Reações das Redes Sociais Influenciam os Rankings, Google Confirma

reações das redes sociais

As reações das redes sociais no posicionamento dos sites nas buscas teve sua importância oficialmente confirmada. Assim, curtidas, compartilhamentos e comentários têm impacto direto no ranking de seu site.

Nos comunicados do Google estão dicas que podem ajudar o trabalho de otimização de seu site para as buscas. Acompanhar o blog do Matt Cutts, do Google, por exemplo deve, definitivamente, ser parte de sua busca por informações. E um vídeo antigo confirma as reações das redes sociais nesse trabalho.

Esse vídeo dele confirma oficialmente que:

As reações das redes sociais ao seu conteúdo influenciam o posicionamento de seu site nas buscas.

Isto é, o Google usa informações de suas mídias sociais no algoritmo de buscas, assim como o Bing. A gigantesca fórmula que as buscas utilizam na elaboração de seus rankings analisa dados como:

  • Quantas vezes um conteúdo foi retuitado.
  • Quem produziu o post ganhou muitos seguidores no Twitter depois da publicação.
  • Se o post foi muito curtido, comentado e compartilhado no Facebook.
  • O caso de um influenciador importante fazer menção a você ou um conteúdo seu.
  • A reputação do conteudista, a partir das reações ao conteúdo.

Com o atual foco em tudo social, não é surpresa alguma que os resultados orgânicos comecem a ser afetados pela análise das reações das redes sociais. Isso apenas solidifica como é importante o trabalho de marketing nas redes sociais. E essa importância só tende a aumentar cada vez mais.

A confirmação é oficial

Veja o que Matt falou sobre a influência das mídias sociais nos resultados do Google (vídeo em inglês).

Resumindo, ele confirma de forma explícita da relevância das reações das redes sociais nos resultados de busca.

Isso o que reforça que, quando do desenvolvimento dos planos de negócio e de marketing digital, o marketing nas redes sociais não podem ficar de fora. Assim, no planejamento, você tem que garantir a inclusão de meios que captem, mantenham ou estimulem a interação do maior número possível de seguidores no Twitter, Facebook, Instagram e Linkedin de seu negócio.

Nunca dispense, também, boas ferramentas de bookmarking social (favoritos, marcadores) e sempre peça que seus visitam não apenas leiam, mas, curtam, comentem, indiquem, distribuam, repassem, retuitem, recomendem, compartilhem enfim, interajam de qualquer forma com o seu conteúdo.

Mostre sua personalidade e a força de sua marca e produtos a fim de conquistar confiança e interação. Igualmente, busque atingir o maior número possível de seguidores nas suas mídias sociais.

Eu poderia seguir mostrando como as mídias sociais podem afetar o crescimento de seu negócio, mas, se você tem um negócio digital e até agora você não está convencido disso, não espere ficar tarde demais…

O impacto das reações das redes sociais nos resultados orgânicos das buscas e no faturamento direto a partir dos diversos perfis ainda é pequeno, se comparado com outras estratégias, mas, lembre-se, porém, que, para criar uma marca a partir de um trabalho digital é muito mais do que vender ou conseguir bons rankings nas buscas.

Em resumo, é imprescindível conectar-se com seu mercado-alvo e aumentar sua base de seguidores e clientes, e suas mídias sociais são ferramentas essenciais para se atingir esses objetivos.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

91 artigos publicados