Vai Criar um Produto? Feito é Melhor Que Perfeito. Bem-feito É Melhor Ainda!

como criar um produto

Você vai criar um produto. Tem um objetivo estabelecido, conhece as estratégias de venda, está pronto para lançar. Agora, o seu produto vai prestar?

Como criar seu produto? Dos vários produtos lançados todos os dias, o seu será apenas mais um? Pergunte-se: o meu produto tem qualidade? Você preparou seu produto com o mesmo cuidado que se preparou para vendê-lo?

Não comprometa a qualidade de seu produto pela necessidade de faturar ou pela pressa de lançar. Outra pergunta é: seu produto é original? É inovador?

É preciso entender, primeiramente, que a batalha tem uma ordem lógica diferente do entendimento geral: produzir algo original, relevante e de qualidade para, então, promover seu lançamento.

Isso vale para conteúdo, software, aplicativos, eventos, seja la qual for seu tipo de produto ou serviço.

Agora cuidado com um cobrança velada para você ser inovador. Inovar é a qualidade da vez, mas…

Como criar seu produto. Inovar não é necessariamente inventar

série de reportagens Startups, do Jornal da Globo apresentou uma estatística estarrecedora: “de tudo o que criamos aqui, 0% é completamente novo. A conclusão foi a de que o Brasil é o país da inovação zero.

Isso é uma meia verdade, já que podemos até não inventar nada, mas inovar, que vem de in novare, que significa tornar novo.

Um novo olhar para velhos problemas, novas soluções para antigas angústias. Seu produto tem essa capacidade?

O Google não inventou as buscas, nem os anúncios contextuais, assim como o Facebook não inventou a rede social e a Apple não inventou o celular. As formas como eles criaram as suas versões desses produtos e serviços é que foram inovadoras.

Entenda que também não estou desmerecendo a inovação, ou melhor, a inventividade, mas apenas tentando facilitar suas escolhas. Você não precisa, necessariamente, inventar algo completamente novo para empreender.

Inovar, no caso do infoprodutor, por exemplo, é oferecer algo melhor (mais simples, mais completo, mais bem explicado…) à sua audiência. Se vair criar um produto do zero, faça algo bom.

Feito é melhor que perfeito. 

Feito é melhor que perfeito. A afirmação é baseada na frase do general americano George Patton, na 2ª Guerra Mundial: “A good plan violently executed now is better than a perfect plan executed next week”. Traduzindo: Um bom plano executado rigorosamente agora é melhor que um plano perfeito executado na próxima semana. Não sou exatamente fã de metáforas militares, pois elas associam tudo a batalhas de vida ou morte e empreender não precisa, necessariamente, ser algo tão complexo.

Adaptada por Jeff Walker, da Fórmula de Lançamento e disseminada no Brasil por Erico Rocha, essa mensagem traz uma verdade indiscutível. Muitos de nós temos a tendência de adiar, pensar exageradamente, buscando a perfeição. Isso piora ainda mais se você entrar nessa espiral durante a criação do seu produto entrar nessa espiral, pois você perderá timing e motivação.

Em uma boa parte das vezes, isso é só insegurança. Se em negócios isso é um problema, no mundo digital, onde um dia corresponde a um mês, é pecado mortal.

Leia meu artigo sobre webwriting, e você verá que entre as dicas há 2 atitudes importantes, evitar a paralisia da análise e impor-se um tempo para finalizar a produção, assim, não desconsidero a importância da ação. Agora, eu considero que o tempo gasto na produção de algo com qualidade é um investimento que se paga, pois torna seu produto sustentável.

Uma boa e uma má notícia

A cada dia mais pessoas se sentem potencializadas, estimuladas a ter ideias, criar produtos e isso é ótimo, dá vida ao mercado. Poucas áreas estão hoje tão efervescentes como o nosso de marketing digital, mas a oferta…

Quanto mais gente no mercado, mais difícil fica se estabelecer. Assim, é importante perceber que o mesmo esforço dedicado ao vender deve ser dedicado ao produzir. Então uma grande oportunidade se apresenta: há muito espaço para quem deseja ser original e criar produtos de destaque. De produto meia boca, o mercado está cheio. Aprenda como criar um produto do qual você se orgulhe.

