fbpx

Você Obteve Realização Profissional? Seu Estudo Influenciou Nisso?

realização profissional realizado profissionalmente

Realização profissional é algo complexo. É incrível que uma escolha de vida, de estudo e área de trabalho, feita quando você ainda era menor de idade, pode impactar toda a sua vida.

Machado de Assis disse uma coisa, em Memórias Póstuma de Brás Cubas, que é exatamente o que senti quando me formei: “…No dia que a universidade me deu um diploma e uma ciência que eu estava longe de carregar no cérebro, confesso que me senti ao mesmo tempo enganado e orgulhoso.”

A gente não tem maturidade com menos de 18 anos para fazer uma escolha que vai afetar nosso futuro. Por isso, tanta gente abandona cursos pelo meio ou troca de curso como quem troca de roupa.

Cadastre-se para receber informações de publicações sobre empreendedorismo na maturidade.

empreendedor maduro
Informe-se de novas turmas

 /  / 

Entrei com 15 anos na universidade, passei por 5 cursos diferentes e me formei no último, 15 anos depois, não porque tinha encontrado meu caminho, mas porque não aguentava mais estudar…

Aparentemente, nem aos 30 anos eu tinha maturidade para uma escolha dessas. Trabalho desde os 14 anos, com carteira assinada desde que completei 18 anos e nunca trabalhei com nenhum assunto dos 5 cursos que fiz. Assim que me formei, aos 30 anos passei em um concurso para um Tribunal e fui trabalhar com um 6º assunto, para o qual nunca estudei.

Finalmente a realização profissional

Perto dos 50 comecei a empreender por meio do conhecimento, oferecendo conteúdo e educação de empreendedorismo e marketing digital. Só aí descobri minha vocação. Ah, eu nunca estudei formalmente nenhum desses assuntos, e isso nunca fez a menor diferença.

Eu, inclusive, tinha e tenho alunos com formações específicas tanto em Marketing, como em produção de conteúdo (Jornalismo e Letras), até em pós-graduação. Empreender, só com a experiência de vida e o conhecimento que vem com ela é libertador.

A vida pode ter encaminhado para você não ter exercido exatamente a profissão dos seus sonhos. E talvez a escolha da área de estudo tenha sido o fator causador disso.

Será que se você empreender na maturidade, não conquistará, finalmente sua realização profissional? É interessante e real pensar em se tornar realizado profissionalmente depois de aposentado ou fora de seu emprego.

Veja o vídeo que preparei sobre este assunto realização profissional e retorne.

O empreendedorismo como alternativa de conquista da realização profissional

Formalmente, o modelo que apresento se chama comércio de conhecimento (knowledge commerce). No Brasil ele é mais conhecido principalmente pela criação de infoprodutos, produtos digitais como e-books, os livros eletrônicos, e cursos online. O comércio do conhecimento é o motor do novo empreendedorismo.

Primeiramente, o comércio do comércio é a opção de empreender com menor tempo de recuperação do investimento, além de ter os menores tempo de preparo e custo de produção. Afinal, produtos digitais não têm compras, estoque, são muitas plataformas para cuidar de tudo, do armazenamento à apresentação do conteúdo, da venda ao atendimento. Essas plataformas só faturam quando você é bem-sucedido.

Você, também, pode produzir o curso ao longo do processo de lançamento e vendas, a fim de atender as expectativas a partir do feedback da sua audiência.

Sempre se falou da diferença entre a teoria e a prática. Por isso, no knowledge commerce, o que é passado são conhecimentos diversos, não necessariamente científicos, ensinados por meio de um modelo que não tem a pegada formal das escolas.

No estudo formal, o conhecimento transmitido normalmente replica literalmente o que foi aprendido formalmente, a teoria e, em contrapartida, no comércio do conhecimento, empacotamos o ensinamento com base na experiência de vida e na prática.

Um modelo é geral, o outro, pessoal. Na atual expectativa de que tudo seja rápido e prático, o ensino pelo exemplo será sempre o preferido.

Por isso, preferimos histórias a conteúdos impositivos, prática à teoria, experiências a suposições. Você acha que ainda é possível se sentir realizado profissionalmente?

A proposta que coloca você como protagonista

Em resumo, eu tenho uma proposta que pode corrigir essa injustiça que a vida pode ter lhe imposto, é uma proposta que envolve uma nova forma de ensinar e aprender, a partir de novas e diferentes perspectivas. Tudo isso tendo como base sua maturidade, sua experiência e seu conhecimento.

O cursos não-formais tendem a ser voltados para uma rápida implementação, a fim de se tornarem uma opção de trabalho. Os microcursos são, hoje, uma realidade inclusive nas escolas formais.

Isso porque têm o apelo da oferta de soluções rápidas por meio de guias passo a passo, com ganho de tempo e implementação instantânea, são as respostas rápidas para demandas imediatas. Onde você buscou informação para uma necessidade específica recentemente? Garanto que foi no Google ou no Youtube.

E os assuntos tratados nesses cursos, como você verá ao longo destes conteúdo, são os mais variados possíveis. Reafirmo, sem correr o risco de ser impreciso, que para todo tipo de conhecimento há gente interessada.

Saiba como se tornar um empreendedor maduro e conquistar a realização profissional!

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

103 artigos publicados