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Marketing Digital Brasileiro X Internet Marketing Americano

marketing digital brasileiro

Sempre me pedem para eu comparar o marketing digital brasileiro com o internet marketing americano, já que aprendo lá e uso aqui.

Marketing Digital Brasileiro ou Internet Marketing Americano, qual o melhor modelo? Para resumir o que acho de cada um, pego emprestado o lema do Salgueiro: nem melhor, nem pior, apenas diferente.

Explicando para visitantes mais recentes, meu aprendizado de marketing digital ocorreu nos EUA, onde moro, mas na grande maioria das vezes foi usado principalmente no mercado brasileiro, onde tenho empresa.

A história da criação de meu negócio de internet você pode ler em Será Possível Começar um Site Hoje, Sem Investir Praticamente Nada, e Ser Bem Sucedido? Pela história do lançamento, crescimento fulminante e desaparecimento de meu primeiro negócio de internet, conto um pouco da história do marketing digital. E ela pode evitar que você cometa os meus erros e se inspire na parte que acertei.

Como devemos consumir conteúdo originado em outro país? Primeiramente, é preciso entender as diferenças.

Quem Usa a Internet Para Negócios?

A primeira diferença é quem tem negócios na internet. Nos Estados Unidos, pesquisas informam que milhões de pessoas físicas ou empreendedores individuais têm como principal fonte de renda negócios realizados nos grandes marketplaces, espaços virtuais de compra e venda, como Ebay, Amazon e Craigslist e Clickbank, entre outros.

Ao mesmo tempo que esses gigantescos players têm enorme representatividade nas vendas online, eles também abrem espaço para que pequenos negócios e empreendedores individuais possam fazer negócios com produtos próprios e de terceiros, novos e usados, além de e-books e cursos online de produção própria.

No Brasil, as médias e grandes empresas dominam o mercado. Lentamente as micro e pequenas empresas vêm descobrindo a internet, enquanto os empreendedores individuais estão partindo para a internet mais rapidamente, entrando no mercado pela vertente de infoprodutos.

Com o crescimento do acesso à internet por smartphones e tablets, e a consequente importância que as buscas têm dado aos chamados resultados locais, as pequenas empresas certamente serão estimuladas a levar seus negócios para a internet, a fim de usufruir da procura por negócios próximo aos locais de onde o cliente se conecta.

Quem Se Pretende Atingir Com o Marketing Digital Brasileiro e Internet Marketing Americano?

Outra grande diferença é a quem se destina o marketing digital em cada país. Ao passo que, no mercado americano, os chamados gurus do internet marketing têm como mercado-alvo pequenas empresas e empreendedores individuais, o mercado digital do Brasil ainda têm como foco empresas médias e grandes.

Características dos Eventos

No Brasil, os maiores eventos se sentem obrigados a trazer palestrantes que sejam responsáveis por grandes e-commerces ou empresas, pois estes têm mais apelo ao público.

Enquanto nos EUA quem ensina enfatiza ter experiência própria de fazer, no Brasil eles entram com a força da história das empresas em que trabalham.

Esclareço que não há julgamento nessa constatação. Há vantagens nos dois modelos, o ideal é participar de cursos e eventos que mesclem esses dois enfoques de conhecimento.

Vejam este artigo onde aprofundo a análise de como escolher os melhores eventos de marketing digital.

Livros

Tanto no Brasil como nos EUA, o livro impresso funciona como ferramenta de estabelecimento de autoridade, sendo irrelevantes como fonte de renda para os escritores brasileiros e mais interessante nesse sentido nos EUA. Porém, nos EUA, há livros impressos de marketing digital têm desconto de até 100%, paga-se apenas o frente, pois o importante é vender muito, conseguir exposição e entrar para listas de best sellers.

E-books

E-books de marketing digital no Brasil são utilizados principalmente para oferta de download gratuito, em troca de cadastro de e-mails. Nos EUA, os e-books, por vezes, custam até mais caro que livros impressos, devido à enorme procura e à oferta de informações e possibilidades diferenciadas.

De Onde Vem a Renda do Empreendedor

No Brasil, a renda dos empreendedores vem da venda de e-books, cursos online, acesso por membros a conteúdo premium. Quando mais bem sucedidos há oferta de ferramentas, mentoria e masterminds.

