Mobile SEO Para Dispositivos Móveis – Guia Prático

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Conheça as peculiaridades da otimização para as buscas feita para acessos por celulares e tablets, o Mobile SEO.

O Mobile SEO está provocando uma grande transformação no SEO, a otimização para as buscas. Primeiramente, o aumento da importância das estratégias de conteúdo e de seu compartilhamento pelas redes sociais afetaram os rankings. Agora, precisamos entender como as buscas veem e tratam as pesquisas nos aparelhos móveis e as peculiaridades das buscas locais, isto é o mobile SEO.

Esta é a 1ª parte de 3 artigos sobre versões mobile de sites, como otimizá-las e como adaptar o conteúdo para elas.

Há muitos anos analisamos as buscas e já vimos muitas estratégias ir e vir. É trabalho do SEO, no caso, o profissional otimizador, perceber as tendências. Consideramos ser parte de nosso trabalho informar o que julgamos que afetará a indústria do marketing digital em breve, para que você possa se preparar e não ser surpreendido. E esta tendência merece toda a sua atenção, pois os sinais apontam para a necessidade de ações imediatas.

É fácil perceber que a conexão à internet móvel ultrapassou a fixa e não para de crescer. Como isso afetará nosso trabalho? Quais novas estratégias de SEO precisaremos implementar para conseguir bons resultados, independentemente da plataforma utilizada para se acessar um site? Uma coisa é garantida:

Seu site precisará ser compatível com aparelhos móveis para ser relevante para o Google.

Responsividade – A adaptação automática de um site para a plataforma de visualização

O web design responsivo, que adapta o site para qualquer tamanho de tela ou plataforma utilizada já é uma obrigação. Essa constatação pode ser considerada um desafio, mas se pensada de forma antecipada, definitivamente é uma oportunidade. Se certas providências são inevitáveis, aja o quanto antes e tenha uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes que não tomaram as providências devidas.

Agora o foco se altera. O Mobile SEO ganhou destaque. As mesmas pessoas que acessam a internet fixa de suas casas ou trabalhos, ao longo do dia a acessam diversas vezes via celulares ou tablets.

E não para por aí, foram definidas penalidades para sites que demoram a carregar, vídeos que não rodam em dispositivos móveis e uma série de outros problemas que ocorrem em sites e serviços não preparados para diversas plataformas.

O Google deseja garantir uma boa experiência ao usuário, independentemente da plataforma utilizada para o acesso.

Outro tópico tratado com ênfase foram os redirecionamentos para as versões específicas para móveis (quando houver). Ferramentas de teste de velocidade de sites em plataformas móveis e para outros diagnósticos estão disponíveis no Google Webmaster Tools e Google Analytics.

Buscas no computador são diferentes de buscas nos celulares?

As buscas tratam as pesquisas vindas de aparelhos móveis de forma diferenciada?

Resumidamente, sim. Atualmente, ao usar um smartphone, os resultados não costumam ranquear melhor sites com versões específicas para aparelhos móveis. Ver um site m.domínio.com.br nos resultados acontece quando a palavra móvel ou mobile é incluída no argumento de busca.

Mas a resposta é sim, os resultados são diferentes. O Google interpreta as buscas feitas a partir de dispositivos móveis como buscas locais. Assim, fornece resultados diferentes daqueles feitos a partir de desktops. Como as buscas sabem que mais de 60% das buscas vindas de aparelhos móveis desejam resultados locais, mostrar esses resultados de forma privilegiada faz todo sentido.

Numa busca vinda de um desktop, a palavra-chave comanda os resultados. Uma busca feita a partir de um celular por “restaurante mexicano” tem 99% de chance de estar procurando um restaurante mexicano na região em que o usuário que fez a busca está. Diferentemente, quem busca por “como checar o estado dos rolamentos das rodas de meu carro” não procura um resultado local.

Fique tranquilo pois as buscas sabem diferenciar e direcionar apropriadamente essas diferentes tipos de buscas.

