Serviço de Links Patrocinados – 5 Perguntas Para Escolher o Melhor Prestador

serviço de links patrocinados

Veja como entrevistar prestadores de serviço de links patrocinados para garantir a melhor escolha. O investimento em tráfego pago é muito importante no processo de busca de tráfego para seu site, mas pode também ser um escoadouro de dinheiro.

Já comentei antes que o marketing digital tornou-se uma indústria onde muitos oferecem serviços de baixa qualidade e, quem os contrata, pode perder muito dinheiro ou oportunidades devido às más escolhas. É preciso separar quem tem efetiva experiência e quem apenas se considera um especialista. Isso certamente vale também para serviços de links patrocinados.

O prestador de serviço de links patrocinados não deve apenas conquistar visitas, como também qualificar a audiência o máximo possível. E isso não é tarefa fácil.

Da mesma forma, a escolha do profissional ou serviço demanda tempo e paciência. Tudo começa com o estabelecimento de uma comunicação clara e da definição das expectativas das duas partes. Chamamos as partes, no texto, de contratante e prestador.

Se sua primeira opção for o Google Adwords, uma opção seria procurar na lista de certificados pelo Google, isto é, profissionais ou empresas que passaram nos testes que o Google. Sim, existe um banco de prestadores de serviço mais bem preparados.

Entretanto, apesar da certificação, não há garantia de que o trabalho prestado será de qualidade, conforme dito pelo próprio Google, em https://adwords.google.com/partnersearch/.

O processo de certificação de serviço de links patrocinados tem furos, pois não há como se comprovar que quem efetivamente cuidará do trabalho será a pessoa que recebeu o certificado, mas, enfim, é o que existe.

Trabalhei por mais de 15 anos com Adwords, administrei centenas de milhares de dólares de investimento e nunca senti a necessidade de ter o tal certificado.

Acho que quem se deu o trabalho de tirar o certificado tem seu valor, mas use essa certificação somente como fator de desempate. Use a entrevista como o fator determinante da sua escolha.

Conhecer o nível de efetivo conhecimento do proponente, o valor cobrado, portfolio de resultados e o enfoque proposto para seu caso específico é imprescindível para uma boa escolha.

Bem, você fez uma lista de potenciais prestadores, a partir da busca de parceiros certificados ou não, e chegou a hora da entrevista.

Vamos às perguntas importantes:

  1. Há quanto tempo você(s) prestam serviço de gerência de campanhas de links patrocinados (PPC)?

    Certamente o ideal é contratar quem tenha experiência, mas isso, além de impactar no custo do serviço, excluiria os iniciantes.

    Se for o caso de contratar pessoas sem experiência, inclua um período de testes antes de um contrato mais longo.

    Há bons profissionais sem comprovações de experiência, esperando uma oportunidade.

    Outro fato é que mesmo empresas experientes contratam funcionários inexperientes, assim, uma aposta pode funcionar. Seu feeling fará a diferença nessa escolha.

  2. Quem será o responsável pela campanha?

    Como falei no item anterior, empresas experientes podem usar mão de obra inexperiente.

    Assim, confirme quem será o responsável e que ele se responsabiliza pelos resultados.

    Aqui você pode considerar exigir um profissional certificado ou mais experiente, para fins de responsabilização.

  3. Que tipos de relatórios eu vou receber do serviço de links patrocinados?

    Informe-se de que tipos de métrica você receberá. Saiba, também, se o acesso a esses número se dá por demanda ou online, em tempo real.

    Confirme se terá acesso direto aos relatórios acessando diretamente própria campanha ou se receberá relatórios, se diária, semanal ou mensal.

    Garanta o máximo de transparência para não ter surpresas e poder fazer correções de rota com rapidez.

  4. Como vocês medem o sucesso do trabalho?

    A definição do que é sucesso tem de vir do contratante e não do prestador.

    Pergunte que métricas os prestadores consideram importantes para determinar o sucesso (ou fracasso) do trabalho.

    As partes devem determinar os objetivos do trabalho, as metas que serão consideradas como sucesso e saiba de antemão que os objetivos provavelmente serão ajustados ao longo do caminho.

    Cabe ao contratante analisar o ROI do trabalho, mas cabe às duas partes determinar objetivos e metas razoáveis e atingíveis.

    O contratante deve tentar puxar ao máximo a expectativa de sucesso. Em contrapartida, o prestador do serviço de links patrocinados deve manter essa expectativa dentro de um patamar realista.

  1. Terminada a relação de negócios, quem fica com as contas?

    A pior coisa que pode acontecer é contratar empresas ou prestadores que montam e administram as contas de links patrocinados e, terminado o contrato, não repassam essas contas ao contratante. Vamos combinar que isso é absurdo.

    É claro que o prestador também tem que se resguardar, pois não quer que o contratante espere que ele monte as contas para então dispensá-lo, mas contratos têm que ser bons para os dois lados.

    Esse tipo de trabalho é muito dinâmico. A simples montagem inicial da conta e escolha de palavras-chave e anúncios não garantem sucesso. Há que se fazer testes, mudanças, experimentar novos termos, palavras-negativas, enfim, o trabalho não acaba.

    Assim, nem o contratante pode querer um serviço de montagem de conta gratuito, nem o prestador deve punir o contratante que decidir partir para outro serviço.

    O justo é estabelecer um tempo mínimo de contrato e, passado esse período, as partes decidirão se a parceria continua. Independente dessa decisão, as contas deverão ser entregues ao contratante.

    Sempre incluímos em nossos contratos cláusula dizendo que o contratante usufruirá dos resultados do trabalho, mas não instrução de como o trabalho é feito. É uma prestação de serviço não uma consultoria ou treinamento.

    Em outras palavras, prestamos serviços, não treinamos equipes (no caso tratado neste conteúdo, pelo menos).

Conclusão

Com o custo do clique aumentando a cada dia, ter responsabilidade na contratação de serviço de links patrocinados é primordial, pois uma escolha errada pode custar caro. Ao mesmo tempo, nenhuma outra estratégia oferece uma resposta de forma tão rápida. Você começa hoje o trabalho de links patrocinados e hoje mesmo já terá visitas.

Esta lista tem apenas os pontos principais da análise de um serviço. Certamente há muitas outras perguntas pertinentes. Por favor, acrescentem suas ideias nas áreas de comentários, pois este é um ambiente de discussão e ajuda mútua, ok?

Artigo original publicado por Casey Markee, em nossa parceira Search Engine News – Planet Ocean (área de conteúdo pago). Traduzido, localizado, adaptado e ampliado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.

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Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

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