Como Fazer um Plano de Negócios: Empreendedor Planeja!

fazer um plano de negócios

Fazer um plano de negócios é imprescindível para começar um novo negócio, ou uma nova fase em seu negócio, de forma estruturada.

Um plano de negócios é mais que exposição de sonhos e desejos, mas um guia que apoio à gerência do negócio. Ao mesmo tempo mostra a parceiros, bancos e potenciais investidores que seu negócio é viável, e que seu time está preparado para levar a empresa a um patamar superior.

O primeiro passo do seu plano de negócios é alinhar o conteúdo do plano com seu propósito. Você pode até se basear em planos prontos, mas é preciso adaptar todos os dados para o seu caso específico.

Veja um resumo do plano que fizemos para relançamento da MarketingDigital.

Há softwares que auxiliam o desenvolvimento do plano. Alguns funcionam tão bem, que ao preencher os campos você vai tendo novas ideias, consegue ver contrassensos na sua ideia inicial, enfim, realmente ajuda no desenvolvimento do plano e não apenas economiza tempo na formatação.

Um plano de negócios é qualquer planejamento que faça seu negócio vislumbrar um objetivo, alocar recursos, focar nos pontos principais e se preparar para os problemas e as oportunidades.

Um plano de negócio é um termo de compromisso com os bons resultados.

Infelizmente, muitas pessoas pensam em planos de negócios somente para começar novos negócios ou em caso de necessidades específicas, como conseguir investidores ou pedir empréstimos. Acontece que os planos de negócios são vitais para se gerir qualquer negócio, independentemente da fase em que se encontram. Negócios precisam de planos para otimizar seu crescimento e desenvolvimento, de acordo com suas prioridades.

Planos de negócios são vitais para se gerir qualquer negócio, independentemente da fase em que estes se encontram.

Um plano de startup é um planejamento simples de lançamento de um negócio. Ele inclui um sumário executivo, a missão, o caminho escolhido, análises de mercado e do ponto de equilíbrio. Este tipo de plano é bom para se decidir se é interessante seguir com a ideia, se ela mostra que o negócio é viável, mas não tem informações suficientes para mostrar como se deve gerir um negócio.

Um plano normal de negócios, que segue o aconselhamento de experts, inclui um conjunto padrão de elementos, como será mostrado a seguir. Os formatos variam, mas é comum que os planos incluam componentes básicos como descrições da empresa, de seus produtos e/ou serviços e do mercado, além de previsões, currículo da equipe de gerência e uma análise financeira.

Seu plano depende diretamente da situação específica da empresa.

Por exemplo, sua equipe de gerência é muito importante quando se busca investidores, ao passo que histórico financeiro é importante para bancos quando a empresa precisa de um empréstimo. Entretanto, se o plano está sendo elaborado para uso interno apenas, não há necessidade de se incluir detalhes já sabidos. Em suma, faça o plano que melhor atenda seu propósito.

Depende do caso, mas, normalmente, os pontos mais importantes do plano são a análise do fluxo de caixa e detalhes específicos de implantação. A previsão do fluxo de caixa é tão vital para a empresa como é difícil de ser seguida. Dinheiro não é algo fácil de lidar, por vezes se confunde faturamento com lucro, quando são coisas absolutamente diferentes. Lucros também não garantem dinheiro no banco. Infelizmente, várias empresas lucrativas fecham por problemas de fluxo de caixa, pois, para elas, isso não é algo cujo planejamento seja seguido intuitivamente.

Como fazer um plano de negócios

O detalhamento da implementação é o que mostra como as coisas acontecem. Por mais brilhantes que sejam as estratégias e a documentação do planejamento, tudo é teoria antes que sejam definidas as responsabilidades, datas e orçamentos e, posteriormente, que o planejado está sendo confirmado pelos resultados.

Correndo o risco de ser simplista, há um formato padrão das partes de um plano de negócios. Pode-se ter mais seções, sem maiores alterações na ordem.

Um plano básico deve ter:

  • Sumário executivo

    Deve ser escrito quando o plano já estiver pronto, mesmo sendo a primeira parte dele. Uma ou duas páginas com os pontos principais criadas com o intuito de despertar o interesse de se ler o plano inteiro.

  • Descrição da empresa

    Descreve o estabelecimento legal, a história e o planejamento de startup, se for o caso. Informa quaisquer parcerias relevantes já estabelecidas, patentes, imóveis ou locação e custos ou rendas já existentes.

  • Produtos e/ou serviços

    Fazer o plano de negócios lista o que será vendido, com foco nos benefícios para os clientes. Para produtos físicos, deve-se falar da fabricação ou de fornecedores, logística e remessa, estoque e estratégia de reposição. Se vender serviços, fale da estrutura demandada, da capacidade de atendimento. Nos dois casos, descreva os planos para o futuro, novos produtos, serviços complementares etc.

  • Análise de mercado

    Mostre seu conhecimento do mercado, das necessidades dos clientes, onde eles estão e como alcançá-los.

  • Plano de Marketing e de Marketing Digital
    Integre à análise de mercado essa parte do plano e explique porque, na sua visão, o negócio será bem-sucedido. Em termos de marketing digital explique como pretende apresentar seu negócio nos meios digitais. Esclareça se tem preparo para fazer esse trabalho por conta própria ou se pretende contratar serviços. Determina qual a estratégia de ataque pretende utilizar, assim como o investimento previsto.
  • Estratégia de implementação

    Ao fazer o plano de negócios você deve ser específico e incluir as responsabilidades dos gestores, com datas e orçamentos. Detalhe ao máximo esta seção, pois é a que os investidores mais analisam. Enumere marcos que deseja atingir e os prazos previstos. Inclua aqui sua previsão de vendas.

  • Equipe de gerência

    Inclua os currículos dos principais membros da equipe e a estratégia de desenvolvimento de recursos humanos. Detalhe experiências e conquistas ou, se for recém lançado, por que a equipe merece uma aposta. Informe o estágio do projeto e a estratégia de contratação de profissionais para ajudar no desenvolvimento do negócio.

  • Plano financeiro

    Deve ser desenvolvido quando prontas as partes administrativa, organizacional e de marketing. Assim, projete lucros ou eventuais prejuízos, apresente balanços, histórico de fluxo de caixa. Identifique o ponto de equilíbrio, pressupostos, índices e volumes de negócios, dentre outros. Note que o plano financeiro não se confunde com a contabilidade da empresa, já que esta cuida do hoje para trás, ao passo que o plano cuida do amanhã para frente.

Ver planos prontos de outras empresas também pode ajudar a desenvolver o seu plano de negócios. Quanto ao uso de software, confesso que no primeiro plano que fiz estava um pouco cético, mas é real como, ao longo do desenvolvimento, você vai tendo novas ideias, vendo o negócio sob novos pontos de vista, vislumbrando boas possibilidades que inicialmente pareciam ser menos importantes e vice-versa. Uma ferramenta muito boa é o Live Plan.

Experimente, você não vai entender como conseguia planejar algo antes…

Independentemente de usar software, serviços especializados ou fazer por conta própria, o principal é perceber a importância que fazer um Plano de Negócios pode ter no sucesso de seu empreendimento.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

95 artigos publicados