Web Design: 10 Dicas Para Mais Visitação e Melhores Conversões

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Web Design: Bom design e boa usabilidade atraem visitação, convertem melhor e são características primordiais para o sucesso de sites e e-commerces.

Pode-se até argumentar que há péssimos sites com péssimo web design que atingiram sucesso, mas o fato é que estariam ainda melhor se fossem mais bem apresentados.

Além do visual, também são atribuições do designer cuidar da padronização, acessibilidade, usabilidade e funcionalidade.

À soma dessas possibilidades denomina-se experiência do usuário, aquilo que determina em menos de um segundo se ela deseja ou não continuar no site.

O web design é ferramenta importantíssima no marketing digital.

Assim, listamos listar 10 providências de design podem ajudar na comunicação com seus clientes, a fim de criar uma experiência rica e atingir o objetivo do negócio, tanto em termos de relacionamento como de conversão em vendas.

Alguns detalhes podem parecer pequenos, mas:

Marketing digital é um jogo de detalhes e qualquer pequena conquista é importante.

Vamos às dicas de design web:

  1. Se seu orçamento permite, contrate para seu web design um designer profissional 

    Templates e temas podem parecer uma ótima opção, mas é só lógico considerar que se um site se parece com outros 5 mil, ele tem menor chance de se destacar.
    Lembre-se que a concorrência é enorme e você deve usar todas as armas para marcar sua presença. Em contrapartida, certos modelos de navegação já estão se tornando padrões. Comércios eletrônicos, por exemplo, seguem um fluxo que não varia muito (ou não deve variar).
    Se grandes players, que testam cada detalhe, definem um certo modelo, pode-se seguir esse modelo com maior chance de sucesso. Note que um site ter web design diferenciado, navegação intuitiva, padrões visuais testados e aprovados de navegação e não fazer parte de um time de sites muito parecidos é tarefa para bons designers.

  2. Equilibre a beleza da apresentação com a usabilidade/funcionalidade

    É complexo fazer com que os dois enfoques sejam atendidos, pois há fatores restritivos. Para uma melhor usabilidade, por vezes há que se deixar de lado opções que poderiam melhorar o aspecto visual.
    Todos sabemos que beleza é fundamental, mas em uma situação de incompatibilidade, opte pela usabilidade/funcionalidade, porque bons designers sempre conseguirão manter um bom apelo visual.

  3. Coloque as informações mais importantes na parte superior da página

    Seu web design deve considerar que uma página normal tem 3 partes, sendo a superior, o terço superior da página, a mais importante, aquela que aparece na maioria dos monitores sem necessidade de descer a barra lateral (scroll).
    O julgamento de sua página leva apenas alguns segundos e, se o visitante não perceber muito rapidamente o que você oferece, sua página é abandonada sem piedade. Assim, diga a que veio na parte superior da página, mostre seu principal produto e sua chamada para ação nesta área.
    Se sua página é muito longa, use no web design um script que mantenha uma área sempre visível, mesmo quando você subir ou descer a página (float). Mantenha nessa área as principais informações de seu site de conteúdo, o seu produto de destaque e o link para o carrinho de compras de seu comércio eletrônico, por exemplo.

  4. Dívida textos longos

    Já afirmamos em artigo anterior que conteúdo de qualidade é o que de mais importante um site pode oferecer. Seus textos têm que engajar o leitor e ser de fácil leitura. Assim, sua conversão será a melhor possível.
    Pessoalmente, acho que essa “obrigatoriedade” de textos curtos pode tornar a mensagem incompleta. Assim, se o tema exige, o texto deve ter o tamanho que for necessário.
    Assim, para textos longos, quebre grandes blocos de texto com imagens, negritados com fontes ou cores diferenciadas, destaques, lista de tópicos e paginações. Esses truques aumentam a chance de as pessoas chegarem ao fim dos textos. E, se seus leitores se dedicarem a ler seus textos longos integralmente, é razoável supor que ele confiam em você, assim como em seus produtos ou serviços.

  5. Teste sempre, principalmente as ofertas

    Cada visitante responde de uma forma diferente às chamadas para ação e formatos de textos. Faça teste AB. Teste cores, tanto de fundo como dos botões. Pesquisas mostram que fundos com cores claras e textos em preto têm melhor aceitação. Destaque seus produtos e chamadas com cores mais fortes.
    Experimente, da mesma forma, diferentes textos de chamada para ação nos botões. Veja se para você funciona melhor “Comprar” ou “Adicione ao Carrinho” ou “Compre já”, por exemplo. Teste as variações ao longo de períodos idênticos de tempo, compare-as e adote as que funcionarem melhor.
    De tempos em tempos refaça os testes. Evite o rocambolesco no seu design para web. Note que sempre que você pensar: será que funcionaria… é provável concluir que, se não existe ainda e você não é designer, talvez seja melhor abandonar essa ideia.

