Equipes de trabalho remotas: Essa ideia tem apelo para você? Quando um dos empresários mais inovadores do mundo afirma uma coisa, temos que pelo menos prestar muita atenção. Os conceitos de home office e teletrabalho movem paixões, pró e contra.
Equipes remotas, este o é o assunto principal deste 2º artigo de uma série de 4, sobre trabalho a distância. Clique para ler o 1º artigo da série sobre teletrabalho.
Há um grande debate atual sobre trabalho remoto. Trabalhar de casa pode ser efetivo? Contratar teletrabalhadores pode ser uma solução para o seu negócio? Equipes remotas são produtivas?
De um lado do debate, grandes players como Yahoo e Bloomberg. O primeiro informou que não contará mais com equipes remotas e o segundo, por meio de seu presidente e atual prefeito de Nova Iorque, rechaçou qualquer possibilidade de trabalho remoto, e ainda disse:
Essa é uma das ideias mais estúpidas que já ouvi.
Em contrapartida, defendendo o teletrabalho estão startups e empresas estabelecidas como Basecamp (27 signals) e Virgin. A Basecamp, cujos donos estão prestes a lançar um novo livro sobre teletrabalho.
A Virgin, do megaempresário Richard Branson, também tem em seu presidente um grande defensor do trabalho remoto.
Branson inclusive publicou em seu blog a frase integrante do título deste artigo: “Um dia, escritórios serão coisa do passado”, ficando do lado de ter equipes de trabalho remotas.
Analisar prós e contras do teletrabalho é um começo de discussão, mas penso que, nesse debate, falta considerar alguns pontos importantes.
Trabalhar e selecionar pessoas localmente é incrivelmente restritivo
Quando você desconsidera a possibilidade de ter equipes de trabalho remotas percebe como isso limita o talento e disponibilidade de pessoas, porque tem que encontrar trabalhadores dentro de uma determinada localização geográfica. Por exemplo, se sua empresa se situa em um local com 2 mil habitantes, você estará limitado a escolher entre essas 2 mil pessoas.
Será que isso permite que você encontre exatamente quem está procurando? Provavelmente não. Ao invés de levar sua empresa para outro local ou investir muito, trazendo pessoas para a sua região, porque não considerar empregar pessoas de outra cidade, outro estado ou outro país?
Mesmo se você morar em uma cidade grande, como São Paulo por exemplo, suas opções “próximas” ainda são limitadas. Para cada tipo de posição, há outras cidades, estados ou países que têm melhor combinação de talento e custo
Faça uma experiência. O escritor desse artigo é nosso parceiro de negócios Rob Rawson, criou a Staff.com não para trabalhar com freelancers, mas contratados de longo prazo, funcionários reais que trabalham a distância.
Para isso sua empresa desenvolveu o TimeDoctor, que controla o tempo efetivamente trabalhado por equipes remotas, aumentando sua produtividade. Com esse software, é possível acompanhar o trabalho de sua equipe remota, sabendo exatamente em que e quanto tempo cada funcionário trabalhou efetivamente, mesmo que eles estejam a milhares de quilômetros de distância.
O maior empecilho de contratar trabalhadores remotos é a confiança
Apesar de 64% das pessoas que acessam a internet visitarem sites de outros países para estudar ou se instruir sobre determinados assuntos, quando o tema é equipes remotas, de outros países, isso ainda é tabu.
Os empregadores têm grande dificuldade de aceitar que os contratados estejam realmente trabalhando, pois sempre pensam que eles passam o dia no Facebook, dormindo ou trabalhando meio expediente.
Pouco se divulga essa informação, mas essa é uma preocupação também presente no emprego presencial – 85% das maiores empresas do mundo monitoram como seus empregados usam os computadores no trabalho.
Até pouco tempo não havia formas confiáveis de se acompanhar de maneira próxima trabalhadores remotos, mas hoje acompanhar esse acompanhamento é perfeitamente possível e o processo ficou fácil e ainda mais confiável.
Algumas características do trabalho presencial, teletrabalho e teletrabalhadores são:
- Nem todos preferem trabalhar de suas casas, mas todos consideram ser extremamente interessante a possibilidade por sua flexibilidade.
- Alguns trabalhos são mais indicados para serem exercidos de forma remota, como desenvolvimento de software e produção de conteúdo. Trabalhos que exigem longos períodos de concentração e a tranquilidade de se trabalhar de casa ajuda nisso.
- Certas pessoas precisam de um controle disciplinar e instruções ao longo do processo de trabalho, seja este presencial ou remoto. Ir a trabalho todos os dias é um evento mensurável, mas a produtividade em si não. Trabalhar é um sempre um ato que exige auto-disciplina.
E você, se considera apto a trabalhar a distância? E quanto a você, empresário, conseguiria montar equipes de trabalho remotas?
Na próxima parte veremos as vantagens do teletrabalho para as empresas.