Otimização de Arquivos em PDF Para Boas Posições nas Buscas

otimização de arquivos em pdf para as buscas

Otimização de Arquivos em PDF é uma ótima oportunidade utilizada por poucos. Há pessoas e empresas que têm ótimos conteúdos em PDF e não os publicam na internet, pois pensam que eles não são indexados pelas buscas.

Sim, é possível proceder à otimização de arquivos em PDF para as buscas, pois estes são lidos e indexados como qualquer página de internet. Isso significa que otimizar essas páginas a fim de ter aumento na visitação natural (não remunerada) e melhores rankings é um processo simples e direto.

Na verdade, muitas das técnicas que são usadas para otimizar páginas comuns podem ser aplicadas para arquivos em PDF, mas algumas dicas são específicas.

Lembre-se sempre que criar conteúdo tem um custo.

Assim, se você tem estudos, benchmarks, análises e outras informações de seu negócio em PDF, o simples fato de otimizar seus arquivos em PDF pode gerar uma quantidade importante de novos conteúdos a serem publicados, indexados e bem posicionados nas buscas.

Assim, investir na versão profissional de produção de PDFs torna-se um investimento vantajoso.

Outra vantagem desse procedimento é poder publicar documentos inteiros, sem ter que quebrá-los em diversas partes.

Para otimizar arquivos em PDF:

  1. Nome do Arquivo com Palavras-chave

    Da mesma forma que uma página de internet, otimizar o nome de seus arquivos em PDF é muito importante. Tente colocar no nome suas principais palavras-chave. Se esse artigo fosse um arquivo PDF, seu nome deveria ser algo como:

    https://www.marketingdigital.com.br/otimizacao-de-arquivos-em-pdf-para-boas-posicoes-nas-buscas.pdf

    Isso oferece às buscas uma indicação do assunto do documento.

  2. Use as Propriedades de Título do Arquivo PDF

    Para especificar o título do arquivo que será exposto nas buscas vá em:

    File (Arquivo) > Document (Documento) > Properties (Propriedades) > Specify Title (Especificar Título).

    No exemplo que usamos no item anterior, o título deveria ser:

    Otimização de Arquivos em PDF Para Boas Posições nas Buscas

  3. Otimização de Conteúdo On-page

    Assim como em uma página web, deve-se otimizar também o conteúdo dos arquivos em PDF para as buscas.

    Coloque um título no topo da página com as palavras-chave de seu interesse, espalhe essas mesmas palavras-chave ao longo do texto, com especial atenção principalmente aos primeiros parágrafos.

    Use o Yoast Pro plugin que tem um passo a passo que facilita muito a otimização.

  4. Inclua Tags

    A versão completa do Acrobat (Adobe Acrobat DF) permite incluir tags nos arquivos em PDF. Para isso acesse:

    Advanced (Avançado) > Acessibility (Acessibilidade) > Add Tags (Incluir Tags)

    Nesse campo inclua as palavras-chave de seu interesse.

  5. Construa Links de Texto

    As buscas podem ler links dentro dos arquivos em PDF.

    Além disso, ao criar um link para seu site, com o texto-âncora apropriado, você indica às buscas a ênfase que dá às palavras-chave constantes do texto âncora e, como consequência, atrai visitas para o seu site.

  6. Link Building

    A fim de otimizar arquivos PDF deve-se fazer link building, como em uma página normal.

    Busque conseguir links para seus arquivos em PDF, com textos-âncora de seu interesse, em páginas relevantes de terceiros ou suas.

    Quanto mais próximos das home pages (raiz) estiverem esses links, melhor. Isto é, um link vindo de www.domínio.com.br/link é melhor que www.dominio.com.br/artigos/seo/link.

  7. Use a versão apropriada do Acrobat

    A maioria dos usuários de PDFs usam o Adobe Acrobat Reader que serve apenas para ler esse tipo de arquivo. Para criá-los, usam o Word e salvam como PDF.

    A versão completa tem uma lista interminável de vantagens, como você pode confirmar neste link Adobe Acrobat DC, pois, assim, você poderá produzir PDFs super elaborados e que ranqueiem bem nas buscas.

  8. Use Documentos Baseados em Texto

    Lembre-se, ao se otimizar arquivos em PDF, que estes são uma forma elaborada de apresentar documentos ricos em conteúdo textual.

    Se você precisar fazer uso de muitas imagens, seus arquivos PDF podem se tornar grandes e pesados, ficando, por isso, mais lentos e isso não ajuda a conquistar bons rankings nas buscas.

    Neste caso, privilegie a oferta desses PDFs como e-books para download.

  9. Fique Atento Para as Permissões do Seu PDF

    É sempre uma boa ideia proteger seu arquivo PDF, pois isso evita (ou pelo menos dificulta) que pessoas roubem conteúdo de seu arquivo, façam pequenas alterações e o publiquem diretamente em suas páginas.

    A impressão pode, também, ser permitida ou inibida.

Com a versão profissional, você também pode:

    • transformar páginas de seu website em PDFs,
    • proteger PDFs por senha ou assinaturas eletrônicas,
    • transformar PDFs em arquivos editáveis em Word, Excel ou Power Point (pense nas possibilidades, como, por exemplo, enviar planilhas por e-mail ou apresentações prontas instantaneamente), e
    • muito mais.

Muitas pessoas e negócios já têm bom conteúdo em PDF, assim, providencie a otimização de seus arquivos em PDF, utilizando as dicas deste artigo e conquiste boas posições nas buscas.

Lembre-se que conteúdo é o maior apelo que sua página pode ter a fim de atrair visitas, vendas, parceiros, então, transforme seus PDFs em conteúdo otimizado.

Clique para mais textos sobre otimização para buscas, o SEO.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

95 artigos publicados