Tiro aqui um minuto para falar de minha admiração pelo trabalho do meu irmão, Anderson Moraes, que é o artista da Marketing Digital. Essa imagem, do post é perfeita. Acho incrível a capacidade que ele tem, de sintetizar numa imagem toda uma ideia. Na Clicktime, nossa empresa, o design é sempre dele. Repare nos detalhes de todo o site. Isso é produzir com qualidade.

Voltando do momento gratidão, a ideia é lógica: quem vende algo bom vende sempre, pois tem clientes fieis, cria negócios que persistem e crescem. Quem vende o que não presta acaba no Reclame Aqui.

Trabalho meia boca, produtos sem utilidade, especialistas sem história, pressa e falta de cuidado, infelizmente, é a regra.

Abraham Lincoln foi preciso quando falou: “Pode-se enganar todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar todos o tempo todo.

O mundo dos negócios é cruel, há uma seleção natural e se estabelecer é sempre difícil. Assim, entenda que suas estratégias de venda serão esquecidas, só o seu produto será lembrado, ou não.

Outras perguntas importantes são: Seu negócio é sustentável? Você vê as pessoas tendo interesse por ele daqui a 5 anos?

Só acredite em dinheiro já gasto

É claro que você pode aprimorar sempre, mas o foco no lançamento tende a fazer os desavisados desprezarem a importância de planejar o produto que vai criar e focar apenas na venda e na entrega.

É como no velho problema de pensar como gastar o dinheiro antes de ganhá-lo. A experiência me levou a só acreditar em dinheiro que já gastei, ou melhor, já investi, mas isso assunto para outra conversa. Pense em termos de retorno do investimento, pois faturamento é número enganoso.

Quem me acompanha há mais tempo sabe da minha predileção por estratégias de conteúdo. Vejo o conteúdo como a única possibilidade de se cuidar de todas as frentes digitais de forma integrada e competente, porque ele participa de todas as fases do negócio.

Feita a venda, você pode, também meio do conteúdo, relacionar-se com sua clientela, solicitar feedback, aperfeiçoar o produto e pensar em complementos, alternativas, novas versões ou novos produtos. E, então, vender mais e mais.

Não é diferente na criação de um produto digital. Com conteúdo de qualidade é possível garantir-se, pois, ao conquistar autoridade em um nicho e tornar-se uma referência, porque mesmo se você for copiado, a confiança que conquistou leva a relevância para você, o produtor original.

Você se orgulha de seu produto? Agora conheça a Fórmula de Lançamento

Tenho diferentes turmas de mentoria. Algo que é recorrente é ouvir das pessoas que compraram a Fórmula e perceberam que precisam dar um passo atrás, a fim de entender mais sobre empreendedorismo e marketing digital, para, então criar um produto.

Isso é tão real que, nas minhas mentorias, por exemplo, os trabalhos de se identificar o “produto da pessoa” e criar um método rápido de produção têm igual importância. As fases de pesquisa, análises das possibilidades e descoberta são desafiadoras, mas primordiais.

Definido e encaminhado o produto, aí sim, conheça a Fórmula de Lançamento, um treinamento incrivelmente competente, e lance.

Disponha-se a investir mais na pré-produção e nunca deixe a qualidade em segundo plano, e, assim, seu negócio perdurará. Afinal, você acha que as pessoas se lembrarão do seu produto ou das suas técnicas de vendas?

Faça. Faça logo. Agora, faça bem, para fazer sempre. Feito, bem-feito, é perfeito.

A Marketing Digital oferece todo tipo de conteúdo para você criar seu produto e fazer seu marketing bem feito.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

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