. Com o tempo e os bons resultados, a confiança virá.

  5. Crie um modelo de relacionamento contínuo.

    Tenha pauta de assuntos, calendário de publicações e use as mídias sociais como captadoras e alimentadoras de relacionamentos e não como SAC 2.0. Se atendimento for atribuição sua, resolva problemas com contatos individuais com o usuário. Se não for, instrua a empresa a agir dessa forma.
    Mostre, também, que o trabalho de captação e relacionamento digital não para nunca. Acima de tudo, não caia na tentação de trabalhar de forma infantil nas redes sociais, fazendo uso de memes, trocadilhos e outras infantilidades.

  6. Nutra o cliente com todo tipo de informação que lhe for possível.

    O que você economizar em reuniões inócuas, gaste em relatórios que apresentem dados amplos e reais e conclusões respaldadas em números. Estimule a criação de bancos de dados na estrutura do cliente e a utilização criteriosa desses dados na definição de estratégias futuras (big data/big knowledge).

  7. Use ferramentas de métricas e aplicativos de controle que tenham acesso online e abra acesso direto a estes para seus clientes.

    Um dos principais erros das agências digitais é não fornecer métricas. Mostre ao cliente o que cada métrica diz do trabalho e como usar esses dados para instruir tanto o trabalho da agência como as decisões de negócios da empresa contratante.

  8. Tenha gerentes de conta preparados e treinados para apresentar todo tipo de informação solicitada pelo cliente de forma rápida e definitiva.

    Da mesma forma nas métricas, treine a equipe de seu cliente para entender o trabalho e criticar resultados e relatórios. A definição ou redefinição de linhas de ação deve ser um trabalho conjunto da agência com o cliente.

  9. Documente tudo em contrato, formalizando os prazos mínimos necessários para que os trabalhos comecem a apresentar resultado.

    As pessoas tendem a pensar tudo digital é instantâneo. Explique que, pelo contrário, certas estratégias demoram um pouco mais para engrenar no mundo digital, mas que, quando começam a funcionar, ninguém segura…

  10. E, por fim, algo muito importante: não seja o serviço baratinho.

    O trabalho na internet está ficando cada vez mais caro e complexo, ao mesmo tempo que a cada dia aparecem novos serviços queimando preços.
    Pergunte a seus clientes se eles querem errar de novo. Pense que eles estavam acostumados a investir fortunas sem resultados, com os também digitais. A fim de entregar resultados, estruture-se e entregue o que é esperado de seu serviço. Empresa alguma se importa de pagar por compromissos cumpridos, prazos respeitados e resultados atingidos.

E não pense que será fácil.

Você pode até alegar que eu desisti de ser agência, o que é um argumento bastante razoável. Acontece que sou sócio de uma agência puramente digital desde 2000 e já dei minha cota de contribuição. Além disso, trabalhar de conteúdo e educação sempre foi meu desejo.

Assim, agência digital, saiba que a briga é dura e, sim, e que o mundo off-line é muito grande. Não cometa o mesmo erro, em sentido contrário, desprezando as mídias tradicionais, mas não caia na tentação de ser “também off-line”. Aceitar ser fantoche de agências de publicidade para entrar no rateio do BV é o começo do fim. Isso vicia rápido, e os resultados podem ser devastadores.

Vimos os principais erros das agências digitais e, na próxima parte, veremos que o pai da Publicidade, David Ogilvy, renega todas as características atuais de trabalho de seus filhos. Além disso, você vai ver que suas instruções têm uma precisão e atualidade incríveis.

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Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

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