O que é Marketing Baseado em Contas?

marketing baseado em contas

Marketing Baseado em Contas é uma estratégia B2B, o que muda a perspectiva da busca de clientes. Ao invés de se definir personas, cria-se o modelo de conta ideal.

Sinônimos
em português

  • MBC

Termos
no idioma original

  • account-based marketing
  • ABM

Como o trabalho B2B tem como clientes outras empresas, ao invés de criar personas para identificar as pessoas cujas características criam a representação do cliente ideal, o Marketing Baseado em Contas busca idealizar a empresa cuja conta se deseja conquistar, a fim de se desenvolver a estratégia de ação para a conquista de clientes.

Assim, ao invés de personas, idealizam-se as contas ideais, as empresas cujas contas se deseja conquistar.

Essa estratégia começa ainda na fase de planejamento. Mais tarde volta a ser importante na definição de estratégias de conteúdo e busca de audiência.

Como o Marketing Baseado em Contas é importante no Marketing Digital

Fase do Negócio
Digital

Marketing Baseado em Contas é uma preocupação devida de busca de:
  • Relacionamento
  • Monetização

Estratégias de Marketing Digital Associadas

Marketing Baseado em Contas está associado às seguintes estratégias:
  • Links patrocinados
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital Básico

O Marketing Baseado em Contas é um processo importante no Marketing Digital de negócios B2B. Veja, a seguir, suas possibilidades e exemplos.

Primeiramente definimos a conta desejada e listamos suas características. Então partimos para a criação das estratégias de marketing a fim de atingir de forma peculiar as contas definidas como ideais.

É possível, também, desenvolver estratégias integradas de personas e contas. Como já se sabe as contas ideais, parte-se para criar as personas baseadas nos estereótipos de profissionais dessas empresas.

Assim, analisa-se as demandas solicitadas nas ofertas de emprego ora oferecidas, estuda-se o tipo de cultura que a empresa parece seguir e outras características que permitam entender o que a empresa percebe como sendo valores.

Atribuindo-se essa análise aos colaboradores da empresa e tomadores de decisão, podemos definir as personas dos profissionais da empresa e trabalhar de forma agregada MBC e personas.

O que não é Marketing Baseado em Contas!

Marketing Baseado em Contas não é simplesmente adaptar estratégias que funcionam com gente para fazê-las funcionar com empresas, mas aprofundar a análise da cultura da empresa para definir a estratégia adequada de apresentação e relacionamento.

Negócios B2C e B2B funcionam de formas diferentes, mas no final das contas, pessoas tomarão as decisões da empresa. Assim, somente com um estudo integrado de personas e contas é possível chegar às estratégias apropriadas.

Prestador de serviço com destaque

Sua empresa trabalha com marketing baseado em contas? Entre em contato conosco para saber como nossa proposta de patrocínio de termos pode alavancar seus negócios.

Saiba mais sobre a MarketingDigital.com.br

Se você chegou à MarketingDigital.com.br diretamente na definição de um termo em nosso Glossário de Marketing Digital saiba que, além disso, temos muito conteúdo original e de qualidade em nosso portal.

Em breve, a fim de prestarmos serviços ainda mais relevantes a você, teremos guias de serviços, profissionais e agências digitais; agendas de eventos, indicações de cursos, próprios e de terceiros, e muito mais.

Clique, a fim de conhecer todas as possibilidades do maior portal brasileiro de marketing digital.

Você presta serviços relacionados a este termo?

Então, patrocine-o! Assim, você pode ter a sua marca associada a este ou qualquer outro termo de nosso glossário, sempre que ele aparecer em um texto da MarketingDigital.com.br. Clique para saber mais.

 

O glossário de Marketing Digital, que apresenta a definição de empreendedor, é um serviço da Clicktime Marketing & Design.