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O que é AARRR?

aarrr

AARRR é o acrônimo formado por Aquisição, Ativação, Receita, Retenção, Recomendação. Estes são os passos do ciclo de vida do cliente.

Sinônimos
em português

  • aquisição, ativação, receita, retenção e recomendação

Termos
no idioma original

  • acquisition, activation, revenue, retention & referral

AARRR é a expressão do que busca um funil de vendas, apresentado na ordem sequencial e lógica dos passos desejados.

Há variações dos termos que compõem o acrônimo, assim como na ordem destes.

O AARRR permite que se planeje as ações necessárias para um negócio migrar positivamente de uma fase para outra.

Esse acrônimo foi originalmente pensado pelo investidor americano Dave McClure. Ele representa, em inglês, o ciclo: Acquisition, Activation, Revenue, Retention e Referral.

Por que essa ideia é importante no Marketing Digital?

Fase do Negócio
Digital

AARRR é uma preocupação devida de busca de:
  • Tráfego
  • Relacionamento
  • Monetização

Estratégias de Marketing Digital Associadas

AARRR está associado às seguintes estratégias:
  • E-mail Marketing
  • Links patrocinados
  • Mídias sociais
  • SEO

O AARRR é um checklist importante no Marketing Digital.

Este checklist dá uma visão da fase em que um negócio se encontra e qual o passo seguinte.

Vejamos as possibilidades e o significado de cada letra:

  • Aquisição é normalmente a intenção inicial, a busca por visitas. Aqui se trabalha a apresentação do que se tem para oferecer, é a fase de atração.
  • Ativação é levar a visita a dar um segundo passo na relação com o seu site ou sua marca. Isso pode ser se cadastrar para receber seus e-mails ou começar a seguir sua presença no Facebook ou Instagram, entre outros. A meta é transformar o visitante em lead, um potencial cliente.
  • O significado do primeiro R do AARRR, dependendo de como você estabelece o seu funil de vendas, a terceira fase pode ser Receita ou Retenção.

Assim, considera-se nessa fase a receita, se sua venda se for de produtos ou serviços únicos e retenção quando sua venda se faz por meio de assinaturas mensais.

A receita é o faturamento, a venda, a conversão, ao passo que a retenção é a manutenção do relacionamento e do interesse de seu cliente.

  • Por fim, a Recomendação é a competência em encantar seu cliente pela qualidade do produto ou serviço e a habilidade de transformá-lo em uma pessoa que indica seu serviço, produto e/ou marca.

O que não é AARRR

AARRR por si só não é um processo, mas o detalhamento dos pontos de destaque do caminho. Ele existe para que as ações importantes para cada passo seja mais bem planejadas e detalhadas.

Prestador de serviço com destaque

Dependendo da fase do AARRR em que se estiver trabalhando há diferentes serviços que podem ajudar.

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