Hashtags: Como Usar Seu Pleno Potencial! #marketingdigital

hashtags

As hashtags devem ser usadas com estratégia e objetivo, a fim de vincular seu post a um assunto.

Hashtag é qualquer termo utilizado numa conversação em rede social que seja precedida do sinal #. Ela serve para vincular o seu post à uma discussão mais ampla, como hashtag marketingdigital (#marketingdigital).

A função da hashtag é tornar seu post passível de ser encontrado e monitorado pelas buscas gerais (Google, Bing etc), e das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e outras).

Primeiramente utilizada pelo Twitter, onde existe desde 2007, a hashtag diz que seu post trata de um determinado tema.

Com a publicidade dos trending topics (assuntos mais comentados), as hashtags ganharam maior importância no planejamento de marketing digital e passaram a ser usadas também em outras redes sociais.

*As hashtags ajudam as pessoas a encontrar e participar de conversações públicas sobre um determinado tema.

As hashtags foram incorporadas ao Facebook a partir de 2013. Quando você clicar em uma hashtag no Facebook, verá o que outras pessoas e páginas estão dizendo sobre aquele evento ou tópico específico.

Para o usuário, as hashtags ajudam as pessoas a descobrir mais rapidamente o que está sendo dito sobre um tópico específico. Normalmente essas pessoas estão a fim de participar dessas conversações.

Aí o Instagram chegou e levou o uso das hashtags ao extremo. Até 30 hashtags podem ser usada por post. Apesar dessa ampliação, creio ser mais interessante usar as hashtags com moderação, afinal só vale a pena participar de discussões efetivamente tratadas no seu post e, com qualidade. Sim, hashtags atraem, mas conteúdo ruim ou raso repele.

Com a popularização das redes sociais, as empresas vêm, cada vez mais, acompanhando discussões sobre determinados assuntos. Seja lançamento de produtos, programações ou projetos políticos, toda forma de reação é acompanhada.

Em se tratando de marketing, o acompanhamento das reações nas redes sociais tornou-se uma ferramenta poderosíssima, substituta potencial, mais que bem-vinda, das obscuras maquininhas que acompanham a audiência dos canais de TV ou as pesquisas de mercado.

Como as hashtags afetam sua estratégia de marketing digital

E como isso afeta sua estratégia de marketing nas mídias sociais? Logicamente, a categoria hashtags é mais uma opção de apresentar sua página às pessoas, mas há outras considerações importantes.

  • Somente o que for dito em páginas públicas constará dos resultados. Não, você não terá acesso a tudo que todos estão falando de seu produto na lista de hashtags. Para isso, continuará sendo necessário usar ferramentas mais elaboradas de monitoramento das mídias sociais.
  • Se você usa em suas propagandas impressas ou televisivas a hashtag #SeuProduto, essa campanha cria uma rara possibilidade de se ter métricas nas mídias tradicionais. Funciona razoavelmente bem, mas não tão bem como o criador de URLs do Google, associado ao Analytics de seu site.
  • Campanhas cruzadas em diferentes redes sociais (por exemplo, tweets que são automaticamente publicados no Facebook) passam a constar dos resultados de busca, mas não se fica sabendo qual rede social mandou a visita.
  • Fica mais fácil pesquisar hashtags de assuntos relacionados à sua área de atuação, a fim de descobrir e participar das discussões relevantes, assim como perceber temas novos e oferecer conteúdo relevante sobre estes assuntos.
  • Criar uma hashtag específica em um evento de sua marca ficou ainda mais importante. Os participantes do evento podem se encontrar por hashtags, assim como o evento e seu conteúdo pode, da mesma forma, ser compartilhado por elas.
  • As marcas devem criar uma ou mais hashtags para estimular discussões nos diversos canais.

As hashtags potencializaram domínios exatos

Eu escrevi um artigo sobre naming, como escolher o melhor domínio para o seu site. Nesse artigo eu falava que domínios de nome exato, com palavras-chave da sua indústria (marketingdigital.com.br, por exemplo) sempre seriam uma ótima opção.

Na época não pensei sobre esse enfoque, mas as hashtags expõem muito esses domínios, se você simplesmente colocar a hashtag de seu site em cada post. Assim, eu poderia sempre incluir a hashtag marketingdigital (#marketingdigital) em todos os meus textos e não seria considerado spam…

Outra ponto é que, buscando por uma hashtag a possibilidade de sua página estar bem localizada na categoria Páginas, Assim, a pessoa clicar em sua página antes mesmo de abrir a categoria hashtags.

Veja o exemplo na imagem a seguir, no caso hashtag marketingdigital.

 

hashtag marketing digital

Vejamos as indicações mais apropriadas para cada rede social.

Twitter

Preferencialmente, use 1 hashtag, até porque há limites de caracteres e, no máximo, 2. Use uma 2ª for um sinônimo ou complemento muito óbvio da 1ª, como plural, por exemplo.

Facebook

Uma hashtag é o ideal no Facebook e 2 o limite máximo indicado.

Instagram

Quem quer atingir todo mundo, convence ninguém. O exagero transmite um certo nível de desespero por aceitação. Use com sobriedade, entre 2 e 6 hashtags.

E, por fim, duas observações:

  • Lembre-se que você nunca tem o direito de encher a paciência das pessoas. Terminar cada artigo com mil variações de hashtags pertinentes ao seu assunto não é uma boa ideia.
    Não queira ser o motivo para a criação da punição por hashtag spam. Assim, insisto, sobre as hashtags, use-as com moderação.
  • Não exceda na apresentação de suas hashtags, utilizando maiúsculas, chamadas excessivamente apelativas e, principalmente, evite controvérsias ou vinculações indevidas.

hashtag marketingdigital > #marketingdigital 🙂

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

101 artigos publicados