Fatores de ranqueamento de buscas móveis para instruir o mobile SEO

Para buscas feitas a partir de aparelhos móveis:

  1. É maior a tendência de apresentar resultados locais mais frequentemente que buscas realizadas em desktops. O Google supõe que, se você está usando um celular, é muito grande a probabilidade de estar procurando algo local.  Assim, o ranking privilegia os resultados locais.
  2. Se você usa o termo download numa busca local, ter como resultados aplicativos para celular é mais provável do que softwares para PCs.
  3. Exige-se que se tenha uma página otimizada para o Google Meu Negócio para se conseguir bons rankings.
  4. Para buscas de palavras-chaves de forte apelo regional, como “clima”, por exemplo, muito comumente são apresentados resultados específicos para a localização do usuário.
  5. Em pesquisas sobre marcas, são oferecidos resultados locais como padrão. Por exemplo, se você buscar “Pão de Açúcar” fora do Rio de Janeiro, o Google pensará que você procura o melhor caminho para o supermercado da marca mais próximo, ou o telefone dessa loja.
    Como ele sabe que “Pão de Açúcar” é uma marca, mas também é um ponto turístico, se você não estiver no Rio de Janeiro, os resultados mostrarão supermercados.
    Se você procura lojas menos conhecidas, é mais provável ter resultados vindos do Google Meu Negócio ou, se a marca procurada tiver um site, os resultados podem ser uma mistura do Google Meu Negócio e orgânicos.
  6. Como os usuários normalmente estão logados em suas contas (Google, Facebook etc.), é maior a probabilidade de sinais sociais impactarem os resultados. Assim, curtidas, compartilhamentos e comentários impactam na otimização.
  7. Os resultados diferem das buscas não-locais quanto aos aspectos. Isso, porque é menor a probabilidade de vídeos e imagens estarem misturados nos resultados gerais.

Seja onipresente com o Mobile SEO

Assim, o ponto chave para ranquear bem nos resultados móveis é saber onde sua informação precisa estar. Pode ser no Google Meu Negócio, nos links patrocinados (Adwords), pode ser nas estratégias de seu site para bons resultados de buscas orgânicos. Por isso, o mais indicado e a combinação de todas essas possibilidades.

Por isso, é extremamente importante que você teste que tipo de resultados as buscas de seu interesse retornam no Google, em diferentes plataformas. Lembre-se, sempre, da importância da localização do usuário e pesquise como isso impacta seus resultados. Por exemplo, faça buscas de seu smartphone e tablet em lugares diferentes e anote os resultados.

A partir dessa análise, para a maioria dos casos, se suas palavras-chave têm relevância local, o Google Meu Negócio é a sua prioridade. É claro que o Google empurra os cadastrados no Google Meu Negócio para o topo das buscas com palavras-chaves de relevância local. Por isso, listar seu negócio nesses serviços é extremamente importante.

Resultados orgânicos continuam sendo extremamente importantes. Resultados mesclados (orgânicos e locais) ainda são maioria para buscas locais. Seu site deve ser bem otimizado, a fim de ser compatível com dispositivos móveis.

O que fazer, então

Hoje, o Google ranqueia sites comuns (para desktops) melhor que sites dedicados para móveis, mesmo para usuários de dispositivos móveis. Isso, porque sites exclusivamente móveis têm pouco conteúdo, fator que sabidamente impacta na otimização.

Um bom exemplo é o Facebook. Busque de seu celular a palavra “Facebook”. É mais provável o resultado ser www.facebook.com do que m.facebook.com (o site móvel). Como sites para desktops normalmente têm melhor estrutura de SEO, é importante que seu site seja responsivo, isto é, que se adapte a qualquer plataforma ou dispositivo.

Na parte 2 do artigo, falaremos de sites responsivos x sites exclusivamente móveis. Falaremos, também, das alterações necessárias na produção de conteúdos para as versões mobile.

Artigo baseado no original publicado por Search Engine News – Planet Ocean (conteúdo pago) por John Heard editado por Stephen Mahaney. Traduzido, localizado e adaptado por Alex Moraes, com permissão da produtora.

Vimos o mobile SEO, veremos, agora, como otimizar o conteúdo dos sites para as versões mobile de sites.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

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