Que preço devo cobrar ou pagar por um serviço de SEO? O que deve fazer parte do pacote de serviços de SEO? Essas são dúvidas bem comuns. Vamos pensar juntos?
Recebemos uma pergunta de um prestador de serviços de otimização de sites para buscas, SEO. Ele queria nossa opinião de qual seria o preço e a oferta mais apropriados para seu serviço de SEO.
Este assunto pode ser analisado tanto do ponto de vista de quem presta como quem contrata um serviço de SEO.
É um tema interessante e pertinente porque há várias formas sendo utilizadas pelos prestadores de serviço. Independentemente de você ser um consultor individual ou parte da equipe de uma empresa, o modelo de negócios e a forma como você “empacota” seus serviços podem levar seu negócio ao sucesso ou ao fracasso.
Note que a precificação de qualquer produto ou serviço é sempre um trabalho complexo. Pode demorar muito para você perceber que está trabalhando sem lucro, que seu preço está muito acima do mercado ou que você está perdendo a chance de oferecer serviços complementares e trabalhar e faturar mais e melhor.
Sempre insisto em um ponto: Tempo é dinheiro. Assim, a decisão de contratar um serviço de SEO competente, mesmo que com maior preço, certamente irá apresentar o melhor custo-benefício com o tempo. Principalmente se a alternativa for fazer por conta própria com base em “achismos” dos envolvidos.
Se você não tem oportunidade de aprender ou ter uma pessoa interna que faça, contrate um bom serviço e veja os resultados chegarem mais cedo.
Com isso em mente, analisemos como os prestadores de serviço de SEO normalmente cobram por seus serviços. Concluímos que há seis modelos de cobrança mais populares, utilizados pela maioria dos SEO. Eles são:
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Consultoria por hora
Este talvez não seja o formato mais comum, mas é o mais simples de ser aplicado.
O trabalho é baseado em quantas horas se levaria para se completar uma determinada tarefa, com preço variando entre R$ 100,00 e R$ 1.000,00 a hora, para serviços de SEO de renome.
Como o trabalho de SEO varia muito de acordo com o assunto do site, normalmente utiliza-se a consultoria para que um profissional experiente instrua a equipe própria do site da melhor forma de fazer o trabalho.
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Contrato ou acertos mensais
Talvez seja o modelo mais popular, onde clientes pagam um valor pré-determinado ou assinam um contrato com pagamento mensal.
Pelas peculiaridades do serviço de SEO, cujos resultados demoram entre 4 e 6 meses para começar a mostrar resultado reais (e até 12 meses para áreas de muita concorrência). Assim é comum que se estabeleça um número mínimo de meses para as estratégias utilizadas poderem funcionar.
Parece-me a forma mais justa, pelo menos para uma fase de testes.
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Pagamento por resultados (rankings ou tráfego)
Esta também é uma forma comum para alguns sites que pretendem apenas ranquear bem para um determinado grupos de palavras-chave ou termos ou alcançar níveis pré-determinados de tráfego.
Normalmente as empresas definem que posicionamento desejam (posição 1, ou 2 ou 3, ou primeira página, por exemplo) ou uma quantidade mínima de visitas orgânicas. Então, eles pagam um preço ao serviço de SEO quando alcançados esses patamares.
Esse tipo de precificação pode causar problemas, especialmente quando vinculada à visitação. Algumas salvaguardas devem ser aplicadas proibição de uso de spam, contagem apenas de tráfego orgânico vinda de buscas, entre outras.
Esse formato demanda acompanhamento bem próximo pelas ferramentas de métrica. É um modelo arriscado, que eu utilizaria em um site meu, que depois eu venderia ou alugaria para o cliente.
Como tenho muitos domínios bons (você queria ter marketingdigital.com.br?) ao invés de vender apenas o domínio, já trabalhei alguns sites e vendi o conjunto site otimizado e bem ranqueado / domínio, por um preço bem melhor que venderia apenas o domínio.
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Pagamento por “pacote de tráfego”
Esse tipo de cobrança (ou pagamento) define a entrega de uma determinada quantidade de leads por mês. É comum que o pagamento seja feito de forma adiantada e renova-se o acerto a cada mês.
