Torne suas ofertas irresistíveis! Otimize as ofertas do seu comércio eletrônico, como você otimiza seu site para as buscas!
O mesmo princípio que vale para explicar a necessidade de se otimizar um site para as buscas vale para a apresentação de ofertas irresistíveis em um site ou e-commerce. Com tantas opções, por que alguém compraria no seu site ou contrataria o seu serviço?
Nem sempre você tem uma segunda oportunidade para concretizar uma venda, então não se pode perder chances. Estudos mostram que, na maioria dos casos, para cada visita não convertida em venda, a chance de se vender para aquele mesmo cliente cai de 30 a 70%. Assim, use o conteúdo e otimização para ter sucesso no seu comércio eletrônico.
Estruture suas ofertas de modo a torná-las irresistíveis!
Assim, não corra o risco de perder oportunidades de venda. O trabalho, agora, é reduzir ao máximo as chances de dúvidas ou problemas e configurar sua oferta de modo a torná-la irresistível.
Uma oferta irresistível tem base nos trabalhos de marketing de conteúdo e e-commerce.
Vamos a algumas dicas do que e como fazer:
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Conheça seu cliente.
A fim de convencer potenciais compradores a confiar em você e escolher seu produto ou serviço, você deve compreender o que os move e quais as suas necessidades.
Pense como o consumidor, identifique o que ele quer, e imagine o que justificaria a decisão de comprar de você. Sempre se pergunte: Que benefícios do meu produto são de maior interesse para meus clientes?
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Informe o comprador, sem forçar a compra.
As pessoas têm um pé atrás com propaganda explícita, muitos não toleram insistência demasiada, mas todos gostam de informação. Apresente suas ofertas de uma forma que elas se tornem irresistíveis ao cliente.
Assim, informe os compradores, explicando, em detalhes, o que o produto pode fazer por eles, como ele atende suas necessidades, que problemas ele resolve.
Não ofereça uma lista de características, apresente os benefícios e sempre informe valores.
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Direcione o foco da apresentação.
Primeiramente, explicite uma necessidade e mostre como seu produto pode atendê-la. Todo produto deve satisfazer uma necessidade ou resolver um problema.
Então, mostre aos clientes porque eles precisam de seu produto e, se ele é semelhante a outros disponíveis no mercado, tente diferenciar sua oferta, mostrando aspectos importantes que não sejam apresentados pela concorrência.
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Ofereça, em seu site, conteúdo que estabeleça sua autoridade no assunto.
Quanto mais você informar seu cliente, mais ele o considerará um especialista. Fale do assunto principal, de assuntos correlatos e torne-se uma autoridade em uma área ainda mais abrangente.
Estabeleça-se pela competência de informar, com qualidade, seu cliente. E ele se disporá a considerar sua oferta (desde que ela seja irresistível).
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Dê provas de suas afirmações.
Prove que seu produto cumpre o que você promete e, assim, conquiste credibilidade. Faça isso apresentando casos reais de como seu produto resolveu problemas de usuários, comparando seu produto com a concorrência, e explicando em que sentido o seu produto é superior aos outros.
Publique depoimentos que mostrem resultados. Se existirem estudos sobre a eficácia do produto, apresente-os. E sempre busque mostrar provas sociais, com perfis nas redes sociais com muitos seguidores, curtidas e compartilhamentos. Não despreze a importância desse trabalho.
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Use as chamadas power words, as palavras com “poder”.
Muito se diz que as palavras têm “poder”. Algumas palavras e termos têm realmente a capacidade comprovada de aumentar as vendas, pois disparam os chamados gatilhos mentais.
Estes termos costumam ser concisos e sedutores. Eles atraem a atenção do cliente, enquanto criam uma boa imagem do produto, e um ambiente propício para a compra. Ofertas irresistíveis sempre têm uma ou mais power words.
Algumas delas são: sem riscos, experimente sem compromisso, fácil de usar, rápido, ganhe dinheiro, ganhe tempo, economize dinheiro, economize tempo, melhore, otimize, comprovadamente, garantido, dá resultado e grátis (talvez a mais poderosa de todas…). Agora, use o grátis de forma responsável, leia outro artigo nosso que fala sobre os problemas do grátis nos negócios!
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Facilite o entendimento de sua proposta, tornando sua oferta compreensível.
Quando você está oferecendo uma versão mais cara ou completa ou um produto complementar, você deve justificar o preço mais elevado e assegurar ao cliente que que essa oferta tem melhor valor e explicar o porquê.
