fbpx

Aposentadoria e Produtividade Não São Excludentes

Aposentadoria não é o fim da produtividade. Ou a ideia é aposentar para dormir mais?

Primeiramente, aposentadoria e produtividade não são mutuamente exclusivos. Aposentar para dormir mais parece um pouco entediante… Você precisa mudar de foco para não mudar de algo chato, para algo mais chato ainda.

Primeiramente, preciso dizer que admiro pessoas que estão para se aposentar e já têm estruturada toda uma nova vida, que inclui passeios, exercícios, reuniões semanais com amigos… Por mais que eu ache isso meio irreal, essa pessoa, em tese, está mais bem preparada para parar, pois ela tem um plano.

Dessa forma, parar, para depois ver pra que lado correr, tem pouca chance de dar certo. A tendência é acordar bem cedo para ficar mais tempo sem fazer nada…

Lembro que meu pai, quando se aposentou, ficou completamente perdido de passar de uma rotina frenética de trabalho ao trabalho zero. Por isso, ele passou do discurso divertido da conquista do direito à vagabundagem ao “eu tenho que arrumar alguma coisa para fazer… o dia é longo demais, e estou completamente perdido.” Menos mal, porque ele logo percebeu que deveria manter a produtividade na aposentadoria.

Você prefere acessar este conteúdo em formato de vídeo. Clique abaixo.

Produtividade na Aposentadoria

Prepare-se para parar

Isso é real e é sério, você sabe o que falam de cabeça vazia… Ainda mais porque aposentadoria sem produtividade de algum tipo é chamar problemas. Além disso, estudos mostram que a aposentadoria não planejada aumenta o risco de depressão em 40%. Este conteúdo é do site de apoio Envelhecer sem Vergonha – Qualidade de Vida Não Tem Idade, da Farmacêutica Pfizer.

As dicas que eles dão de evitar problemas após a aposentadoria e manter a produtividade são:

  • Fazer um planejamento financeiro
  • Ter um hobby
  • Praticar exercício físico
  • Evitar a solidão
  • Sentir-se confortável com a idade que tem e
  • Valorizar o conhecimento e a experiência.

Fico feliz, afinal, de apresentar uma proposta de reinvenção que engloba muitas dessas ações no meu curso de empreendedorismo. Minha ideia é estimular uma reinvenção de vida das pessoas maduras por meio do empreendedorismo, porque somente com uma mudança de 180º na forma de pensar e uma estratégia de 360º nas ações é possível atingir este objetivo.

Cadastre-se para receber informações de publicações sobre empreendedorismo na maturidade.

empreendedor maduro
Informe-se de novas turmas

 /  / 

Então, bora aprender a empreender? Aposentadoria e produtividade andam bem, juntos, então clique no link a seguir a fim de saber como empreender na maturidade! Conheça o Empreendedor Maduro.

Co-fundador da MarketingDigital.com.br, Alex Moraes é especialista em Marketing Digital. Após diversas conquistas na prestação de serviços na agência digital de seu irmão, o designer Anderson Moraes, mudou o foco da empresa, a Clicktime Marketing e Design, para a educação. A MarketingDigital.com.br é um hub de troca de informações, com muito conteúdo próprio e de parceiros, glossário, guia de prestadores de serviços (agências e profissionais), agenda de cursos e eventos e tudo mais que se refira a Marketing Digital.

103 artigos publicados