Isso é interessante para o prestador, pois se pode manter o cliente por mais tempo, caso o trabalho seja bem-sucedido. Igualmente, é importante para o contratante, que pode variar seu investimento para mais ou menos a cada mês, de acordo com a sazonalidade específica de seu negócio.
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Divisão de Lucros
Não é tão comum, mas menciono porque quando o foco de minha empresa, a Clicktime, era prestação de serviços, utilizávamos esse modelo.
Nesse formato o preço do serviço de SEO contempla um desembolso inicial menor e uma comissão de sucesso sobre as vendas.
É um formato mais complexo, pois depende de uma cumplicidade muito grande entre as empresas, já que a contratante tem que abrir suas informações de venda.
Outro problema desse modelo, quando aplicado em que esteja entrando no digital, começa a “parecer caro”. Está-se saindo do zero, assim, a única tendência é crescer e a contratante tem a sensação que está gastando muito. Ele também e fica na dúvida se esse crescimento é resultado apenas do serviço de SEO ou devido ao trabalho feito em outros canais ou investimentos off-line.
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Consultoria por projeto
Como nenhum projeto é igual, cada caso é analisado de forma individual com a contratada. Estima-se estimando o tempo necessário, esforço, pessoal, patamares de tráfego ou posicionamento e atrelando valores a essas variáveis.
Como já disse anteriormente, há áreas que são mais fáceis de se conquistar bons posicionamentos que outras. Por isso, é razoável que cada projeto tenha um orçamento específico.
É certo que o trabalho de SEO funciona, mas ele está longe de ser uma ciência exata, e, esse formato de cobrança talvez seja a precificação mais responsável, por parte do prestador e mais fácil de ser bem recebida pelo contratante.
Nem tudo que é muito caro é bom, mas tudo que é muito barato é ruim.
Há algo que creio ser absolutamente imprescindível: cobrar um preço pelo orçamento do serviço de SEO. Ofereço um estudo inicial do negócio, de palavras-chave e possibilidades.
Eu sempre apresento um plano de marketing digital e cobro por isso, já que o contratante pode usar as ideias, mas aplicá-las com outro prestador.
Como já falei em outros artigos, considero que se algo leva tempo e envolve trabalho, deve ser cobrado. Muitas empresas, porém, não cobram por essa análise inicial.
Pessoalmente, acho que uma empresa realmente interessada em desenvolver seu site considerará que uma análise detalhada do trabalho de SEO é um trabalho importante, até mesmo para se analisar se o investimento é válido.
Como tenho uma agência 360º de marketing digital sempre incluo no meu orçamento um plano de marketing digital. Nele apresento uma fotografia do mercado, uma análise dos concorrentes, que tipo de serviços eu proponho e os resultados prováveis.
Isso filtra os clientes com os quais desejo trabalhar, e fico mais confiante de poder prestar um bom serviço.
Tenho um pensamento que nem tudo que é muito caro é bom, mas tudo que é muito barato é ruim. Gosto de pagar por tudo, para poder dizer não sem culpa, quando eu considerar apropriado.
O principal de um serviço de SEO são os resultados
Se você pretende prestar um serviço de SEO, faça-o bem feito. Assim, cobrar um preço justo será simples consequência.
Se você vai contratar, decida entre pagar mais por serviços sabidamente bons ou testar os que ainda estão começando. Caso se decida dar chance a um iniciante, procure, dentre os formatos de pagamento que apresentamos, o que lhe proporciona maior segurança e menor prejuízo, se uma troca de prestador de serviço se fizer necessária.
A otimização para buscas é área onde a atualização é constante, pois os algoritmos das buscas não param de mudar.
Assim, deve-se entender que não há padrão de preço de serviço de SEO, pois tudo depende do pacote.
Considere sempre o ROI, retorno do investimento, para basear sua classificação de algo como caro ou barato. Em contrapartida, para o prestador de serviço de SEO que não se atualiza, qualquer preço cobrado é muito caro.
Artigo original publicado por Casey Markee, em nossa parceira Search Engine News – Planet Ocean (área de conteúdo pago). Traduzido, localizado, adaptado e ampliado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.
Este texto termina a série sobre serviço de SEO. Clique para mais artigos sobre SEO.