  6. Coloque uma busca no site no topo de sua página

    Muitas pessoas desejam ir direto para a página com o assunto ou produto que procuram. Organize os resultados das buscas de modo que os usuários encontrem rapidamente o que procuram.
    Faça isso separando os resultados em categorias como Produtos, Eventos, Artigos, Cursos, (como fazemos em nossa página, por exemplo). Analise constantemente os termos mais buscados e dê destaque às páginas que contêm informações relevantes desses termos.

  7. Tire no web design distrações das páginas descritivas de produtos ou de fechamento de compras

    Banners, menus, listas de páginas parceiras e semelhantes não devem constar de páginas de vendas. Essas distrações podem fazer com que as pessoas desistam da compra. Na página do produto, dê destaque a imagem dele, com nome, descrição e preço.
    Apresente testemunhos de clientes satisfeitos se houver espaço. Note que é importante que a oferta de produtos complementares (quem comprou isso também comprou aquilo, acrescente isso e ganhe aquilo de bônus…) esteja nas páginas de fechamento, depois que a pessoa já adicionou um produto ao carrinho de compras.
    Foque em garantir vendas para depois, se possível, aumentá-las.

  8. Estude as métricas de seu site

    Mesmo gratuito, o Google Analytics diz muito de como as pessoas veem seu site. Entradas, percentual de saídas, velocidade, pesquisas, conversões e muitas outras importantes informações são oferecidas. Confira que páginas têm melhor desempenho e torne o modelo de design web delas padrão.
    Veja, da mesma forma, o percentual de acessos vindos dos diferentes browsers para as adaptações cabíveis. Um percentual razoável dos visitantes usam versões desatualizadas e browsers menos comuns.
    Com o aumento da visitação, esses pequenos percentuais começam a significar muita gente, que não pode ser deixada de lado. Há diversas ferramentas que ajudam nesta tarefa e as mudanças normalmente são resolvidas com providências simples.

  9. Defina categorias e padronize a navegação antes de lançar o site

    Se seu conteúdo ou linha de produtos têm muitas categorias, o primeiro trabalho é definir as categorias de modo tal que encontrar um determinado produto ou conteúdo seja algo intuitivo.
    Apresente essas categorias na forma de submenus que se abrem ao passar do mouse, a fim de evitar menus fixos muito grandes. Exponha a chamada navegação por breadcrumbs, que mostra o caminho utilizado para se chegar à uma página específica, como, por exemplo:
    HOME > ARTIGOS > SEO > SEO LOCAL
    Permita, também, que o usuário ordene os produtos por preço (crescente e decrescente), comentários, popularidade etc. É importante que os usuários possam visualizar variações de cores, tamanhos e outras especificidades de seus produtos.
    Saiba que quanto mais informações você oferecer, maior será a chance de o usuário encontrar o que efetivamente procura.

  10. Use no web design o chamado design responsivo

    Esta possibilidade permite ao site adaptar-se automaticamente a qualquer tamanho de tela ou tipo de aparelho (desktops, notebooks, tablets, celulares e até aparelhos de TV). As possibilidades de acesso à internet aumentam a cada dia e é importante que todos sejam contempladas.
    Assim, não é apenas importante abrir em diferentes browsers, mas em diferentes sistemas como: Android, iOS, Windows Phone, Linux, Apple, Windows, entre outros.
    Lembre-se que mais de 60% dos acessos à internet se dão por aparelhos móveis, e cada vez mais pessoas acessam a internet assim e seu site deve estar preparado para atendê-las.
    Hoje, faz mais sentido você fazer uma página para celulares e adaptá-la para desktops e laptops…

De todas as dicas listadas, extrai-se que é essencial:

  • ser acessível a qualquer um, independente da forma de acesso, aparelho, ou característica de navegação;
  • testar sempre para descobrir que modelos atendem melhor seus usuários e, por fim;
  • apresentar suas informações de forma clara, intuitiva e direta.

Use o web design como aliado para conquistar, e não afastar, sua audiência.

A empresa responsável pela MarketingDigital.com.br, a Clicktime é uma empresa de design (inclusive web design) e marketing digital. Veja nosso portfolio.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

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