Antes de buscar formas de contato com influenciadores, a fim de ganhar apoio deles, temos que descobrir como identificar quem vale a pena contatar.
Você está começando e não tem como investir na compra de audiência. Como mostrar seu trabalho? Como chamar a atenção para o seu conteúdo? Tente contato com influenciadores!
Uma coisa que procuramos nessa nova fase da Marketing Digital foi criar produtos de acessíveis para ajudar empreendedores em fase inicial de seus negócios digitais, como guias de profissionais, prestadores de serviços e produtos digitais. Assim, você pode buscar alavancar seu negócio ao vincular suas competências ao maior portal brasileiro de marketing digital.
Mesmo que você dissemine suas publicações em plataformas gratuitas, o alcance inicial será sempre limitado. A boa nova é que há uma alternativa interessante: buscar que seu conteúdo seja mencionado ou apresentado por influenciadores digitais. Sim, entre em contato com influenciadores que valham a pena!
Isso é só lógico, afinal influenciadores (digitais) são pessoas ou sites considerados relevantes, autoridades em determinado nicho ou área de atuação. Suas presenças digitais normalmente alcançam muita gente e tudo que publicam é muito discutido e compartilhado rapidamente.
Os influenciadores podem ajudar a divulgar seu conteúdo, além de fornecerem links importantes no processo de link building, trabalho que melhora o posicionamento de um site nas buscas. Os influenciadores digitais e emprestam, mesmo que indiretamente, a autoridade deles para alavancar a sua.
Veja como descobrir influenciadores na sua área de atuação.
Como descobrir entrar em contato com influenciadores de sua área de atuação
São muitas as formas de encontrar influenciadores. Primeiramente, faça buscas no Google, Youtube, Facebook e Instagram e anote os primeiros resultados. Dispense as empresas e foque nos portais do tema e blogs pessoais.
Outro detalhe importante é, se o influenciador tiver uma empresa que cuide de suas comunicações, tudo fica mais complicado. isso porque é bem mais fácil conseguir uma parceria se o contato for direto, sem intermediários.
Note que mais que conseguir uma menção ao seu nome ou conteúdo o foco deve ser criar um bom relacionamento com o influenciador. E isso sempre passa por criar uma situação de ganha-ganha.
Você pode conquistar forma direta ou indireta uma menção, um apoio ou mesmo um contato.
Ferramentas Para Descobrir Pessoas de Destaque nas Mídias Sociais e Ideias de Parcerias no Exterior
- Twitter, Instagram e Youtube – Estas redes têm seus influenciadores facilmente identificados pelo Social Blade. O We Follow também acompanha os maiores usuários em diversas especialidades e o Retweet Rank ajuda a saber se esses usuários tem são muito retuitados, além de outras informações importantes do Twitter. As parcerias com usuários que são mais frequentemente retuitados ajudam a disseminar seu conteúdo ainda mais rapidamente.
- Facebook – A melhor forma de encontrar usuários populares no Facebook é na área de grupos (relacionados aos assuntos de seu interesse) e Páginas (relacionadas a marcas). Procure também por grupos de fãs ou pessoas que lançaram páginas com conteúdo semelhante ao seu. Note que os super usuários costumam responder rapidamente a pedidos de amizade.
- Youtube – Considerando o Youtube como a segunda maior busca da internet e uma das maiores redes sociais, se seu conteúdo também for publicado em vídeo é importante conhecer os grandes usuários desta rede. Relembro que o Social Blade informa os maiores usuários brasileiros.
- LinkedIn e Pinterest – O próprio Linkedin facilita a identificação de seus influenciadores. A pesquisa do site permite que se segmente por pessoas, vagas, conteúdo e mais e o Pinterest por vídeos, pessoas e produto.
Outra forma interessante é buscar representar um site do exterior no Brasil está à distância de uma pesquisa e um e-mail. Assim, se você domina outro idioma, pode pesquisar bons blogs no exterior e pedir autorizar para traduzir e aculturar conteúdos gringos para o idioma e realidade brasileiros.
Aí você pode usar este diferencial para buscar parcerias com influenciadores brasileiros, apresentando seu parceiro no exterior para receber mais atenção. O item 14 deste conteúdo sobre webwriting diz como tratar conteúdos em outros idiomas.
Temos uma série sobre teletrabalho (trabalho a distância) feito em parceria com uma empresa australiana, a Staff.com, por exemplo.
