fbpx

Segmentação do Facebook Ads – Efetividade na Conversão de Seus Anúncios

segmentação do facebook

O Facebook Ads tem a melhor capacidade de segmentação entre os anúncios. Quem anuncia sabe o quanto isso é importante, já que se pode aumentar sensivelmente as taxas de cliques e conversão.

A capacidade de segmentação do Facebook Ads permite atingir apenas mulheres grávidas, moradoras de Santa Catarina, com idade entre 30 e 35 anos, assim, usufruir dessa vantagem é primordial.

Se você faz ou pretende fazer anúncios no Facebook, há 2 siglas que você tem que considerar, CTR e CPC.

Click through ratio, CTR, é o valor resultante da conta (número de exposição dos anúncios / número de cliques). Quanto maior for o seu CTR, menor será o custo por clique, o CPC. Assim, inicialmente, você tem que priorizar o aumento do CTR.

Se as possibilidades de segmentação são ótimas, por outro lado, não se pode dizer o mesmo das métricas, afinal o Facebook não oferece informações muito diretas de como otimizar aumentar o CTR, nem números que facilitem a otimização dos anúncios.

Vamos às dicas para aumentar seu CTR, por meio de testes A/B e trabalhando otimamente a segmentação do Facebook Ads:

  1. Use caras felizes ou imagens

    Use de Psicologia. Pessoas gostam de clicar em anúncios que encorajam conexões pessoais. Lembre-se que se trata do Facebook, assim, desenhos, fotos e até carinhas felizes valem aqui.Laughing

    De acordo com a segmentação a ser trabalhada, a mensagem deve fazer sentido e a oferta precisa despertar interesse. Pense na característica da audiência e converse com ela, nos termos dela.

  2. Faça anúncios simples e diretos

    Você pode usar diversos formatos para anunciar seu produto ou serviço, mas sempre considerando a segmentação do Facebook Ads:

    . Vídeo,
    . Imagem,
    . Coleção,
    . Carrossel,
    . Apresentação multimídia,
    . Experiência instantânea,
    . Eventos e vários outros.

    Lembre-se que o Facebook não é um lugar para seriedade excessiva. Crie algo simples e direto. Aqui a palavra-chave é conexão. Você deve despertar o interesse a ponto de provocar o clique.

  3. Faça perguntas

    Uma ótima maneira de conseguir engajamento é encorajar discussões. Assegure, entretanto, que a pergunta seja relacionada ao que você oferece. Lembre-se que a segmentação do Facebook Ads faz grande parte do seu trabalho.

  4. Chame a atenção para seu anúncio

    Misture iniciais maiúsculas, caracteres diferentes, números e varie as chamadas para ação. Você está competindo com centenas de anúncios a cada minuto, então, seja criativo!

  5. Busque envolvimento emocional

    Os melhores anúncios despertam reações emocionais nos usuários do Facebook. Desta forma, crie urgência, sensação de escassez e outros apelos em frases como: só hoje, quantidades limitadas, etc. Para saber ainda mais sobre esses gatilhos psicológicos conheça nossos artigos: Ofertas Irresistíveis Para Seu E-commerce? Teste Essas 13 Dicas, assim como Webwriting – Como Produzir Conteúdo Relevante e Original Para o Seu Site.

  6. Direcione seus anúncios

    Crie anúncios diferentes para grupos diferentes, sejam eles demográficos, de interesse ou gênero. Como já dissemos as possibilidades de segmentação de anúncios no Facebook Ads são muitas, então usufrua disso. Conheça seu mercado e direcione os anúncios de forma apropriada.

  7. Mude constantemente seus anúncios

    Facebook não é Google. Um anúncio tem uma vida útil menor, especialmente se você o está direcionando para situações específicas, datas ou segmentos. Quanto mais você segmentar o anúncio, menos tempo ele deve permanecer no ar, a fim de que não se repita demasiadamente para a mesma pessoa.

  8. Configure uma landing page ou use um aplicativo de engajamento

    Dependendo do seu nicho, e da segmentação aplicada no Facebook Ads, pode ser um erro o anúncio tirar a pessoa do Facebook a fim de levá-la a um site. Essa interrupção na navegação da pessoa ainda pode diminuir o CTR.

    Assim, a fim de evitar esta quebra usando landing pages dentro do próprio Facebook, que já apresentem sua mensagem. Nesta landing page, sim, pode-se ter links para sites externos.

    Você também pode usar aplicativos de engajamento para criar melhores relações com os usuários, assim, neste caso, listas de comentaristas mais ativos, enquetes e outros funcionam muito bem.

Em resumo, você deve segmentar os anúncios para diferentes grupos de interesse e palavras-chave; alternar anúncios no Facebook quinzenalmente e sempre ter vários anúncios rodando ao mesmo tempo, seguindo a regra de testar sempre.

É importante especificar expectativas de conversão, algo como 0,5% ou CPC abaixo de $ 0.25, por exemplo. Os anúncios que não atingirem esses mínimos devem ser aprimorados até que atinjam.

Dica extra

Deixei para o final uma dica mais profissional. Especifique, também, um mínimo de melhora para anúncios que você otimizar.

Particularmente, procuro diminuir para um terço o custo inicial por objetivo. Explico. Assim que publico um anúncio, digamos que cada interação custe $ 0,75. Não paro a otimização deste anúncio até que esse custo chegue a $0,25. Se eu não conseguir isso em 3 alterações, simplesmente dispenso o anúncio e parto para outro. Isso porque a segmentação do Facebook Ads permite grandes ganhos na otimização dos anúncios e esse é o seu trabalho.

Testando sempre, você verá que essa economia não é uma conquista impossível e, uma vez alcançada, você pode atingir ainda mais pessoas.

Em conclusão, se eu tivesse de resumir o segredo do sucesso de anúncios no Facebook Ads em uma palavra, ela seria segmentação.

Quanto mais relevantes forem a mensagem e a oferta seus anúncios, maior será seu CTR, menor será o CPC e, assim, menor custo será sua conquista de audiência.

Artigo original publicado por Casey Markee, em nossa parceira Search Engine News – Planet Ocean (área de conteúdo pago). Traduzido, localizado e ampliado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

103 artigos publicados