O novo e-mail marketing. Mesmo as grandes ideias precisam de uma repaginada de vez em quando.
É indiscutível a importância do novo e-mail marketing para seu trabalho de marketing digital. Entretanto, não é fácil enviar, consistentemente, newsletters sempre com assuntos interessantes e ofertas de valor para sua lista.
Que tal uma lista de sugestões para dar uma renovada nos seus esforços por e-mail? Vamos pensar no novo e-mail marketing?
Primeiramente, entenda que conquistar engajamento é uma coisa complexa. Seja para apresentar algo novo ou para vender as mesmas coisas, a cada semana ou quinzena, preparar uma newsletter com conteúdo relevante, que provoque ações ou reações de quem a recebe, é uma tarefa árdua, mesmo para o mais experiente dos profissionais.
O trabalho de e-mail marketing é basicamente simples: criar conteúdo que inspire ações previamente planejadas dos inscritos em sua lista.
Como tudo mais em negócios, na teoria é fácil. Se suas métricas de engajamento (abertura, cliques, cadastros, descadastramento etc.) estão caminhando na direção contrária aos esperado, é hora de repensar seus esforços, a fim de criar conteúdo que seus leitores se disponham a ler e (tomara…) seguir sua chamada para ação.
Veja 8 sugestões, divididas em 3 enfoques, a fim de conseguir usufruir do novo e-mail marketing.
Como ter ideias
Você pode, por exemplo:
- Amplie o trabalho de brainstorm a fim de definir a linha de ação.
Nada é pior para qualquer esforço de marketing que a acomodação. Crie novas rotinas de discussão de ideias, compre o livro mais recente do seu guru do e-mail marketing, cadastre-se para receber newsletters de empresas com histórico de inovações na web (Coca Cola, Red Bull, por exemplo) e analise o que eles tem feito e adapte as boas ideias para seu uso. E use! - Crie um banco de ideias.
Faça um arquivo só com ideias que retirar de e-mails, sites, páginas do Facebook ou Twitter. Um dia, uma delas pode ser o toque que faltava. E note que, às vezes, isso pode ser um título bem pensado, uma oferta diferenciada, ou simplesmente um bom texto.
Incluo uma história que aconteceu comigo. Uma vez comprei um produto com validade de 6 meses. Ao final da compra, abriu-se uma janela reiterando que o produto tinha validade específica e pedia autorização para me enviar um lembrete para eu renovar a compra 1 mês antes da expiração. Achei lógico e útil, por isso, é claro, aceitei.
Assim que pude, usei a mesma ideia no e-commerce de um cliente e o índice de conversão que alcançamos com essa técnica foi excelente. Esteja sempre ligado, para perceber (e anotar) boa ideias. - Reutilize boas ideias do passado, mesmo falando de novo e-mail marketing,
Sempre tendemos a procurar o novo, mas, muitas vezes, a resposta está no passado. Reutilize o que funcionou antes. Verifique quais foram os links mais clicados em suas antigas newsletters, quais os tipos de artigos que tiveram melhor resposta, enfim pesquise seu próprio trabalho para encontrar exemplos bem-sucedidos.
Quantos aos clientes
Lembre-se que os clientes podem ser muito reativos às mensagens. Assim:
- Destaque seus leitores
Qual a melhor forma de gerar engajamento? Proporcione formas de seus clientes aprofundarem a conexão com sua marca.
Peça fotos ou histórias de seus cadastrados e publique-as em seu site ou newsletters. Publique comentários daqueles que mais comentam, faça promoções para escolher as melhores sugestões, enfim, dê participação e poder aos seus clientes.
Isso, comprovadamente, aumenta a taxa de cliques e cria uma sensação de envolvimento que é sempre positiva para seu negócio. - Pergunte, diretamente aos seus clientes, o que eles querem.
Faça uma enquete, inclua na newsletter um espaço para ideias e premie as melhores. Não tenha medo de envolver seus clientes em suas decisões de marketing, o novo e-mail marketing demanda isso. Afinal, seu trabalho é conquistá-los, não é?
Ideias fora da caixa
- Ofereça descontos exclusivos para cadastrados em sua lista
Afinal, que motivo que leva as pessoas a se cadastrarem para receber seus comunicados? Saiba que é para receber descontos, ofertas, conteúdo exclusivo e tudo mais que signifique vantagem ou valor.
Nos EUA há um nome bem legal para isso. WIIFM: What’s in it for me? Algo como: O que que eu ganho nisso?
Prestigie seus cadastrados e eles retribuirão. Use o novo e-mail marketing como primeira opção para excedentes, itens exclusivos ou de tiragem limitada e liquidações. - Dinamize seus contatos, usando, por exemplo, jogos, competições, tarefas, quizzes, o que quer que seja para engajar seus leitores.
Idealize algo como eles terem que clicar em um link para ativar o “jogo” e serem levados a uma página onde teriam que encontrar algo. Quem achar, ganha um cupom de desconto. É simples, não demanda maiores estruturas e pode funcionar bem. Experimente.
Tenha apenas o cuidado de restringir a participação a cadastrados. Relembro que as pessoas da sua lista têm que se sentir prestigiadas. - Use suas mídias sociais.
O Facebook, Twitter, Pinterest e outras redes são ótimas fontes de pesquisa. Pesquise que tipos de posts geraram mais compartilhamentos e curtidas de seus seguidores e o que estão publicando em seu mural. Analise quais tweets fora mais retuitados. Existem dúvidas ou perguntas mais recorrentes?
Bons serviços de e-mail indicam quais os inscritos de maior peso nas redes sociais. Analise o que eles compartilham mais. Vá além das palavras, porque há muitas informações úteis nas suas próprias mídias sociais.
Em resumo, não considere o e-mail marketing uma estratégia por si só, que não se comunica com as outros. O novo e-mail marketing interage com todos os seus esforços.
O e-mail marketing continua relevante?
De acordo com pesquisa feita pela Epsilon E-mail Marketing Research Center, as taxas de aberturas e cliques vêm diminuindo.
Um caminho que parece ser unanimidade entre os profissionais de e-mail marketing, para reverter esse mau desempenho, é buscar fórmulas de se personalizar ao máximo as mensagens.
Isso leva muitos a pensar que o e-mail marketing pode estar perdendo relevância para as redes sociais. Veja o conteúdo que preparamos sobre essa possibilidade.
A dica extra (9) é enviar conteúdo específico segmentado por assuntos, faixas etárias, sexo, regiões ou o que mais seu cliente informar como sendo de seu interesse. Afinal, nada é mais lógico que dar ao seu cadastrado exatamente o que ele quer!
Se você pretende melhorar suas estatísticas, porque não começar com essa 8 (ou 9) dicas para usufruir do novo e-mail marketing?
Informe-nos se alguma funcionar para você!