Otimização de Conteúdo: Seu Blog Com Boas Posições no Google, Atraindo Visitas Qualificadas

primeiros lugares das buscas

A otimização para as buscas se dá a partir do conteúdo. Assim, foque em produzir bom conteúdo para aumentar e qualificar sua audiência.

Não basta produzir com conteúdo. Ele tem que ser encontrável. A otimização de conteúdo para as buscas, o SEO, é um assunto importante para conteudistas, pois um bom ranking pode fazer a diferença entre ser visto ou permanecer desconhecido.

Voltemos um pouco. Empresas locais ou globais, que oferecem todo tipo de serviço ou produto, estão aumentando seus negócios, por meio de blogs, e essas são as principais razões.

Blogs:

  • Atraem clientes que buscam informação.
  • Iniciam conversações com os clientes.
  • Convidam clientes a conhecer serviços, produtos ou a expertise de uma empresa.
  • Costumam atrair leitores leais, o que pode se tornar prova social do valor do negócio.
  • Apresentam os colaboradores que trabalham na empresa, e isso é bom, pois humaniza a marca.
  • Blogs podem ser, por si sós, o próprio negócio, se conquistarem muita visitação.
Os blogs mudaram a forma como as pessoas se comunicam e fazem negócios online.

Líderes de todos os tipos de negócios estão usando blogs para conversar com prospects e clientes a fim de, ao longo do processo, tornar essas conversas em relações lucrativas de longo prazo.

Porque a otimização de conteúdo de blogs funciona

E a otimização para as buscas começa com a qualidade e utilidade do conteúdo. O SEO é um jogo de conteúdo, links e detalhes.

O conteúdo relevante que é produzido nos blogs é perfeito para se obter bons rankings nas buscas e, além disso:

  • São, no site, as áreas de maior interesse das buscas, e, por isso, conquistam bom posicionamento. Graças a isso, têm mais visibilidade e geram mais vendas. Tudo isso é comprovado por diversos estudos.
  • Blogs tendem a ter muitas páginas e, por consequência, mais conteúdo indexado pelas buscas. E, por serem atualizados constantemente, também são indexados mais frequentemente.
  • Posts em blogs geralmente têm conteúdo atual e relevante, o que gera compartilhamento e atrai links.
  • A atualização frequente das páginas agrada às buscas, porque elas terão mais conteúdo para indexar, mais anúncios para servir e mais resultados para oferecer a quem busca. Adivinhe se isso melhora seu ranking…

Como explorar o poder dos blogs e criar um público leal

Ao mesmo tempo em que manter um blog de sucesso demanda adaptações na linha editorial e na forma de trabalho, gerar conteúdo para um blog tende a ser algo natural, já que, normalmente, se fala da própria indústria ou expertise.

Focar em criar conteúdo sobre uma ideia específica, ou apresentar soluções solução para um problema, tem, como resultado, criar conexões duradouras com pessoas que se interessam pelo assunto tratado.

Se o seu conteúdo for considerado fonte confiável de consulta, estará promovida a fidelização da visitação e, futuramente, dos negócios. Além disso, o conteúdo publicado continua a valer por muito tempo, criando novas conexões e um fluxo constante de potenciais consumidores. Por isso, é importante manter o foco em publicar conteúdo de qualidade regularmente, para;

  • manter os visitantes antigos voltando sempre, para saber mais,
  • atrair novos leitores,
  • tornar-se autoridade no assunto e
  • estabelecer relações duradouras de confiança.

Como criar conteúdo relevante? Um bom começo é ler nosso artigo sobre webwriting. São ações que costumam dar certo:

  • Listar dúvidas e experiências que sejam significativas para seu público e estimulá-lo a ler posts relacionados.
  • Discutir temas atuais.
  • Apresentar entrevistas com líderes e clientes que trabalhem no seu ramo. Esses experts ajudarão a trazer o público deles para o seu site, criando novas relações.
  • Compartilhar ideias, criar listas com dicas, ferramentas úteis, enfim, facilitar a vida de seus visitantes.

Crie uma comunidade

A otimização de conteúdo também gera o surgimento de uma comunidade, assim, a visibilidade e a procura por seu blog crescerão exponencialmente.

