O Twitter vem roubando espaço das mídias tradicionais na cobertura de grandes eventos, pronunciamentos políticos e negócios.
É possível, com as pequenas mensagens do Twitter, conseguir receber tanta ou até mais atenção que as grandes coberturas e anúncios com orçamentos gigantescos? Sim! Conheça 2 casos reais.
Já falei em outros posts que moro nos Estados Unidos. Na verdade, divido meu tempo entre Orlando e Brasília, porque moro lá e trabalho aqui. Com o projeto da nova MarketingDigital tenho ficado mais no Brasil.
Estou nos EUA no dia dessa publicação e estava aqui quando aconteceu o atentado em Boston, em 2013, quando 2 bombas feitas com panelas de pressão explodiram, matando 3 pessoas e ferindo 264.
É importante analisar a incapacidade que alguns têm de conviver com as diferenças, mas acho que isso já vem sendo bastante discutido por pessoas mais bem capacitadas que eu.
Primeiramente, o inusitado da história é que a captura dos terroristas chegou ao mundo não pela gigantesca cobertura televisiva. Eram milhares de repórteres, câmeras, helicópteros, microfones, mas a notícia mais esperada teve origem em um celular.
Terminada a angústia da busca, um acontecimento chamou minha atenção. Eu estava em um restaurante, quando ouvi alguns “yes” e outras comemorações comuns por aqui. Quase que imediatamente as muitas televisões do lugar passaram a transmitir direto de Boston a notícia da captura.
O forma de comunicação – Twitter
Por que essa história é diferente? Porque a notícia teve origem em um tweet do Departamento de Polícia de Boston dizendo: “Captured!…” (Nós o pegamos). Em meio a milhares de repórteres, câmeras, helicópteros e microfones, a notícia mais esperada teve origem em um celular. As câmeras filmavam as pequenas telas para mostrar a mensagem.
Isso aconteceu pois nenhuma transmissão poderia ser mais rápida, pessoal e direta. Também ajudou muito a enorme quantidade de fotos e vídeos enviados de celulares por cidadãos para a polícia a pedido dela; o desligamento imediato do sistema de celulares na região, a fim de evitar novas explosões detonadas por sinal de celular; ou o acompanhamento pelo celular da busca pelo suspeito em uma área de entrada proibida para câmeras e repórteres.
Depois, vendo um programa em casa, vi que um grupo enorme de estudantes que estava nas ruas da área liberada de Boston, comemorou o tweet recebido como um gol.
Não havia televisão, rádio, nenhuma outra fonte de informação e nem era preciso. Nada alcançaria mais rápido os destinatários da mensagem que o celular.
É importante, para quem trabalha com marketing digital (e publicidade, mídias tradicionais, comunicação etc.), perceber os sinais.
Pelo seu tamanho, pela portabilidade, pela disseminação ou pela praticidade, o celular se tornou, além de um aparelho de comunicação pessoal, a principal fonte transmissora e receptora de todo tipo de informação que demanda assimilação urgente.
Uso do Twitter na Política e Pelos Negócios
Hoje, por exemplo, Trump atropela a comunicação institucional do governo, ignora a grande mídia e informa tudo pelo Twitter. Bolsonaro o segue nisso.
Políticos têm cada vez mais usado as redes sociais para suas comunicações, por serem rápidas, rapidamente distribuídas e compartilhadas.
Em termos de negócios, outra história similarmente interessante aconteceu no Super Bowl 2013, a decisão do campeonato nacional de futebol americano. É a noite com os anúncios mais caros do ano, custando algumas dezenas de milhões de dólares por poucos segundos. Além de o espaço ser caro, os anúncios publicados nos intervalos do jogo costumam ser os mais bem produzidos também.
Esse ano, uma coisa interessante aconteceu e foi até mais comentada que os anúncios. Estranhamente, para os padrões americanos, faltou luz no estádio durante o jogo (é, acontece aqui também!).
