Não cometa erros de SEO! Ao longo dos anos o Google vem criando uma série de regras, a fim de garantir que os sites disputem de forma limpa o jogo dos rankings. Normalmente, castigos duros atingem quem faz o que não deve.
Alguns sites insistem em ignorar as regras, cometem erros de SEO e têm sido punidos de forma cada vez mais frequente, caindo ou desaparecendo dos resultados das buscas.
Este artigo é alerta para masoquistas, que se desesperam na expectativa da próxima atualização do Google. E vibram nervosamente porque não foram atingidos, dessa vez.
Listamos ações que podem transformar seu site em mais uma vítima dos updates dos algoritmos do Google. Cuide-se ou fique eternamente na expectativa da próxima mudança.
O risco é real, aconteceu conosco. Não foi punição por jogarmos de forma desleal, mas por um problema sério.
A marketingdigital.com.br tinha o primeiro lugar nas buscas para marketing digital, mas por motivo de problema de saúde na família, tivemos que parar o site por quase 4 anos e despencamos para a 19ª posição…
Voltamos, agora, com toda a disposição do mundo para recuperar a posição que nos interessa…
Isso virou um compromisso nosso, firmado em um artigo: Como faremos a MarketingDigital.com.br voltar a ser o principal portal de Marketing Digital do Brasil
Assim, veja como evitar cair no ranking, fazendo a coisa certa. Novamente, não cometa erros de SEO.
As melhores providências, a fim de cair ou desaparecer nos resultados das buscas, são:
-
Não ofereça conteúdo original.
Primeiramente, Esse talvez seja um dos erros mais comuns de SEO.
Ao invés de escrever seu próprio conteúdo, copie artigos de vários sites, reescreva trocando 6 por meia dúzia, ou, ainda, apenas disponha palavras-chave, importantes para seu negócio, em frases que nenhum humano consiga entender.
Assim, das duas, uma, se seu site não for punido por duplicidade de conteúdo, será totalmente ignorado por oferecer conteúdo irrelevante.
Já publicamos um artigo dizendo como produzir conteúdo relevante.
Note que não basta produzir conteúdo original e deixá-lo lá, imutável, para sempre. Esse conteúdo não apenas ficará desatualizado, para desagrado de seus leitores, como o Google não terá conteúdo novo para indexar. Seus rankings tenderão a cair e os robôs das buscas visitarão seu site cada vez menos.
Eu garanto que atualização e consistência nas publicação são ações imprescindíveis. Afinal a marketingdigital.com.br era a 1ª nas buscas para marketing digital e despencou para a vigésima posição por falta de publicação. Isso não configura punição, mas perda de relevância.
-
Insista na jurássica técnica do keyword stuffing (recheio de palavras-chave)
Não há nada que leitores gostem mais que ler um texto em que certas termos são repetidos à exaustão.
Esse, que talvez tenha sido o primeiro truque sujo de SEO (black hat), mas, incrivelmente, ainda é um erro cometido por muitos, a cada 10 palavras do texto ou no rodapé da página.
A repetição exagerada de termos é um bom caminho para quem deseja cair nos resultados das buscas.
O plugin Yoast ajuda a manter as repetições dentro do indicado.
-
Continue a ver Panda e Pinguim e outros bichos do Google apenas no zoológico
Panda e Penguin foram duas das mais importantes atualizações dos algoritmos do Google. Eles restringiram ainda mais ações dos que tentam ludibriar o sistema.
Ignorar essas atualizações (e alterações) pode ser muito arriscado. Leia essa artigo que explica como evitar problemas com as atualizações do Google.
-
Faça o foco de seu site ser a exposição de anúncios
Anúncios dão dinheiro, então, quanto mais melhor, certo?
A parte superior do site diz a que seu site se propõe e, a exposição excessiva de anúncios nessa parte (mais de 3 unidades), configura erro que aumenta as chances de problemas com o SEO.
Diminua o número de anúncios ou corra o risco de cair nos resultados das buscas.
Aí, se você ganha mais por um lado, perde por outro, afinal, (+ anúncios – page-views) = (- anúncios).
