Parcerias com Influenciadores Digitais da Sua Área de Atuação: Algumas Propostas

parcerias com influenciadores

Note que, mais que conseguir uma menção ao seu nome ou conteúdo, o foco deve ser tentar criar um bom relacionamento e principalmente parcerias com influenciadores digitais.

Lembre-se sempre que a busca por parcerias com influenciadores digitais passa por criar uma situação ganha-ganha. Elas podem vir por meio da oferta de conteúdo ou por ser afiliado.

Primeiramente, vamos entender o que é uma proposta de parceria. Na Marketingdigital.com.br recebemos cerca de 50 propostas mensais de “parcerias”, mas analisando de forma fria, a enorme maioria delas propõe um modelo que não é uma troca. Nós entramos com o peso da MarketingDigital e os parceiros entram com… o que mesmo?

Estamos tratando de negócios, assim, você tem que entender que a única forma desse tipo de a proposta vingar é um ganha-ganha. Você me ajuda com exposição e, em contrapartida, eu te ofereço isso. Isso é uma parceria.

Assim, como nem sempre é fácil conseguir uma parceria com influenciadores, e nós sempre que podemos procuramos ajudar A fim de atendermos aqueles que ainda não têm moeda de troca, estamos criando produtos super acessíveis que permitirão a promoção de empreendedores e startups. Cadastre seu e-mail para saber da disponibilidade destes produtos.

Note que há serviços pagos de distribuição de conteúdo. Um que eu acho interessante é o Dino. O serviço deixa claro uma situação que justifica o contato com influenciadores, eles publicam conteúdo todos os dias e precisam de informações.

Influenciadores precisam de parceiros e, por vezes, afiliados

Primeiramente, é importante entender que influenciadores precisam de notícias, informações, material, mas para chamar a atenção você tem que se esforçar. Então, se você fizer uma oferta interessante, a oportunidade está criada. Vamos ver como isso funciona.

Você pode apresentar conteúdo assim como pode perguntar se pode se tornar um afiliado do site do influenciador. Diga que você acompanha o trabalho da pessoa e que uma parceria com o influenciador ser muito oportuna, pois você acredita nos produtos dele. Agradeça o conteúdo e aprendizado que você tem recebido. Diga que os acompanha, que gosta muito de como tratam o assunto, mas que você tem um carinho especial pelo artigo X, ou infográfico Y…

Comunique-se por e-mail nesse caso. Como eu descrevi uma forma específica, não repita o mesmo e-mail para todos, personalize suas mensagens.

As parcerias com influenciadores podem começar com você sendo afiliado do influenciador.

Nem todos influenciadores têm afiliados, assim, a parceria com os influenciadores pode se dar por meio da divulgação de conteúdo. Para parcerias de conteúdo, a coisa funciona de forma um pouco mais complexa. Vejamos.

Boas ideias para buscar parcerias com influenciadores digitais por meio da oferta de conteúdo.

  • Faça um conteúdo listando páginas ou serviços de sua área de atuação que você admira. Não peça nada, agora, e seja breve. Avise os influenciadores listados, individualmente, dizendo que ele(a) foi citado no artigo que você produziu falando dos melhores da área. Muitos farão menção ao fato de terem sido citados na sua página e porta se abriram para parcerias com influenciadores.
  • Procure entrar em contato diretamente com o responsável pelo site. Apresente seu negócio de forma breve, menos com históricos pessoais e mais com casos de sucesso, preferencialmente contados por seus clientes. Se você produzir conteúdo, pergunte se pode enviar um exemplo é já indique links na mensagem. Boas parcerias com influenciadores nascem, principalmente, pelo reconhecimento da qualidade do conteúdo apresentado. Alguns influenciadores gostam de novidades, como vendas anuais, marcos, casos excepcionais, assim, você deve se informar mais sobre o influenciador, pesquisando no site dele se há predisposição para esse interesse.
  • Marque o influenciador que você deseja contatar em um conteúdo. Algo do tipo, aprendi com (nome do influenciador) que sempre devemos (conteúdo dele). Quando compartilhar isso nas redes sociais, inclua essa parte no post, marcando o influenciador. Não seja ostensivo ou “esperto” se for marcar alguém. Crie uma situação interessante ao mencionar um qualidade específica.
  • Quando for entrar em contato, comunique-se por e-mail, Messenger do Facebook, DM do Instagram. Não repita o mesmo e-mail para todos, personalize suas mensagens.
  • Se você tem um produto, ofereça para sorteio entre os seguidores do influenciador, se tiver um aplicativo ou ferramenta, ofereça uma assinatura para teste pelo influenciador ou para sorteio, enfim, prestigie tanto o influenciador como seus seguidores. Isso pode estimular parcerias com influenciadores.

