fbpx

O que é Big Data?

big data

Big data é um conceito que não é literal, — muitos dados, muitas informações —, mas sim o controle e uso desse montante de informações para se obter mais e melhores insights, resultados, ações e soluções.

Sinônimos
em português

  • bigdata
  • big information

Tudo no big data é pensado a fim de melhorar negócios e vidas, por meio da escolha das melhores opções ou com o uso dos processos mais efetivos, com base no processamento das informações.

São tantas as possibilidades de uso do big data… Por isso, tão difícil quanto definir big data é limitar as possibilidades que se vislumbram com ela.

O conceito de big data fica mais preciso quando associado a um conceito complementar: big knowledge. Isso, porque dados, por si sós, não têm valor sem processamento. Dados processados, depurados e organizados viram conhecimento, que gera novos e melhores processos, tecnologias e estratégias.

A expectativa é que, como já vem acontecendo e cada vez mais, a inteligência artificial, utilizando conhecimentos obtido por meio dos processos de big data/big knowledge, ofereça melhores respostas para antigos problemas, processos e tecnologias mais aprimorados para facilitar negócios, assim como, no aspecto humano, mais qualidade de vida.

Como o Big Data é importante no Marketing Digital

Fase do Negócio
Digital

Big Data é uma preocupação devida de busca de:
  • Tráfego
  • Monetização
  • Evolução

Estratégias de Marketing Digital Associadas

Big Data está associado às seguintes estratégias:
  • Estratégias Avançadas
  • Links patrocinados
  • SEO

Big Data já é uma realidade em serviços importantes para o trabalho de marketing digital, prestados principalmente pelas buscas.

A partir da análise de uma quantidade absurda de informações tanto de pesquisas feitas pelos usuários, quanto dos sites que procuram alcançar bons rankings, O Google, por exemplo, determina:

  • os melhores locais e momentos para a exposição de banners no Adsense, assim como,
  • quais sites, em termos de contexto e respostas, são mais apropriados para constarem da página de resultados de determinadas pesquisas no Adwords.

Assim, tanto para quem anuncia, como para quem expõe anúncios, o bigdata interfere nas respostas oferecidas pelas buscas.

Análises feitas por sistemas de bigdata também estão presentes em diversos serviços prestados aos profissionais de marketing digital.

O que não é Big Data?

Big Data não é um ativo antes de os dados darem origem a conhecimento. Conhecimento é extraído de dados filtrados, analisados, segmentados e processados.

É possível utilizar dados de um para benefício de outros. Dados de hospitais, por exemplo, podem gerar conhecimento que beneficiará a saúde de todos.

Em se tratando de negócios, dados de contas bancárias podem gerar conhecimento que indicarão os melhores investimentos, as apostas mais indicadas em termos de empreendedorismo e assim por diante.

Prestador de serviço com destaque

Hoje, é mais provável você usar soluções que são geradas a partir de grandes serviços como o Google e outras buscas do que efetivamente ter a necessidade de contratar um serviço de big data para estruturar e organizar os seus dados.

Isso, porém, está em processo claro de mudança. A percepção de que se precisa ser muito grande para ter dados que mereçam receber tratamento não é correta.

Cada vez mais, as empresas que oferecem serviços de gestão de conhecimento e big data estão criando produtos para empresas menores. E nesse começo o foco é nichar, oferecendo produtos específicos para saúde, educação e outros.

Saiba mais sobre a MarketingDigital.com.br

Se você chegou à MarketingDigital.com.br diretamente na definição de bigdata em nosso Glossário de Marketing Digital saiba que, além disso, temos muito conteúdo original e de qualidade em nosso portal.

Em breve, a fim de prestarmos serviços ainda mais relevantes a você, teremos guias de serviços, profissionais e agências digitais; agendas de eventos, indicações de cursos, próprios e de terceiros, e muito mais.

Clique, a fim de conhecer todas as possibilidades do maior portal brasileiro de marketing digital.

Você presta serviços relacionados a este ou qualquer outro termo de nosso glossário?

Então, patrocine-o! Assim, você pode ter a sua marca associada a um termo, sempre que ele aparecer em um texto da MarketingDigital.com.br. Clique para saber mais.

 

O glossário de Marketing Digital, que apresenta esta definição, é um serviço da Clicktime Marketing & Design.