Como Responder as Perguntas de Seus Clientes Sobre Seu Serviço de SEO

serviço de seo
Este artigo é o 1º de uma série.
Ao final do artigo você terá links para ir direto para as outras partes

Quer mais clientes para seu serviço de SEO? Responda corretamente as principais perguntas que fatalmente serão feitas e feche mais negócios.

Nesta série de 3 artigos sobre serviço de SEO trataremos de:

  1. Como Responder as Perguntas de Seus Clientes Sobre Seu Serviço de SEO (este)
  2. 15 Perguntas Para Um Serviço de SEO Evitar Uma Relação de Negócios Sem Futuro
  3. Preço de Serviço de SEO – Quanto e Como Cobrar (Ou Pagar)

Veja como responder as 5 perguntas mais comuns feitas sobre o serviço de SEO:

  1. Vocês garantem rankings na primeira página (muitas vezes pergunta-se na primeira posição)? Em quanto se chega a um resultado?

    Quem trabalha com SEO sabe como isso é frequente. Se há palavras proibidas para SEO, garantia tem que ser uma delas. Exceto para os que não conhecem o trabalho de otimização, não existem garantias no mundo dos resultados de buscas.

    Como responder: Nós não garantimos posições. Ninguém pode garantir. Nós garantimos que faremos uma análise detalhada de seu site, de seu nicho e de sua concorrência. Pesquisaremos palavras-chave, links e diremos o que é e o que não é factível. Tudo isso baseado em possibilidades reais, porque não há mágicas em SEO. É possível que se leve meses para percebermos resultados.

    Aqui, não caia na tentação de misturar conceitos e apresentar o serviço de PPC (pay per click ou links patrocinados) como parte do SEO, a fim de “garantir” posicionamento relevante. Deixe bem claro os conceitos de resultados orgânicos e patrocinados e explique qual o papel do SEO nesses resultados e as possibilidades do trabalho de PPC.

  2. Como vocês trabalham? Você podem me mostrar relatórios de trabalhos que prestaram a outros clientes?

    Não precisamos discutir o compromisso de confidencialidade com as informações de seus clientes, mas, além dessa restrição, nunca é uma boa ideia mostrar para qualquer pessoa seus processos de trabalho, ferramentas, checklists ou detalhes mais específicos.

    A experiência nos mostra que um prospect nunca pesquisará apenas um serviço de SEO, assim se você fornecer essas informações, ele as usará para perguntar aos outros consultados se eles utilizam essa ou aquela estratégia, e, também, para negociar preços. Aí, se você responder, seu serviço sai em desvantagem.

    Nunca compartilhe sua inteligência de negócios.

    Como responder: Nossos relatórios têm propriedade intelectual e são de acesso restrito, inclusive devido a cláusulas de confidencialidade. Nesse mesmo sentido, nunca exporemos o trabalho que prestarmos a vocês, assim como os resultados a terceiros. Enfim, o que podemos mostrar, com prazer, são recomendações, estudos de casos e testemunhos de clientes que afirmam que o trabalho que prestamos redundou em progresso significativo em seus rankings, tráfego e conversões.

  3. Vocês têm um modelo de negócios que envolva pagamento por performance?

    Como prestadores de serviço de SEO, entre outros, minha empresa, a Clicktime, utilizou algumas vezes a opção do pay-per-performance, isto é, só ganhávamos apenas quando fazíamos o cliente ganhar mais.

    Por um lado, a conversão de prospects em clientes é alta, já que investimento e risco são seus. Assim, você só ganha em cima do que conseguirmos aumentar em suas vendas. Por outro lado, a análise dos potenciais clientes onde esse modelo pode ser vantajoso é muito trabalhosa, pois não é para qualquer um. Essa opção só deve ser apresentada a empresas com muito potencial, pouca presença na web e boa estrutura, entre outras características. E, também, é preciso estar capitalizado, para aguardar o tempo que o trabalho leva para começar a mostrar resultados.

    Em contrapartida, quando dá certo, o resultado financeiro é muito superior aos modelos de negócio comuns.

    Nada impede que você comece o negócio no modelo comum e passe a utilizar o pay-per-performance. Faça isso apenas se perceber que o investimento do cliente é baixo, e que os resultados poderiam ser muito melhores se o investimento fosse maior.

    Como responder: Há limites para o que podemos controlar no seu site e nos seus esforços de marketing. Igualmente, não temos controle sobre os algoritmos das buscas, do impacto que decisões da empresa podem ter no trabalho que prestamos, da entrada de novos concorrentes e de vários outros aspectos. Assim, não podemos trabalhar de forma competente com tantos fatores fora de nosso controle. Para compensar essa limitação é que temos tantas opções extremamente interessantes de serviço. Temos certeza que uma delas atenderá seu orçamento e suas expectativas.

  4. Como seus serviço de SEO otimizará meu site?

    Note que isso é diferente de pedir para ver seu processo de trabalho. É importante discutir com seu cliente como pretende enfrentar desafios, como, por exemplo, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrência, ações on e off-page. Informe, também, que ferramentas utilizará, entre outros detalhes.

    É também primordial mostrar que somente com o auxílio da equipe do cliente o trabalho tem chance de sucesso.

    Como responder: Diga que segue integralmente os termos de conduta e manuais das buscas. Não utilizamos técnicas obscuras ou passíveis de gerar problemas no futuro. Então, limitando o acesso às informações sigilosas, descreva o trabalho a ser prestado.

    É extremamente importante mostrar como o trabalho depende da quantidade e qualidade das informações oferecidas pelo cliente e do seu engajamento. Explique que é impossível conhecer todas os assuntos, deixando claro que a comunicação é primordial para o sucesso do serviço.

  5. Quantos links você conseguirá para meu site? Que tipos de links eu devo esperar e por que?

    Vem ficando cada vez mais comum lidar com contratantes bem informados, afinal a importância do trabalho de marketing digital é muito. Mesmo assim, descubra quanto de noção do trabalho sobre serviço de SEO eles têm.

    Então, invista seu tempo explicando a importância da criação de conteúdo, da promoção nas redes sociais e da busca de links relevantes. Da mesma forma, explique a diferença entre os tipos de links e respalde fatores que o cliente demonstrar saber.

    Como responder: Sabemos que links são parte importantíssima de nosso trabalho, mas focamos em qualidade e não quantidade. Acreditamos que a criação de conteúdo é primordial para conseguirmos links naturais.

    Também buscaremos incluir conteúdo de nosso desenvolvimento em sites importantes, assim como todas as demais formas de conseguir impactos positivos na quantidade e qualidade de seu tráfego e no aumento de seu faturamento. Não compramos links.

Hay Que Endurecer, Pero Sin Perder La Ternura Jamás!

Independentemente do que for perguntado, é melhor acabar com expectativas indevidas do que alimentar falsas esperanças. Logicamente, há formas e formas de se dizer as coisas…

Informe seu cliente o máximo que puder, mostre suas vantagens competitivas, mas mantenha em segredo o necessário. Você deve estar preparado para, de forma rápida e inteligente, mostrar ao seu prospect o que seu serviço de SEO pode fazer por ele, como pretende fazê-lo e que resultados ele deve esperar. Honestidade e transparência têm um forte apelo na decisão de fechamento de um negócio.

E aí, vamos fechar?

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

91 artigos publicados