Isso porque você terá criado um canal de comunicação direta com seus clientes, e poderá levar essa clientela para seu e-commerce ou para sites de parceiros, gerando faturamento e transferência de ranking e credibilidade para esses sites, também.

Normalmente, leva-se tempo para entender o mecanismo de gerar conteúdo relevante e desejado, mas nada melhor que um blog para ajudá-lo nessa empreitada para, a partir daí, conquistar relações de qualidade em boa quantidade. Blogs são uma importante ferramenta na captação de leads.

Como você vê, o conceito de blog é fácil de se gostar. Defina seu objetivo, o tempo e montante a ser investido e siga fielmente esse roteiro até encontrar o sucesso.

Agora, não basta ter muito conteúdo em seu blog, o conteúdo deve ter apelo para atrair visitantes. E para conquistar audiência e ter influência, você tem que criar o conteúdo de qualidade e otimizá-lo para as buscas.

Como atrair o tipo de leitor que você deseja utilizando o conteúdo apropriado

Quando se está planejando um evento de negócios, é comum você idealizar o tipo de pessoa que você gostaria que participasse.

Um bom evento conquista seus participantes ao lhes proporcionar uma experiência agradável e de valor. Um grande blog faz o mesmo com seus leitores,.

  • Conheça seu público – antes de sequer começar a escrever um post, pergunte-se: Quem é minha audiência? Sempre ajuda ter uma ideia das pessoas que você quer que leiam seu blog e em que elas estariam interessadas.
    Isso se chama construção de personas ou avatares. Tipicamente, seu blog deve focar em um assunto ou uma área específica.
  • Escolha um tópico e seja interessante – responder perguntas frequentes e deixar sua personalidade aparecer são atitudes que representam um bom começo.
    Dividir sua própria experiência é uma forma de apresentar seu negócio e sua expertise. Lembre-se que informação está disponível em toda a internet, mas que só no seu blog, seus leitores terão acesso a você.

O título é seguramente a parte mais importante de seu post, já que é a única coisa que garantidamente aparecerá nas buscas e agregadores, e será a partir dele que as pessoas decidirão ser vão ou não ler seu texto. Seu título tem que capturar a atenção normalmente ocupada de seu leitor, e fazê-lo querer saber mais.

Seth Godin (se você trabalha com ou precisa saber mais de marketing, siga esse cara…) tem uma frase perfeita:

Você só tem uma chance de fazer uma boa segunda impressão.

Elaborando, é até relativamente fácil fazer a pessoa vir ao seu blog pela primeira vez, mas você tem que oferecer algo realmente diferenciado para fazê-la voltar. Com a atual superoferta de informação, não se pode perder oportunidades.

Nota: Apesar de outros blogs serem uma ótima fonte de inspiração você deve evitar o excesso de links externos, principalmente se você tiver pouco conteúdo original.

Um bom blog precisa criar continuamente conteúdo interessante e informativo, mas com um toque especial, que só você pode oferecer!

Estimule discussões positivas e expanda relacionamentos

Você deve estimular que a discussão fique na caixa de comentários ou migre para suas mídias sociais. Algo primordial em um bom post é ser completo, mas não “encerrar” um assunto, tratando tudo nos mínimos detalhes.

  • Diferentemente de artigo ou tutorial, um post deve cobrir uma ideia, mas deixar margem para os leitores adicionarem suas opiniões e experiências ao assunto.
    Então, se você deseja fazer uma lista de bons procedimentos, escreva os pontos de maior destaque e convide o leitor a compartilhar sua experiência no assunto.
  • Outra ação importante é responder o mais rápido possível os comentários, para o estabelecimento de uma boa relação.
    Tente responder um comentário e encaixar outra pergunta, para conseguir levar a conversação mais longe ainda.
  • Expanda a forma de as pessoas chegarem aos seus posts. Seus melhores posts podem ser repaginados em artigos e remetidos para sites relevantes, como Medium e LinkedIn.
    Isso porque essas plataformas podem se tornar uma nova fonte de tráfego e você ainda ganhará links a mais para seu blog ou site, o que sempre ajuda na otimização para as buscas.
  • Convide seus leitores e outros blogueiros a postarem em seu blog. Trazer conteúdo de pessoas com conhecimento e outros enfoques trará conteúdo novo para seu blog, assim como novos links.
    Existe, ainda, uma tendência de os leitores desses escritores se interessarem por seu conteúdo também.