-
Use técnicas de IP Delivery ou Cloaking (apresentar uma versão de página para o usuário e outra para os mecanismos de buscas)
Essa controversa e complexa técnica de burlar o sistema apresenta aos robôs do Google uma página especial e outra aos visitantes.
Isso irrita de forma particularmente especial os engenheiros do Google. As guerras entre nerds costumam produzir muitos danos e informações cruzadas, com cada uma das partes cantando vitória. Eu sempre acredito na versão das buscas.
-
Utilize doorway pages (páginas de entrada)
Doorway pages são páginas sem qualidade, com pouco texto, altamente otimizadas para uma ou poucas palavras-chave.Normalmente são geradas automaticamente, para termos de cauda longa (long tail).
Essas páginas procuram criar um funil e levar os visitantes a páginas de alta conversão.
Outro uso é para o visitante informar em que idioma pretende acessar o site, por exemplo. Há formas mais inteligentes e efetivas de se evitar esse erro, apesar de grandes players ainda fazerem isso (como na imagem), talvez por poderem dispensar o trabalho de otimização.
-
Privilegie imagens e scripts em detrimento de conteúdo escrito
Substituir textos por imagens é uma ótima maneira de sumir das buscas.
Logicamente, imagens são primordiais em um site e a beleza de uma página depende delas, mas as buscas indexam prioritariamente texto.
Desta forma, se seu site privilegiar imagens, ele será ignorado pelas buscas. O mesmo vale para excesso de scripts.
-
Não trabalhe palavras-chave
Se você não quer ser encontrado, ignore a importância das palavras-chave. Entenda que as pessoas buscam por termos específicos e, se o seu site é sobre assunto relacionado a esses termos, mas as palavras-chave não estão no texto, títulos e URLs, ou sem destaque de alguma forma, seu site conseguirá passar despercebido, justamente para seu assunto.
Ah, se quiser piorar, insista em palavras desconhecidas, seja excessivamente técnico, use citações em alemão e puff, seu site desaparece!
-
Crie um site em cima de uma marca que não é sua
Mais do que um erro de SEO, você provavelmente estará infringindo os direitos de outra empresa e corre o risco de um processo para retirar seu site do ar e, assim, perder todo seu trabalho.
Note que isso pode valer mesmo quando o site tem uma mensagem positiva sobre uma marca, pois a empresa proprietária provavelmente quer cuidar de seu branding por conta própria.
-
Participe de programas de troca de links
Se uma coisa parece ser muito boa para ser verdade, provavelmente é.
Ter diversos sites seus linkando para um só, links cruzados, links recíprocos, usar serviços de sites só com links, indicações vindas de sites ligados a pornografia ou apostas, enfim, ter más amizades.
Diz-me com quem andas e … A polícia das buscas primeiro pune e depois pergunta. Quando pergunta.
-
Esconda textos
O que os olhos não veem o Google sente.
E sente uma alegria profunda, ao esconder seu site dos resultados de busca assim que descobre que você escondeu textos de cor branca em fundos brancos ou CSSs que camuflam textos com dezenas de palavras-chave.
-
Desconsidere o tempo de carregamento de sua página e/ou a responsividade do seu site para acesso móvel
O tempo que o Google leva para derrubá-lo das buscas é inversamente proporcional ao tempo que sua página demora para carregar, principalmente quando acessada por aparelhos móveis.
O gigante das buscas já deixou 100% claro que o tempo de carregamento afeta o ranking de uma página. Igualmente, é problema sério se o seu site dificulta o acesso por celulares ou tablets.
-
Ignore ou adie a correção de erros em seu site (de SEO ou estruturais)
Eu sei que, eventualmente, você vai consertar todos os erros indicados nas várias ferramentas que analisam sites.
Nesse meio tempo, a performance de seu site vai ser afetada, seus visitantes ficarão irritados e seu ranking será ruim, mas, para que a pressa…
Como você viu, é bem fácil arruinar seus rankings e levar uma eternidade para corrigir essa situação. Basta seguir uma ou mais das dicas listadas. E se você não entende sarcasmo, Sheldon Cooper…
Artigo original publicado por Kristi Hagen, em nossa parceira Search Engine News – Planet Ocean (área de conteúdo pago). Traduzido, localizado e ampliado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.