fbpx

A Importância do Branding é Grande Demais Para Ser Prêmio de Consolação

importância do branding

A importância do branding é muito grande para ele ser tido como prêmio de consolação. A explosão de agências “também digitais”, originadas de agências de publicidade, torna esse risco em algo comum.

Pode acontecer de você, por curiosidade, clicar num spam ou numa mensagem com vírus. Quando usuários, somos sempre vulneráveis. Já como empreendedor ou empresário, você nunca pode ser ingênuo. Não há grande margem para erros em negócios, e erros com a marca podem ser fatais. A importância do branding é muito grande para ser relegado a segundo plano.

O crescimento da internet e consequente queda da relevância das mídias tradicionais, fez muitas agências de publicidade expandirem seus serviços para a internet. Logicamente, muitas o fazem com competência, da forma devida, contratando pessoas experientes do ramo, estudando, fazendo e aprendendo.

Outras, entretanto, tentam apenas replicar na internet as formas tradicionais de publicidade, da má publicidade. E isso não funciona, na enorme maioria dos casos. Coloque uma celebridade em um banner na internet dizendo que ela só compra na loja XYZ e nada acontecerá…

Quem já negociou ou ouviu propostas de agências digitais sem maior experiência, provavelmente já ouviu a frase: “No mínimo, você estará fazendo branding!”. A importância do Branding é maior que isso.

Nunca aceite branding como prêmio de consolação.

Em tempos de internet, branding é algo mais complexo do que muitos acham. E essa relação descuidada com a marca na web pode ser um tiro no pé. As ações, principalmente nas redes sociais, são infantis.

Um bom artigo, antigo, mas ainda atual, escrito por Monica Sabino, mostra como o conceito de branding vem sendo deturpado. Leia O que é Branding, afinal?

O trabalho digital – métricas e ROI

Ao contratar um trabalho digital, você deve ter claramente definido o que pretende, a fim de não cair nos papinhos que vêm se tornando mais e mais comuns.

Perceba que não vai aqui nenhum tipo de preconceito com braços digitais de agências de publicidade. Nossa empresa também é uma agência puramente digital, mas temos o perfeito entendimento que um bom trabalho de branding e publicidade é algo que nenhuma empresa pode prescindir. Em contrapartida, conhecimento e respeito no sentido inverso, infelizmente, não é algo comum.

O fato de ser uma agência digital de uma grande agência de publicidade, por si só, não significa nada. Agências de publicidade têm especial dificuldade como agências digitais, pois desprezam o acompanhamento dos resultados pelas métricas de marketing, algo que nas mídias tradicionais é praticamente impossível.

Você consegue imaginar uma mídia tradicional informando quanto cada esforço de marketing resultou em conversão na semana, no centavo, conforme abaixo? Muitas agências entram no digital sem nem saber que isso é possível. Ainda reduzem a importância e apelam para o pelo menos branding.

Ainda mais se o relatório mostra que o trabalho de otimização para buscas converte mais que anúncios e custa muito menos…

métricas conversão

Não misture ações online e offline

Temos uma série mais abrangente sobre esse assunto, Como sua Agência de Publicidade Pode Virar o Táxi do Marketing.

Desde já, dê preferência a quem pode mostrar casos ou ideias puramente de internet, sem campanhas mirabolantes na TV, jornais, rádios e revistas no background. O enfoque web é outro, assim resultados, audiência e ROI, diferentemente do trabalho tradicional, tem métrica no digital. Só no marketing digital é possível um acompanhamento tão próximo de resultados.

Em resumo, como em tudo, há bons serviços e os que só têm fama de bons, talvez devido a um bom trabalho de branding… Procure avaliar a agência digital pelo trabalho de internet dela e não pelo nome da empresa.

E, para melhor controle e sucesso de seu trabalho, não o misture trabalho digital com a publicidade tradicional, pois todos os resultados impossíveis de serem medidos serão inflados, afinal, não podemos somar bananas com laranjas.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

103 artigos publicados