Nos EUA, essas mesmas fontes de renda são comuns também, mas os profissionais de destaque também são contratados por grandes empresas para treinamentos e prestações diversas de serviços.

Conteúdo Produzido em outros idiomas

A internet é invenção de um inglês, mas formas de se ganhar dinheiro com ela foram pensadas nos Estados Unidos. Assim, é muito importante acompanhar pelo menos o marketing digital americano. Se puder, acompanhe, também o inglês, pois suas ferramentas são extremamente bem-feitas.

Agora, é primordial entender que tudo que é criado fora, para aplicação no Brasil, deve ser:

  • Traduzido
    Apresentação de texto originalmente produzido em uma língua em outra língua. Em menor complexidade é uma interpretação literal.
  • Localizado
    A adequação cultural ou localização de conteúdo considera a forma que os novos usuários pensam e agem. Ela considera características do povo, sua cultura, características e idiossincrasias. Os exemplos também devem ser localizados.
  • Adaptado
    Em se tratando de negócios, é importante que haja também uma adaptação à cultura de negócios. A forma de fazer negócios talvez seja o que mais diferencie um mercado de outro. O conteúdo, quando adaptado para outro país, deve passar por essa análise e adaptação.

Somente após esses três trabalhos, um conteúdo originalmente produzido no exterior pode ser apresentado em outro pais. Como trabalho para o marketing digital brasileiro, tenho parcerias com profissionais do internet marketing americano. A maior dificuldades nessas parcerias é fazê-los entender que tradução e localização não garantem um conteúdo apropriado. A cultura de negócios e características de mercado também tem que ser considerados nessa adaptação.

Uso de termos em outros idiomas

Duas figuras de linguagem merecem destaque na adaptação de conteúdo originalmente produzido em outro idioma.

É indiscutível que profissionais de marketing digital brasileiro têm o (mau?) hábito de usar prioritariamente termos em outros idiomas, principalmente o inglês, em textos e campanhas destinadas ao público brasileiro, o que, logicamente, não acontece no internet marketing americano. Agora, é aceitável o uso de estrangeirismos por:

  • Inovação
    Situação em que usamos termos em outra língua quando não temos palavras específicas em nossa própria língua.
  • Facilidade de comunicação
    Enquanto certas palavras em inglês aglutinam diversos significados, em português precisaríamos de várias para dizer o mesmo. Player, por exemplo, em inglês significa jogador, executor, ator, parte, interveniente, operador, protagonista. Eu atinjo mais diretamente o público que se interessa por marketing ao falar dos grandes players do mercado do que atores, por exemplo.
  • Problemas com a eufonia
    O som não é agradável aos ouvidos, como sítio ao invés de site. Não vai pegar, simplesmente porque soa mal.

Agora, vamos combinar que e-commerce, no lugar de comércio eletrônico é totalmente desnecessário, mas se a análise de SEO (otimização para as buscas) diz que as duas formas recebem muitas buscas no Google, trate de colocar ambas no texto…

Particularmente, escrevo para pessoas. Entre reduzir o padrão do conteúdo e otimizar, deixo o SEO em nível secundário de importância, pois noto que as buscas são inteligentes o suficiente para considerarem essa minha postura como geradora de conteúdo relevante.

Há programas em inglês que geram até 200 variações de um mesmo texto, todas gramaticalmente corretas. Graças a essa possibilidade, o número de sites com conteúdo “repaginado” é gigante. Isso faz com que seja muito importante filtrar quem deve ser acompanhado. Também é muito mais fácil vender nos EUA, devido à uma característica bem americana, o consumismo desenfreado.

Conclusão Marketing Digital Brasileiro x Internet Marketing Americano

Juntar um meio em que a compra por impulso é uma tendência, como a internet, com um consumidor voraz é uma combinação explosiva. No Brasil é mais complexo gerar conteúdo realmente original por causa de:

  • Características do idioma,
  • Exigência do público consumidor, tanto na escolha do conteúdo quanto na hora de abrir a carteira.

Então, resumindo, para mim, o mercado brasileiro é mais interessante e vender aqui também é mais desafiador. Ainda assim, tudo de novo vem dos EUA. Que tal ficar indo e vindo? Tem sido bastante interessante para mim.

Tem alguém lá de fora que você acompanha? Coloque os nomes aí nos comentários.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

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