Estrutura e forma da otimização de conteúdo para as buscas

Ações e estrutura

  • Já falei de links de outros sites para o seu site. A isso se chama link building. Peça e busque links para sua página, pois isso é importante fator de bom ranqueamento.
  • Crie uma lista de palavras-chave que levem a seu blog. Normalmente, é aconselhável utilizar termos que não são muito disputados, mas ainda assim recebem uma quantidade grande de buscas.
    Use a ferramenta de palavras-chave do Google, que ajuda com os termos que são mais populares para conseguir tráfego, mas não tão populares a ponto de ser virtualmente impossível conseguir um bom ranking no curto prazo.
  • A otimização de conteúdo impões que se utilize as palavras-chave dessa lista nos posts de seu blog, de forma natural e autêntica.
    Novamente, o título do post é o lugar de maior destaque para incluir palavras-chave relevantes seguido do primeiro parágrafo.
    Note que pessoas e robôs (das buscas) dão muito valor aos títulos dos posts e das páginas. Sempre considere isso ao escrever.

Garanta, acima de tudo, que as palavras-chave e termos relacionados sejam uniformemente distribuídos ao longo do corpo do texto. Então, crie links ligando esses termos a outras páginas de seu próprio site, usando as palavras-chave e relacionadas como texto âncora, o texto que descreve o link.

Tanto o Google Webmaster Tools como o Google Analytics ajudarão posteriormente a identificar quais palavras-chave estão levando mais tráfego a seu blog.

Conteúdo e forma

  • Escreva regularmente. Leitores (e robôs) reagem bem à consistência. Comprometa-se a publicar posts regularmente, com uma constância o mais próximo de fixa possível.
    Seja diário ou semanal, tente seguir essa agenda de forma religiosa e você só terá a ganhar. Logicamente, isso depende de sua disponibilidade de tempo, mas, se você deseja que o Google indexe seu site todo dia, você tem que publicar conteúdo novo todo dia!
    Os robôs das buscas e as pessoas vão aprender a retornar tão regularmente quanto sejam as suas publicações.
  • Se seu blog é e WordPress, use o Yoast Pro. Esse plugin vai guiando suas ações até seu post ficar perfeitamente otimizado.
  • Comentar (mas de uma forma bem pensada) posts em outros blogs de destaque é uma forma bastante interessante de se conseguir atenção. Além de você poder deixar seu link ali, este link estará vinculado ao seu nome., mas não exagere…
    Os leitores daquele blog poderão se interessar por seus textos e começar a ler seu blog também. Isso só tende a crescer e aumentar sua popularidade, desde que seus comentários contribuam de alguma forma.
    Até mesmo os responsáveis pelo blog onde você comentou devem valorizar essa contribuição.

Comente, mas cuidado com o spam de comentários. Não caia em tentação. Porque existe software que posta, automaticamente, grandes quantidades de comentários com links para o site deles em diversos blogs, numa tentativa (invariavelmente frustrada) de se conseguir aumentar a relevância de seus sites.

Se transparecer que você está comentando apenas para conseguir links, o tiro pode sair pela culatra e você, assim como seu blog ficar se tornarem impopulares e até serem punidos pelas buscas.

Por que ter um blog?

Em resumo, criar um blog e investir na otimização de conteúdo, é uma ótima estratégia para se estabelecer uma relação com seus clientes ou leitores e as buscas gostam disso.

Blogs dão um toque pessoal aos negócios online, humanizando as relações e dando motivos para os visitantes retornarem constantemente.

E, tráfego que retorna, certamente se traduz em uma coisa: maiores chances de venda! Está aí uma grande oportunidade de negócios para você.

Tente! Publique um blog e veja o que acontece em 3 meses. Você poderá se surpreender.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

103 artigos publicados