Audiência é o conjunto de pessoas interessadas na sua mensagem. Ela se apresenta na forma de visitantes para seu site e consumidores para seu conteúdo e produtos.
Sinônimos
em português
- visitação
- público
Termos
no idioma original
- audience
- hearing
Variações
do termo
- audiências
- públicos
A conquista de audiência é o primeiro passo de um trabalho digital bem sucedido, vindo logo em seguida ao planejamento.
Se pessoas não entrarem em sua loja física, seu negócio não vingará. Se visitantes não chegarem ao seu site ou às suas mídias sociais, o resultado será igualmente nulo. Assim, a busca pela audiência é não só o trabalho inicial, mas é uma preocupação constante, que acompanhará toda a vida de seu trabalho.
Seja de forma natural, por meio da otimização do site para as buscas, ou por investimento em anúncios e links patrocinados, o PPC, você tem que buscar pessoas interessadas no que você tem a dizer e nos produtos que tem a oferecer.
Conquistar uma visita não é um fim, mas um meio de fazer a engrenagem começar a rodar.
Essa visita deve consumir seus conteúdos e considerá-los interessantes o suficiente para fazê-la voltar.
Seu trabalho passa a ser estimular o visitante a entrar no seu funil de vendas, migrando para as fases seguintes de relacionamento, conversão e indicação.
E tanto mais bem-sucedido será a conquista de audiência quanto mais bem construído for sua percepção de seu cliente ideal, representado pelas personas (avatares) que você desenvolveu.
Conquista-se, mantêm-se e aumenta-se a audiência. Não há jogo ganho, nem fim no trabalho de conquista de público.
Você deve despertar na sua audiência a chamada AIDA: atenção, interesse, desejo e ação.
Como a Audiência é importante no Marketing Digital?
Fase do Negócio
Digital
Audiência é uma preocupação devida de busca de:- Tráfego
- Relacionamento
Estratégias de Marketing Digital Associadas
Audiência está associado às seguintes estratégias:- Links patrocinados
- Marketing de Conteúdo
- SEO
A Audiência é uma necessidade no marketing digital, pois, é claro, não há trabalho digital sem visitas ao seu site. A busca por audiência é a primeira ação, seguinte ao planejamento.
O primeiro desafio de um trabalho na internet é conquistar uma audiência de bom tamanho, e não para por ai. Espera-se que ela passos desejados, a saber:
- Chegue ao site,
- Consuma seus conteúdos,
- Veja valor neles, considere você uma autoridade no assunto e seu site como fonte confiável de consulta,
- Cadastre-se para ser informado de novidades,
- Retorne periodicamente,
- Torne-se um cliente de seus produtos ou serviços,
- Fique satisfeito com seus produtos e serviços, e
- Indique seu site como fonte confiável de informações sobre os assuntos que você trata.
Em um primeiro momento não há venda. Procura-se estabelecer autoridade, criar conexão e uma relação de confiança. Essas conquistas gerarão, no futuro, negócios, indicações e novas visitas, isto é, mais audiência.
Você pode conquistar audiência orgânica natural, por meio de SEO ou de forma paga, por meio do PPC, os links patrocinados e anúncios, a audiência do anúncio.
Se por um lado a visitação que se origina da otimização para as buscas chega mais lentamente, os anúncios geram visitação instantânea.
A ideia é buscar visitação de forma concomitante por meio dessas 2 estratégias e trabalhar para que cada vez mais o trabalho orgânico sobressaia.
No trabalho de busca de audiência patrocinada, você precisa fazer a segmentação dos anúncio de acordo com suas personas e buscar audiências similares as de competidores cujo trabalho você considere relevante ou, pelo menos semelhante.
O que não é Audiência?
Audiência é seu público, mas não é necessariamente seu público-alvo. Público é todo mundo que consome seu conteúdo ao passo que público-alvo é o público que você deseja atingir.
Público-alvo vem a partir da definição das personas, personificação de seus clientes ideais, você sabe quem pretende atingir e direciona a mensagem para essas pessoas.
Ainda assim, sua audiência sempre contempla pessoas que não fazem necessariamente parte do seu público-alvo. Disso, 2 coisas podem acontecer:
- a pessoa que antes não fazia parte de seu público-alvo gosta do que vê entra no funil de vendas ou
- ela naturalmente percebe que sua mensagem não é para ela e não retorna.
As ações meio que se anulam em termo de taxa conversão, mas podem ajudar você a aprimorar o entendimento de quem você atinge, com quem a conexão se dá de melhor forma, e que conteúdos convertem melhor.
Prestador de serviço com destaque
Os prestadores de serviços tráfego pago buscam audiência por meio de links patrocinados e outras formas de anúncio que atraiam visitação para seu site.
Hoje, Google Adwords, Facebook Ads e Instragram Ads são os serviços que mais bem entregam resultados na compra de audiência. Há serviços que intermedeiam esse trabalho de busca de tráfego pago.
De forma indireta, prestadores de serviços de SEO atraem audiência. É a audiência orgânica, já que trabalham seu site para conquistar melhores posições nas buscas.
Saiba mais sobre a MarketingDigital.com.br
Se você chegou à MarketingDigital.com.br diretamente na definição de um termo em nosso Glossário de Marketing Digital saiba que, além disso, temos muito conteúdo original e de qualidade em nosso portal.
Em breve, a fim de prestarmos serviços ainda mais relevantes a você, teremos guias de serviços, profissionais e agências digitais; agendas de eventos, indicações de cursos, próprios e de terceiros, e muito mais.
Clique, a fim de conhecer todas as possibilidades do maior portal brasileiro de marketing digital.
Você presta serviços relacionados a este termo?
Então, patrocine-o! Assim, você pode ter a sua marca associada a este ou qualquer outro termo de nosso glossário, sempre que ele aparecer em um texto da MarketingDigital.com.br. Clique para saber mais.
O glossário de Marketing Digital, que apresenta a definição de empreendedor, é um serviço da Clicktime Marketing & Design.