Em igual sentido, quando está oferecendo uma versão com desconto, você deve tranquilizar os clientes, informando que a oferta é essencialmente tão boa quanto a versão completa e explicar o preço reduzido.
Em caso de descontos, é sempre muito importante ter regras claras.
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Não apresse o comprador (mas não o deixe ficar preso à paralisia da análise). Timing é tudo!
Embora os argumentos de venda devam incentivar o cliente a fazer uma compra, você deve fazer isso de uma forma natural. Não arruíne seus esforços, forçando a barra.
Compre Agora! Até funciona para botões, mas não para conteúdo. Ninguém gosta de ser pressionado.
Você pode, de maneira sutil e inteligente, sugerir a perda de uma oportunidade se a decisão demorar ou criar uma sensação de escassez, com frases do tipo: quantidades limitadas, promoção relâmpago, desconto somente hoje e semelhantes ou com contadores de tempo que mostram que a validade da oferta está acabando.
Agora, não o deixe cair na paralisia da análise, aquela situação em que se fica pensando, pensando, até… desistir. Chamadas para a ação devem trazê-lo de volta ao modo de decisão imediata.
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Use chamadas para a ação sutis e eficientes.
Como você incentiva o cliente a comprar, sem impor? Nos textos, em minhas experiências, vejo que funciona melhor links alternativos ao Compre Agora, como Escolha o Produto ou Adicione ao Carrinho.
Quando oferecer um produto complementar ou uma versão mais cara use Personalize seu Pedido.
Você precisa ter chamada para ação, call to action, mas teste e analise os resultados, para não errar na escolha destas.
A fim de confirmar o que funciona faça o teste AB, experimente versões e analise os desempenhos de cada uma.
E, por fim, lembre-se de sempre incentivar seus clientes a retornar no futuro, independentemente de eles terem comprado ou não.
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Não esconda seu preço.
Não há nada pior do que ficar tentando descobrir quanto custa um produto. As ofertas, para serem irresistíveis, têm que oferecer informações completas. Lembre-se que se alguém estiver interessado no preço, é porque ele está interessado em comprar!
Quanto mais difícil for encontrar o preço, maior será a probabilidade de o cliente reconsiderar a sua decisão de compra, adiar ou até esquecer o que queria comprar. Lembre-se que na internet muitas das compras são por impulso…
É incrível o número de sites que não informam o preço das coisas, usando o tradicional adicione ao orçamento… Sei que existem técnicas old school em vendas, mas esconder preço para vendas online é simplesmente sem sentido.
As pessoas têm pressa, não têm paciência e, se você não informa, outro informa. Aí, adivinhe de quem ela vai comprar…
Desistir de um site ou abandonar um carrinho de compras já é a opção comum para mais da metade dos visitantes. Não piore suas chances.
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Jogue limpo.
Não é necessário ser desonesto para estar errado, às vezes, basta ser vago ou ambíguo. Toda meia verdade pode soar como uma mentira completa.
Se você perder a confiança do usuário, pode ter certeza que, a fim de reconquistá-lo o custo será alto e o processo, longo e complexo (e, vamos combinar, merecido).
Não crie regras desnecessárias, cláusulas leoninas, interpretações subjetivas ou métodos que fiquem na margem entre o certo e o errado. De nada adianta sua oferta ser irresistível e não converter por causa de regras descabidas.
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Vá além.
Diferencie-se pela superoferta de conteúdo. Acrescente vídeos demonstrativos, conte histórias, mostre como seus clientes utilizam seu produto, enfim, não deixe eventuais perguntas sem respostas.
O marketing de conteúdo é a estratégia mais inteligente (e óbvia) para mostrar que se quer ir além.
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Estimule a socialização da escolha e da informação de compra.
É muito importante estimular a compra social, quando o potencial comprador tem a oportunidade de conversar com as pessoas no momento da decisão, e a compartilhar da informação de compra.
E, pense comigo, se ele ficar satisfeito, é bem provável que ele compartilhe essa satisfação e passe de cliente a evangelizador.
Note que o visitante não analisa apenas o preço e a confiabilidade de um site, mas também, a presença de conteúdo informativo, a apresentação clara das ofertas e a autoridade do site e/ou de seu autor.
Afinal, com tudo isso e mais um bom marketing digital, vender será o menor de seus problemas.
Veja 25 exemplos de ofertas irresistíveis neste excelente artigo do Lead Quizzes.