Conhecimento em Dinheiro – Aprenda Essa Alquimia

conhecimento em dinheiro

Você tem uma habilidade, um hobby ou um dom? Sabia que você pode transformar qualquer conhecimento em dinheiro?

O Comércio do Conhecimento, é a forma de empreender que transforma conhecimento em dinheiro. Na verdade isso sempre foi possível, ensinar sempre foi uma forma de monetizar conhecimento.

Agora, porém, com tecnologias acessíveis a qualquer pessoa, de qualquer lugar do planeta, você pode compartilhar conhecimentos que antes só eram passados em contatos presenciais.

Pessoas faturam alto ensinando a fazer bolos ou técnicas de marcenaria, Física prática ou como cuidar de seu cachorro. É assim, para todo tipo de conhecimento há muita gente interessada.

E os cursos não são formais, longos, mas práticos e rápidos. Afinal, estamos em tempos de respostas rápidas para demandas imediatas. A internet popularizou tanto o conhecimento popular como as ciências. Assim, qualquer pessoa com experiência pode transmitir conhecimentos a partir de sua casa, para interessados acessarem a partir da casa deles.

Conhecimento sempre teve valor, o que mudou foi a forma de compartilhar

Ser um expert, um faz-tudo, um super habilidoso desde sempre teve muito valor. Conhecimento em dinheiro sempre foi uma alquimia possível. Eu tenho uma história pessoal interessante sobre as antigas e novas possibilidades.

Na minha infância e juventude, minha família tinha sérias restrições financeiras. Duas coisas, entretanto, aliviavam nossa dificuldade: a capacidade de vendas da minha mãe e as habilidades de meu pai.

Minha mãe comprava roupas em Petrópolis, para vender no Rio, e nas negociações, pelas quantidades que comprava, sempre conseguia roupas novas para a família. Se não tínhamos casa própria, meu pai reformava casas nas horas de folga de seu emprego, em troca de morarmos um tempo morando nas casas que ele reformou. Assim, roupas e um teto nunca nos faltaram.

Minha mãe completava o orçamento doméstico com suas vendas, e meu pai trocava sua força de trabalho por moradia. Além disso, suas habilidades tornavam nossa casa em vitrines para seus trabalhos extras. Ele era marceneiro, estofador, pintor e tudo mais que aparecesse. Camas, armários, estantes, mesas, cadeiras, sofás, quase tudo em nossa casa foi feito por ele.

Quem fosse em nossa casa comprar uma roupa que minha mãe vendia, sairia de lá de roupa nova, mas também poderia encomendar de uma mesa de centro igual à nossa, de um armário para o quarto do filho, da reforma do estofamento de um sofá.

Assim, bem vestidos, morávamos em uma casa recém-reformada, com mobília nova, que servia de loja de roupas da minha mãe e vitrine de móveis planejados de meu pai. E eles trabalhavam muito. A sobra que o modelo de negócios gerava ia para a educação, minha e de meu irmão.

Estratégia e Conhecimento em Dinheiro

Eu e meu irmão tínhamos pais amorosos, exemplos de dedicação e trabalho duro, vestíamo-nos bem, morávamos em lugares renovados, limpos, bem mobiliados, com móveis que eram objetos de desejo, inclusive de pessoas com condição bem melhor que a nossa e ainda tínhamos acesso à educação de qualidade.

Essa história é para mostrar que quem tem estratégia e uma ou mais habilidades, conhecimento ou capacidade de venda, sempre pode ter um plano B apoiado nessas competências. Hoje, com tecnologias acessíveis a qualquer pessoa, podemos monetizar essas competências sem precisar ter uma loja, um mostruário, uma fabriquinha, nem coisa semelhante.

O comércio do conhecimento permite que transformemos nossas competências, dons, habilidades, conhecimentos, experiência ou hobbies em produtos ou serviços de nosso negócios, no caso, curso que podem ser vendidos para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Nossa “lojinha” pode receber tantos visitantes como se estivesse em um shopping, e seu um pequeno negócio pode ser multinacional. Tudo isso com o plus de estarmos ensinando, e, assim, engrandecendo o conhecimento das pessoas a partir do nosso próprio.

Não precisamos de estoques, compras ou armazéns. Não temos que pagar extra por aluguel, IPTU, água, condomínio. Nossa casa é nosso escritório, nossa home office, o computador nossa loja, o celular nosso estúdio e canal de transmissão e de relacionamento.

Ainda precisamos ter conhecimentos e habilidades, ajuda muito se formos bons vendedores, mas não precisamos mais de comprar ou fabricar para vender. Não precisamos mais fazer as coisas, pois podemos, agora, ensinar a fazer.

Passamos de transformar a habilidade em dinheiro a fazer o conhecimento virar dinheiro. E, com a capacidade de fazer o mundo passar por nossas lojas, as possibilidades são infinitas.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

95 artigos publicados