Quer Ser um Influenciador Digital? Então Produza Conteúdo de Qualidade!

ser um influenciador

Quer provas inquestionáveis de que o conteúdo pode fazer de você um influenciador digital?

O conteúdo de experts é, hoje, o principal aspecto analisado pelo consumidor no seu processo de compra, assim, o conteúdo de qualidade pode fazer de você um influenciador digital, Veja como fazer.

Todos os meus negócios digitais de sucesso foram baseados em técnicas de conteúdo. Quer dizer, minha opinião é baseada em fatos reais.

Tenho formação matemática, mas o trabalho com marketing digital, por um lado, me deixou menos cético e, por outro, tornou-me ainda mais exigente. Basicamente, é difícil me convencer sem bons argumentos.

Li, recentemente, um excelente relatório (em inglês) feito pela Nielsen (gigante das Pesquisas e Informação) para a InPowered, disponível para download gratuito em http://www.inpwrd.com/nielsen.

O relatório apresenta diversos gráficos que mostram a importância do conteúdo no processo de decisão de compra. Além disso, mostra o aumento da importância, nessa decisão, de conteúdos publicados nas mídias sociais, avaliações, publicidade online e os conteúdos de experts ou influenciadores.

Além disso, comenta sobre a queda da consideração da publicidade em rádio, tv e sites das marcas nessa mesma decisão. Talvez por isso TVs, jornais e revistas procuram desacreditar todo conteúdo que vêm da internet.

Apresento apenas um dos vários gráficos, a fim de mostrar uma grande oportunidade.

ser um influenciador - conteúdo de expert

Este gráfico mostra que o conteúdo oferecido por experts é a fonte de consulta que mais influencia na familiaridade e afinidade com a marca e, por fim, na consideração de compra. Isto é, considerando que o processo de compra passa por conhecer (familiaridade), gostar (afinidade) e considerar como opção de local de compra (consideração de compra), o conteúdo criado por experts é o fator de maior peso em todo esse processo.

E este é o caminho para ser um influenciador digital.

Como se tornar um expert?

São 3 as possibilidades:

  1. Em 2010, o Lula apresentou a Dilma como expert em gestão? O eleitorado comprou a ideia e terminou por elegê-la presidente. Foi um caso de expert apresentado por terceiro, que tinha autoridade e a transferiu, “criando”, assim, um novo expert.
  2. Eu tinha bom conhecimento de marketing digital, pois tinha site deste 1997, uma agência digital desde 1999 e queria trabalhar com educação. Então, comprei o domínio MarketingDigital.com.br, produzi 200 páginas de conteúdo para começar e criei o portal da Marketing Digital, em 2012.As pessoas gostaram do meu conteúdo, começaram a compartilhar, comentar. A coisa cresceu e alcancei o primeiro lugar no Google para marketing digital. Comecei a ser chamado para palestras, fiz meu próprio evento, conheci diversas autoridades na área.Foi o caso de buscar conquistar uma condição – eu me apresentei ao mercado e tive minhas credenciais e trabalho aceitos. Minha produção virou conteúdo de expert.
  3. Agora, pense no Rafael Rez, meu parceiro no curso online de Marketing de Conteúdo. Desde 2010 palestra sobre o tema, é chamado para dezenas de eventos por ano, suas palestras são excelentes. Ele, então, escreve um livro sobre o assunto que vira best seller e, assim, conquista o posto de expert, como que por aclamação; é indiscutível que ele é especialista no assunto.

Assim, vemos que há 3 formas de chegar à condição de expert: pegando carona na autoridade de terceiros, sendo credenciado pelo mercado ou sendo aclamado por este. Se você não for gênio, nem tiver um padrinho muito forte, a oportunidade está na busca de credenciamento pelo mercado.

E, quase que automaticamente, um expert que produz conteúdo relevante passa a ser um influenciador digital.

O mercado está em busca de experts em conteúdo e influenciadores

Deixamos de lado o pseudo-glamour que acompanha a palavra expert e analisamos como é possível se tornar um. Primeiramente, há que se considerar que normalmente há muito trabalho anterior para se chegar a esse “posto”.

Vimos, pelo estudo da Nielsen, que conteúdo produzido por experts é a principal fonte de consulta em uma decisão de compra. Por isso, o mercado está em busca de experts. Experts em nichos, mas também em áreas extensas do conhecimento estão em demanda.

Hoje, apesar da grande oferta de conteúdo, a busca por conteúdo de experts e influenciadores é incrivelmente grande.

Considere que a oferta de conteúdo é grande, mas pouco qualificada, sem objetivo, planejamento ou estratégia. Se você entender o que o Marketing de Conteúdo pode fazer por seu negócio, pode se preparar para tomar posse de seu nicho, de sua área de atuação, como um expert.

E esta é uma grande oportunidade.

Veja o vídeo que preparamos sobre este assunto no Marketing de Conteúdo que fiz com o Rafael Rez.

O conteudista influenciador

Um fenômeno um pouco mais recente, mas já bastante significativo é a importância do conteúdo para um expert passar a ser um influenciador digital. Pode-se considerar que esse fenômeno tem mais participação da comunicação do que do conteúdo, o que é impreciso.

Pode-se ser o melhor comunicador do mundo, carismático, mas, se o conteúdo do influenciador for ruim, não há jeito da coisa acontecer. Essa percepção se dá pela falta de um entendimento chave. Conteúdo é:

  • texto,
  • conversa,
  • vídeo,
  • foto,
  • apresentação,
  • descrição e,
  • basicamente toda forma de se apresentar uma ideia.

Assim, os influenciadores digitais se enquadram no caso 2, de busca de credenciamento.

E a produção de conteúdo por experts tem uma característica que é quase uma obrigação na internet, a originalidade.

Assim, se a sua ideia e ser um influenciador, produza conteúdo original e relevante da sua área de atuação. Hoje, esta é a forma mais inteligente de começar: produza com qualidade, torne-se um expert e influencie!

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

101 artigos publicados