Que tipos de conteúdo você deve produzir para conquistar autoridade para você, relevância para seu site e parcerias com influenciadores?

Andrew Davis, autor do excelente livro Brandscaping, listou uma fórmula que ajude que seus posts consigam maior visibilidade com os influenciadores. Eu particularmente acho essa dica fantástica, principalmente para quem está começando. Ele chama essa técnica de Social Media 4-1-1, que indica que, para cada 6 conteúdos publicados numa rede social:

  • 4 conteúdos devem ser de influenciadores de sua área que sejam relevantes para sua audiência;
  • 1 conteúdo deve ser seu. Este conteúdo deve ser original e relevante;
  • 1 conteúdo deve ter enfoque de vendas, como um cupom, aviso de promoção ou semelhante.

Os influenciadores ficam felizes com a indicação de conteúdos, o que faz que, com o tempo, os relacionamentos migrem para uma situação de parceria. Influenciadores tendem a se tornar parceiros e, posteriormente, numa situação ótima, aliados.

Uma coisa importante é pensar grande. Não pare sua busca por contatos com influenciadores em pequenos negócios ou nichos. Note que grandes portais,  canais de vídeo e outros precisam de muito conteúdo.

Pense grande

Embora pareça uma missão impossível, note um não de um influenciador de menor porte é do mesmo tamanho de um não de um grande player. Como já disse, esteja preparado para muitos nãos nessa busca de parcerias com influenciadores. Ironicamente esses virão mais de influenciadores menores.

Tenho uma história pessoal nesse sentido. Quando eu trabalhava como agência para um cliente de concursos de Brasília busquei uma parceria com um portal pequeno mas promissor, de Brasília, que tratava de assuntos regionais. Como concursos são bem importantes por lá, e o produto de meu cliente era bom, achei que seria uma situação interessante para as duas partes. Fui solenemente ignorado.

Pensei então em buscar algo nacional, assim, peguei o telefone, fiz ligações par ao UOL, Terra e IG. Consegui reuniões no UOL e IG e, resumindo um história relativamente curta, fechei uma parceria com o IG, que como tempo se mostrou bastante lucrativa tanto para meu cliente quando para o IG. Você não perde nada em tentar.

As parcerias com influenciadores podem dar espaço a conteúdos colaborativos, trocas de posts (seu público tem acesso ao do influenciador e vice-versa), participação em eventos, entrevistas, compartilhamento social e várias outras possibilidades.

Alguns cuidados devem ser tomados, porém. Eles são:

  • Não minta ou exagere na sua proposta;
  • Por ter maior visibilidade, o influenciador normalmente se beneficiará mais da parceria do que você, mas, tudo bem. Com o tempo a coisa tende a se equilibrar.

Coisas boas acontecem

Links de sites de influenciadores são muito importantes para a alavancagem de um site, mas não é só isso. Com o tempo, os relacionamentos migram para uma situação de parceria. Influenciadores tendem a se tornar parceiros e, em alguns casos, aliados.

Em conclusão, se a parceria der certo, ela pode abrir caminho para troca de conteúdos, guest posts (seu público tem acesso ao do influenciador e vice-versa), participação em eventos, entrevistas, compartilhamento social e várias outras possibilidades.

Alguns entendimentos e procedimentos que devem ser evitados. Não proponha o retorno, como, por exemplo, fale desse meu conteúdo no dia tal pois farei um webinar… Deixe a decisão de como promover para o influenciador.

Procure fazer seu conteúdo ter uma proposta inovadora ao apresentar um enfoque interessante do trabalho do influenciador.

Essas propostas podem gerar menções, agradecimentos públicos e indicações e links, concorda? E o melhor, tenho ótimo relacionamento com várias pessoas que conheci assim e excelentes parcerias. Por isso, se amanhã você se tornar um influenciador, lembre-se dessa fase e ajude quem está começando!

A partir do próximo texto dessa série falaremos de como se tornar um influenciador digital e adianto que ela passar pela produção de conteúdo.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

101 artigos publicados