fbpx

Empreender na Maturidade. Uma Vida Nova Pela Frente

empreender na maturidade

Empreender na maturidade abriu um horizonte de nossas possibilidades na minha vida.

A primeira mudança depois de empreender na maturidade foi de perspectiva. Por exemplo, eu nunca liguei para aniversário, sempre considerei um dia como outro qualquer, sem maiores significados. E ainda tenho outra estranheza, não gosto (mesmo) de ganhar presentes.

Agora, quando completo 56 anos, resolvi prestar atenção nesse dia, menos pelo simbolismo e mais pelos últimos anos, visto que estes, profissionalmente, foram simplesmente incríveis. Ah, e tenho ganhado presentes incríveis…

Sabe quando você para e pensa? Eu tinha 48 anos e não era realizado profissionalmente. O dinheiro não faltava, mas não sobrava. Eu trabalhava, pagava as contas e partia para o próximo mês. A vida encaminhou para eu empreender na maturidade, meio que por acaso.

Leia a história de minha entrada no empreendedorismo, o Empreendedor Improvável. Desde então, muita coisa mudou. E o que mudou não foi apenas a minha vida profissional…

Cadastre-se para receber informações de publicações sobre empreendedorismo na maturidade.

empreendedor maduro
Informe-se de novas turmas

 /  / 

Você faz parte de tudo isso

Como já disse, pude empreender apenas na maturidade. Primeiramente, percebi que eu tinha um conhecimento que podia ser de interesse para outras pessoas. Cismei que seria escritor. Você leu o que escrevi. Ainda insatisfeito, resolvi que seria faria vídeos. Você, teimoso(a), os assistiu.

Marketing Digital Day

Eu não acreditava na sua permissividade, então resolvi ser palestrante, e no dia em que a MarketingDigital.com.br completou 1 ano, fiz meu primeiro evento, o Marketing Digital Day, e 149 de vocês, de 8 estados diferentes, vieram à Brasília.

Da mesma forma, com 3 anos como empreendedor, fiz uma Conferência de Marketing de Conteúdo em São Paulo, com o Rafael Rez, e mais de 800 pessoas foram nos prestigiar.

A culpa é sua e eu provo.

E desde então tudo tem acontecido por sua causa: quase 1.000 textos escritos, um evento próprio, 52 palestras, mais de 140 eventos, e mais de 125 mil novos amigos.

Foi bom conhecer você e comprovar que você era real e gente boa. Eu que pensei que sua boa vontade não ultrapassaria minha primeira palestra, mas você compensou minha inexperiência com gentileza, e, percebendo a situação, me acolheu com um carinho emocionante. Mais uma vez, você relevou, me passou energia e até me aplaudiu. Vi que você queria me dizer alguma coisa.

Da mesma forma, quem era para ser meu concorrente me abraçou e me incluiu em grupos que eram verdadeiras usinas de energia, onde me carreguei de ideias e disposição. Meu “concorrente” insistia que unidos somos mais fortes, e quando eu travei, ouvi: “Tamo junto”.

Obrigado!

Então pensei nos meus 56 anos. Vi que era um privilégio empreender na maturidade, iniciar projetos, ultrapassar barreiras, estabelecer marcos, fazer parcerias, trabalhar muito e, por isso tudo, me realizar profissionalmente.

Os meus 56 anos e você têm me autorizado ser o que eu quiser. Afirmo que você, acima de tudo, é responsável pelo momento especial que eu estou vivendo. Você me seguiu, me curtiu, me apoiou, retuitou, comentou, participou. E eu fui indo. Percebi como era importante e gratificante ter você me acompanhando, mesmo que eu vivesse mudando de casa.

E elas eram tantas: Facebook, MeetUp de Empreendedorismo, MeetUp de Marketing Digital, Instagram, Twitter, SlideShare, Youtube, LinkedIn, Grupo de LinkedIn e MarketingDigital.com.br, minha base. Mais de 125 mil pessoas voluntariamente passaram a me dar força.

E as conquistas não param

Em 2020, a MarketingDigital.com.br completou 8 anos e está sendo relançada, após uma parada por força maior. Estou produzindo meu 7º curso, outro marco importante. Em 7 anos “virei” escritor, entrevistador, blogueiro, vlogueiro, palestrante, professor…

A idade trouxe experiência, mas o seu apoio me deu algo maior, uma coragem sem limites. Com você, eu posso muito.

Conheci dezenas de lugares pelo mundo, assim proporcionei conforto e oportunidades à minha família inimagináveis com o salário de meu emprego. Não pense, porém, que se tornar um empreendedor na maturidade é algo fácil. Trabalho muito, mas, incrivelmente, tenho mais tempo…

Isso porque trabalho de qualquer lugar e onde quer que eu vá fico instigado a chegar e dizer: Meu nome é Alex Moraes, sou empreendedor, e vou logo avisando: tenho muita gente comigo.

Pela primeira vez gostei de ganhar presentes. E o presente que você me deu tem um valor inestimável. Torço para que o caminho continue desafiador e, como você vem me dando liberdade, que eu continue vivendo este sonho, enquanto você deixar.

Não citei muitos nomes nesse texto, pois estaria sendo injusto com as muitas das pessoas porventura não citadas e que, nos últimos tempos, de alguma forma, interferiram positivamente na minha jornada.

Em conclusão, some-se a isso tudo ter os melhores parceiros que alguém pode desejar, amigos próximos e leais e uma família linda, que me apoia em tudo. Obrigado, Deus. Dá para ter mais 56? Tá tão bom…

E agora, eu quero ver você empreender na maturidade

E, se eu puder retribuir de alguma forma, proponho só uma coisa. Insista! Não desista de buscar viver o que te faz feliz. Não deixe que idade, opiniões externas ou qualquer interferência apague sua chama, pois coisas boas acontecem…

Depois de tudo que recebi, chegou a hora de retribuir. Resolvi transformar outras pessoas maduras em empreendedores, e criei o Empreendedor Maduro, parte do projeto Plano B Empreendedorismo um projeto criado a fim de inspirar pessoas que querem se reinventar na maturidade.

É a forma que tenho de retribuir seu apoio. Eu o estimulo a empreender na maturidade. Reinvente sua vida. Cadastre seu e-mail para ser informado da disponibilidade deste projeto.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

103 artigos publicados