Uma marca de biscoitos chamada Oreo, que tem uns biscoitos de chocolate que eles indicam que sejam mergulhados no leite para ficar mais gostosos, tinha deixado a equipe de prontidão para aproveitar qualquer oportunidade durante o jogo com a finalidade de se comunicar com o público de celulares.
Enquanto isso, a Agência 360i, que cuida da conta da marca, imediatamente publicou um Tweet: “Power out? No problem,” (Faltou energia? Sem problemas.) e um link para uma imagem onde se via a imagem inconfundível do biscoito Oreo e se lia “You Can Still Dunk In The Dark” (Você ainda pode mergulhar no escuro).
Entre a ideia, a criação da arte, a autorização e a publicação se passaram poucos minutos. O número de retweets e comentários foi assombroso e virou caso de sucesso de uso do Twitter mais comentado até que os anúncios.
É o Twitter mostrando ser ferramenta importantíssima de contato com o cliente.
Trata-se do mais puro marketing de guerrilha, descrito por Jay Conrad Levinson, onde se configuram ou reconfiguram estratégias em tempo real, durante os eventos, de acordo com a situação.
É um ataque-surpresa ao público, buscando interação, visibilidade e mídia espontânea e contando, nos dias de hoje, com a força do compartilhamento.
É, acima de tudo, o momento da criação inteligente e rápida, que nivela investimentos e permite que pequenas empresas se sobreponham às grandes. Foi o caso nesse exemplo, mas poderia ser com seu negócio…
Como em tudo digital, essa história já é passado. Hoje, como todo mundo tentando fazer a mesma coisa, dificilmente seria possível conseguir sucesso com o caso do Oreo.
Tudo, hoje, passa pela participação das pessoas normais e dos influenciadores. Dificilmente as marcas conseguiriam sucesso semelhante sem esse tipo de apoio.
O Twitter também se transformou numa rede muito politizada e polarizada. A fim de se conseguir relevância é importante é ter perfil profissional e focar totalmente em sua área de atuação, não participando nem comentando as muitas tretas discutidas.
Em resumo
Dessa concorrência, alguns aprendizados:
- Como dissemos no primeiro artigo que publicamos, e que temos como base de nosso conteúdo, Quais as Estratégias de Marketing Digital Mais Indicadas Para o seu Negócio?, o método que indicamos é o tudo ao mesmo tempo agora.
Por isso, você tem que usar todos os canais e formatos que puder para chegar à sua audiência. A concorrência é enorme e sempre haverá gente preferindo certos meios sobre outros. Desta forma:
- Você tem que ser rápido, principalmente no Twitter. Agora, lembre-se que, tão rápido quanto a publicação são as reações, positivas ou negativas.
- Vídeo é o formato com maior apelo. Assim, se seu planejamento de marketing digital não inclui vídeo, você estará em desvantagem.
- Perfis nas redes sociais falam muito de você e, hoje, parecem ter até mais valor do que testemunhos pessoais. Assim, pense antes de publicar qualquer coisa e analise profundamente os perfis das pessoas que o seguem.
- Arrisque, mas seja responsável na escolha do que e como publicar. Exagero e grosseria podem até impactar em um primeiro momento, mas depois podem gerar indignação.
Por isso tudo é preciso estar pronto. Assim:
- Comente, arrisque, inove. No inusitado pode estar o que faltava para você e/ou seu negócio se destacarem.
- Celulares e redes sociais estão mudando a forma como nos comunicamos como pessoas e como negócios.
- Seu negócio tem que descobrir a forma de relacionar com o cliente usando essas ferramentas. Assim, no meio de tantas transmissões, sua mensagem precisa se destacar e fazer sentido.
- Domine as linguagens e peculiaridades de cada plataforma e o sucesso estará mais próximo, as vezes ao alcance de um tweet.
- Pratique o newsjacking. Participe de discussões muito fortes e pegue carona no interesse que elas causam.
Nosso Twitter? https://twitter.com/AlexMoraesMD