Como convencer influenciadores a conhecer (e compartilhar) o seu conteúdo?
A ideia é perfeita, mas, estabelecida a meta de conseguir contato e apoio de influenciadores, temos alguns pontos anteriores para resolver, a fim de criar uma situação de efetiva aplicação dessa estratégia.
Primeiramente, é importante perceber que influenciadores precisam de notícias, informações e material em geral. Então, se você fizer uma oferta interessante, a oportunidade está criada.
Guest posts, trocas de links ou posts são comportamentos de baixo risco, mas que precisam ser bem analisados.
Agora, você está começando, ou seu site ainda não deslanchou. O que você pode oferecer? Há formas criativas de conseguir alguma coisa. No próximo capítulo mostraremos como fazer proposta, mas antes precisamos ver como funciona o contato.
Já vimos que o apoio de influenciadores pode ser importante para o seu projeto deslanchar, mas que a conquista desse apoio não é algo necessariamente direto ou simples.
Agora, antes de entrar em contato com influenciadores de sua área de atuação, como descobrir os influenciadores acessíveis e mais indicados para a busca de parceria?
Entrando em contato com influenciadores
Vamos pensar em formas criativas de entrar em contato com influenciadores para convencê-los a aceitar sua proposta?
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Primeiramente, liste os principais influenciadores de sua área de atuação.
Vislumbre nichos ou assuntos que circundam seu trabalho. É primordial, descobrir quem são os reais influenciadores que criam conteúdo. Isso porque, na verdade, a situação deles é semelhante à sua; eles buscam apoio. Criar conteúdo na quantidade e qualidade atualmente exigidas é muito trabalho.
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Conecte-se com influenciadores de seu interesse em várias plataformas.
Ter várias possibilidades de contato trará mais oportunidades de comentar os posts e trazer atenção para seu próprio conteúdo. Quando você se cadastrar nos diversos sites, use sempre a mesma figura no avatar. Essa consistência ajudará os grandes perfis a reconhecê-lo(a) mais rapidamente. Verifique, igualmente, onde mais ele publica seus conteúdos (Medium, LinkedIn Pulse, por exemplo). O contato com o influenciador pode ser facilitado em plataformas onde ele tiver menor visibilidade;
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Seja regular, constante, na interação.
Logicamente, a forma de interagir dependerá do site e das presenças digitais do influenciador. Retuíte os tweets, recomende e compartilhe posts do Facebook e vídeos publicados no Youtube sempre que cabível, somente se você puder agregar algo ao assunto ou discussão.
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Aja de forma diferente.
Grandes influenciadores já têm muitos seguidores que concordam com tudo o que eles postam. Não tenha medo de fazer perguntas inesperadas, permita-se discordar de partes do conteúdo, tente levar a discussão para réplicas e tréplicas, desde que sempre de forma respeitosa. Qualquer profissional busca conhecer a reação das pessoas ao seu conteúdo. Pessoas preparadas aceitam o contraditório e gostam de boas discussões. E, se o influenciador é dono da verdade, talvez não seja sua melhor opção de contato. Se você conseguir levar os usuários à uma discussão sadia e proveitosa, você certamente se destacará da multidão. E não é isso que você quer?
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Convide o influenciador para uma entrevista.
Entrevistas com figuras de destaque, com você o apresentando como expert em um determinado nicho, pois você estabelecerá um relacionamento que aumenta a chance de o entrevistado, se gostar da entrevista, divulgar a mesma nos canais dele. Note que apenas quem domina um assunto pode fazer perguntas pertinentes, você, igualmente sairá da entrevista com o status de expert.
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Conheça o trabalho do influenciador.
Mostre-se um conhecedor do conteúdo que ele publica fará diferença. Leia seus posts e artigos, veja seus vídeos, e anote características que lhe sejam peculiares. Anote o que mais se destaca na escolha de assuntos, estilo, temas que parecem irritá-lo, posts com mais compartilhamentos e comentários.
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Procure indicações no site de que ele está aberto a propostas.
Busque, por exemplo, a opção Parcerias, na segmentação de assuntos da mensagem de contato.
Feito esse trabalho inicial é hora de entrar em contato direto ou indireto com o influenciador digital a fim de criar um relacionamento ou parceria. É disso que trataremos na próxima parte.