SEO ou PPC? Eis a Questão… A Resposta Tem 3 Letras!

seo ou ppc

Qual dessas estratégias você deve privilegiar no trabalho inicial de um site? Como começar a busca por audiência, de forma orgânica (SEO) ou patrocinada (PPC)?

SEO ou PPC? A comunidade online é composta de milhões de potenciais consumidores, que podem ser alcançados de diferentes formas. Essa escolha é um desafio para muitos negócios…

O fácil acesso que se oferece às empresas também representa muito mais concorrência, como se pode imaginar. Ter um site não é suficiente para tornar seu negócio viável e em condições de competir com os outros.

Você deve ter alternativas, primeiramente para convencer os visitantes a acessarem o seu site. Você precisa tornar seu site cada vez mais conhecido, visível, encontrável, pois, conquistada a visitação, você precisa transformar esses visitantes em consumidores.

Note que:

Conquistar visitas é um trabalho que nunca termina. Se seus visitantes não retornarem e se novos visitantes não vierem, não há chances para seu negócio digital.

Investir em marketing digital é a melhor opção se seu negócio é online, e são duas as opções mais utilizadas para se começar a obter visitação, SEO e PPC.

Pesquisas indicam que entre 60% e 70% dos internautas recorrem às buscas para encontrar sites.

Análise individualmente as estratégias de SEO ou PPC

SEO significa Search Engine Optimization e é o processo de aprimorar um site de modo que ele apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa nas buscas, para as palavras-chave de seu interesse. Dessa forma, você pode ter certeza que vai se destacar de forma orgânica, natural, não paga.

Usando técnicas de SEO, não há necessidade de se pagar pelos cliques, mas isso exigirá que você invista bastante tempo no desenvolvimento dessa estratégia de otimização.

A maturação do processo de SEO é de médio ou longo prazo. Assim, leva alguns meses, pelo menos, para o objetivo ser plenamente alcançado, mas, uma vez alcançado, você terá um fluxo constante de visitas, e só será necessário um trabalho de manutenção, menos complexo.

PPC significa Pay Per Click, também conhecido como links patrocinados. É um tipo de publicidade utilizada nos mecanismos de busca. Ao pesquisar por algum termo, as buscas oferecem anúncios de empresas que têm interesse naquela palavra-chave ou em termos que orbitam aquele assunto.

Os links patrocinados são vantajosos em relação a outras formas de publicidade, por serem contextuais, e há sempre uma boa chance de clique em seus anúncios. A resposta é imediata, você publica seu anúncio e em muito pouco tempo as visitas começam a chegar.

Em contrapartida, para ter bom custo-benefício, é preciso otimizar os anúncios e as páginas para onde esses anúncios remetem as visitas. Isso é necessário a fim de se aumentar o número de cliques e diminuir o custo destes.

Os processos de SEO ou PPC

O processo passa por escolher as palavras-chave corretamente, otimizar a página de destino do clique (landing page) para que ela efetivamente trate do assunto da palavra-chave e, ainda, fazer a oferta do valor do clique (funciona como um leilão) de forma sensata.

Tudo isso funcionando bem, seu anúncio tende a ficar entre os primeiros a serem expostos e ainda custarem menos.

Com este tipo de publicidade, você pode controlar sua campanha, desde a criação do seu anúncio. Você também pode determinar público-alvo, assunto, grupo e localização geográfica e, ainda estabelecer os limites do seu investimento.

No momento em que o orçamento para o dia for atingido seus anúncios param e só voltam a ser exibidos no dia seguinte.

Então, qual estratégia você utilizar SEO ou PPC? Como disse, a resposta tem 3 letras: SEM.

Então, qual estratégia você deve utilizar? A resposta é simples: SEM. Ao uso conjunto das duas estratégias, SEO e PPC, chama-se SEM, Search Engine Marketing, Marketing nas Buscas, já que é nelas que as duas estratégias funcionam.

Você não pode prescindir de nenhuma das duas estratégias. SEO funciona com o tempo, ao passo que o resultado do PPC é imediato. Você começa hoje e hoje mesmo já terá visitantes.

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Veja o gráfico Investimento x Visitação. Os números das duas estratégias tendem a seguir caminhos opostos ao longo do tempo e então se estabilizarem.

Você começa investindo mais em PPC, que inicialmente será a maior fonte de visitas de seu site. Esse investimento tende a diminuir ao longo do tempo, assim que o trabalho de SEO começar a surtir efeito.

Seu site fica cada vez mais bem posicionado nos resultados das buscas e as visitas aumentam de forma natural.

Conclusão

Com bons rankings orgânicos, o PPC passa ser uma carta na manga, que pode ser utilizada sempre que necessário. Mesmo com o SEO funcionando, o ideal é sempre manter um investimento mínimo em PPC e aumentá-lo sempre que houver necessidades específicas e imediatas.

Assim, combine as 2 estratégias e conquiste um fluxo constante de visitas. O trabalha passa, então, a ser trabalhar a conversão. Aqui entra o Marketing de Conteúdo, estratégia que permite administrar o SEO, o PPC e as estratégias de conversão.

Outra percepção importante é que qualquer trabalho passa por fases que podem ocorrer de forma destacada ou concomitante.

Eu as divido em planejamento, tráfego, relacionamento, monetização e evolução.

De nada adianta ter muita visitação, sem formas de monetizá-la ou meios de se relacionar com ela. Em igual sentido planejamento e evolução são preocupações imprescindíveis em qualquer fase do negócio.

Repito a frase de maior destaque do meu primeiro artigo: “Por mais que certas estratégias de marketing digital pareçam ser mais importantes que outras, devemos perceber que, apenas com a utilização de diversas estratégias, de forma equilibrada e integrada, se pode ter sucesso em um negócio online.”

Com nosso trabalho como agência digital, aqui na Clicktime, aprendemos que somente uma visão 360 de marketing pode gerar resultados.

Assim, use todas as estratégias que lhe forem possíveis e aplicáveis em cada momento de seu negócio.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

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